Linguagem[+]

sábado, 10 de julho de 2021

A ARTE PERDE UM ARTISTA

 

Obra de Rodrigo de Haro pertencente a Sandra, minha esposa. Eis o Pierrô a chorar por Colombina. E eis a ilha emocionada e abraçada à serra frígida junto aos elegantes aparados pétreos, demonstrando que seus corações não são empedernidos, a prantear aos quatro ventos em uníssono com a Ilha de Santa Catarina, humilde e reservada chorando pela perda de Rodrigo.


Cartaz / Rodrigo H - Fundação Badesc

    

    Semana passada, perdi um dos últimos amigos de fraterno convívio na pujante e bela juventude, Rodrigo de Haro, um dos maiores artistas brasileiros da arte pictórica e literária, filho do grande pintor Martinho de Haro. Conheci Rodrigo apresentado por Marcos Konder Reis, na década de 1960,  num excelente boteco instalado num humilde rancho de canoa à beira da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, quando à mesa rústica, ele compartilhava com Benito Batistotti, um rico madeireiro catarinense, mecenas do Cinema Novo, que veio a ser, mais tarde, concunhado do irmão de Rodrigo, cujas festas de núpcias, Marcos e eu viemos de Armação do Itapocoróy a Florianópolis, na sede do Veleiros da Ilha, para participar do evento com Rodrigo; e não demorando, chegaram outros ilustres amigos... À mesa do boteco no Rio, entre prosas descontraídas, degustamos alguns camarões ao bafo, pescados na hora e preparados em seguida, regados à cerveja gelada, após doses de caipirinha. 

    Rodrigo e Marcos conviviam cultural e socialmente, na cidade maravilhosa, com as mais ilustres figuras icônicas da arte, àquela época; a exemplo de Vinícius de Moraes, colega de Itamarati do Marcos; Paulo Mendes Campos, escritor que viajara com Marcos em turnê pela Europa; Maria Alice Barroso; Lúcio Cardoso; Murilo Mendes; Otto Lara Resende; Paulo Saraceni, cineasta amante do Cinema Novo; e tantos outros. Frequentavam também, essas figuras, um barzinho de Ipanema, juntos a outras figuras icônicas como, ainda, Vinícius, Leila Dinis, Helô Pinheiro (a garota de Ipanema) e gente ligada à música. 

    Voltei a encontrar Rodrigo nos fins dos anos sessenta em Florianópolis, onde a família havia fixado residência. No Rio de Janeiro, moravam em casa própria muito aconchegante, no bairro de Laranjeiras e, em Florianópolis, numa residência à Rua Altamiro Guimarães. Já formado, de Porto Alegre, passei a residir à Rua Alves de Brito, vizinha à Família De Haro. Foi quando reencontrei Rodrigo, mantendo nossa amizade até seus últimos dias. 

    Faço homenagem à memória do amigo Rodrigo, no meu estilo literário, porque ele era apaixonado pelas décimas do cancioneiro; e em arremedo ao seu estilo em prosa poética na qual ele era exímio.



Rodrigo (Imagem / internet)

 


Despede-se, enlutada, a ilha,
Do seu magistral pincel
Mais ilustre e o mais fiel
Intérprete da maravilha
Do belo insular que brilha
Nas eternizadas telas
Pictóricas nas belas
Paisagens, com brilhos, cores,
Ou máscaras, arcanos, flores
E anímicas formas singelas.

                                       Laerte Tavares




    Desenho de Rodrigo, sua santa de devoção e nome do nosso Estado. Imagem que tanto ele pintou, cantou, escreveu e produziu um extraordinário livro que levou de presente, junto a uma comitiva do Governo do Estado catarinense, ao Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito. Para Rodrigo um milagre contínuo e perpetuado, presente em nosso tempo, é ter três religiões (Islamismo, Cristianismo e Judaísmo) proprietárias do bem, convivendo simultânea e harmonicamente, com seus ritos e liturgias diversas, no mesmo local em horários diferentes, frequentados por multidões de seguidores, em que nos arredores todos se aglomeram e convivem fraternalmente. É um milagre! – dizia Rodrigo, que interagiu com esse povo eclético.

 


Foto de nosso acervo

 

    
    Eis que é chegada a hora, o dia, o mês, o ano! E tu, vate imortal em ser humano, findaste-te à Terra, oh mestre! A tua alma poética singrou ao panteão dos deuses, enquanto Deus, no Reino da Glória, recebeu o teu espírito para o descanso eterno. Tua memória irá permanecer por tempo afora ao consumar dos anos de lembranças à tua obra perene. Porém, amigo, vai chegar a hora indefinida do esquecimento. Sabeis, agora, oh imortal de luz tão pura, que quando a luz da barca rompe o cerco e chega com aferro, com garras e com dentes, entre diáfanos nevoeiros, já não há tempo para o desespero; e num efêmero e longo suspiro, a luz de nossa vida é ofuscada e, repentinamente tudo é nada para ser tudo num outro plano onde deveis estar. Junto ao Altíssimo, vate, sabemos que vós contemplais nossos pobres espíritos a tentar buscar a luz do sonho, mas até chegar o dia, a hora, o mês e o ano para partir e vos encontrar no plano desse confuso e perfeito universo, espírito de luz. Hoje, canto em verso e prosa mansa, nossos entendimentos, para que sintas igual à criança que tu foste como ser humano, Rodrigo – em atrevido adulto que optou por ser um pobre artista rico do saber.
    Sabeis também, oh vate transcendente, que a vida é, talvez, qual luz de vela que ao leve sopro da brisa mansa e resfolegante, apaga ao entrar pela janela da casa antiga do Morro do Assopro, a encimar o belo promontório junto a secular capela de Nossa Senhora da Conceição, na bela Lagoa da Conceição, cantada em versos, a exemplo do hino de Zininho que tu, humano artista, o homenageaste em afresco na fachada da Caixa Econômica Federal da Praça XV, em Florianópolis.
    À partida de Rodrigo, aos prantos, a serra abraçou o mar ao enxugar seus olhos tristes. A terra dos ancestrais de Rodrigo, nascido em país europeu, aos eflúvios hibernais de São Joaquim, gelado, beijou a Ilha do Desterro desse artista.
    Os entes, entre querubins, silfos, ninfas, musas, serafins, arcanos, orixás, ao toque de uma trombeta sacra entoando uma canção bem popular, gravitando, levaram a alma do velho amigo – o bardo augusto, à morada eterna do céu preparada para o justo pecador, redimido pelas graças redentoras.


  São Galo (Imagem / internet)   
 

    O nosso pintor partiu no dia de São Galo (Saint Gall), o santo artista da música, falecido em 01 de julho de 554, descendente de família tradicional da corte da França, país onde Rodrigo nasceu. S. Galo era um servo dedicado às cerimônias da Santa Missa, causa que o levou a se especializar nos cânticos sacros. Relatos afirmam que além do talento à música, era dotado de uma excelente voz, capaz de encantar e atrair fiéis para ouvi-lo cantar no coro do convento. Em seus feitos, o mais citado, foi ter salvado a cidade de um incêndio que ameaçava transformar em cinzas as construções locais. Galo teria aplacado as chamas que se apagavam, conforme as suas orações eram entonadas.


  Cartaz / Rodrigo - Fundação Badesc

 

UM HINO A RODRIGO DE HARO
                                                        Autor: Laerte Tavares

Os anjos do céu, contentes,
Recebem o vate Rodrigo,
Na paz de Deus e ao abrigo
Da morada dos bons entes,
Dos justos e dos inocentes,
Cantando glória e louvor
A Deus Pai Nosso Senhor,
Por chegar mais um eleito
Triunfante pelo pleito 
Em vida, vivendo o amor.
 
Rodrigo partiu, mas resta
Da vida, a memória sua
Tão viva, que continua
Florindo em gloriosa festa
Perpetuada, e à testa
As suas obras completas
Entre pintores, poetas
E excelentes muralistas
Ou tantos demais artistas
Com baliza em mesmas metas.  

Deixaste, Rodrigo, enorme
Obra; e de conteúdo
Denso de beleza em tudo.
Por diversa, a ser conforme
Ao teu ser que à campa dorme,
Mas teu espírito glorioso
Dos céus, sob o eterno gozo
Da Luz do Pai Criador
Reflete o teu esplendor 
Em brilho resplendoroso.
 

ESTRIBILHO:

Cantemos Glórias ao ente
Em sua monumental obra
Que nos deixou de presente
Como excesso que, ora, sobra
Da grande alma indulgente.




Rodrigo à hora do nosso café semanal junto 
ao amigo  Pedro Port, grande poeta, quando 
declamávamos nossos mais recentes versos. 




Foto de Marcos Konder Reis 
(capa de excelente obra do 
confrade Artêmio Zanon)

Foto de Gilberto Gerlach - reprodução/
Rodrigo H - divulgação ND



Foto de Rodrigo e Sandra, em visita. 



Mosaico de anúncio do filme 
GENIALIDADE TOTAL



Poema a Rodrigo, aos seus oitenta anos.




Última foto que temos do amigo Rodrigo com 
nossa querida amiga Leila, esposa do artista
 plástico  Idésio Leal, que com fidelidade canina 
acompanharam Rodrigo até o último leito. 
Junto a foto, que a pedido dele, Leila  nos encaminhou.

Com a fotografia, Leila escreveu-nos:

"Hoje reparei que o azul do céu estava intenso; que havia um formato um pouco surrealista nas nuvens, em pleno meio-dia; que os raios de sol entravam pelas janelas do quarto e faziam aqueles desenhos clubistas na parede branca. Sim, era mais uma manhã de inverno, eu e meu querido Rodrigo de Haro contemplando nosso jardim." Leila Leal.

48 comentários:

  1. Belo tributo para seu amigo. Meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Da Lei da Vida se Libertam
    Poetas, Escritores
    Pintores, Músicos, Actores
    Escultores, Pensadores
    E Outros tantos Senhores
    Sonhadores
    Arquitectos do Saber
    Do Aprender e Construir
    Do Deve e do Haver
    Desta Cultura a usufruir.
    Enquanto o Tempo quiser
    E o Mundo souber Aprover.

    E Todos deixam aos Amigos
    As Saudades que Apertam

    Bela Homenagem, Amigo Laerte
    Um forte abraço e... saúde

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem e é tão triste perder amigos ou quem nos é caro,não? abraços, ele descansa na Paz! chica

    ResponderExcluir
  4. Caro Laerte,
    Como diz uma das minhas frases:

    “Amizade é um laço apertado bem forte, seja na vida, seja na morte!”

    Conviver com os amigos é mesmo algo que ostenta largueza, pois, amigos escolhemos, não nascem da nossa genética.
    Lembrar com carinho e saudade dos amigos que nos deixaram, é magnífico e respeitoso.
    Parabéns pela homenagem aqui relatada.
    Um grande amplexo rotário!!!

    ResponderExcluir
  5. Um enorme poeta. Que descanse em paz. Condolências à família.
    .
    Domingo feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Dejas una crónica completa y cabal, entre narrativa, versos, y fotos que hablan del espíritu artístico y literario del pintor poeta, Rodrigo, Cuánto se siente esa amistad entrañable en esta crónica. Un abrazo desde Colombia. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Desculpe, tive que remover para corrigir o meu comentário)

      Amigo Laerte, os meus profundos sentimentos pela perda do seu amigo.
      Dedicou-lhe aqui, uma homenagem tocante, completa e cheia de recordações e obras de arte, desse magnífico artista.
      "...
      Cantemos Glórias ao ente
      E a monumental obra,
      Que nos deixou de presente
      Do excesso que, ora, sobra
      Da su’alma indulgente."

      Que a sua alma descansa em paz !

      Um grande abraço solidário


      Excluir
  8. Olá Laerte
    Meus sentimentos a família e a você.
    Pela perda.
    Deixou seu legado, será lembrado dentro da saudade.
    Não perdemos parentes, amigos.
    No coração estarão e em breve nos encontraremos.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Excelente forma de homenagear um Artista!
    -
    Beijo-te com os lábios de ternura...
    -
    Beijos, e uma excelente semana :)

    ResponderExcluir
  10. Laerte, que homenagem linda, teu amigo mereceu@

    ResponderExcluir
  11. Uma homenagem muito sentida e comovente. A arte ficou mais pobre. E, como disse um poeta: um amigo que parte é uma ferida na luz.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá querido Laerte linda homenagem 🙏
    Amor, alegria e muitas realizações é o que sinceramente
    desejo para todos os momentos da sua vida ,feliz semana ❣️
    Com meu carinho abraços 💖🌷🙏

    ResponderExcluir
  13. Laerte,
    Lamento sua perda
    e lamento a perda
    de mais um artista.
    Estamos ficando mais
    pobres a cada dia.
    Linda publicação homenagem.
    Bjins de boa nova semana
    CatiahoAlc.
    a

    ResponderExcluir
  14. Olá, Laerte. Uma bonita homenagem a um grande amigo digno de honra.
    O meu abraço e novamente obrigada pelo comentário no Ciranda de Frases.

    ResponderExcluir
  15. Que perda triste para a arte humqna,nao só brasileira
    😑

    ResponderExcluir
  16. Es un homenaje muy hermoso
    ademas de sentido,para tu
    gran amigo, un placer visitarte
    mi amigo.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderExcluir
  17. Meus sentimentos pela partida do seu amigo, e por esse mundo ficar sem uma cor. Lamento a sua tristeza. Receba um abraço fraterno, apesar de virtual, creia, é enviado através do pensamento.
    Beijinhos de luz .

    ResponderExcluir
  18. Amigo e poeta Laerte,
    Deixo os meus profundos sentimentos pela perda do seu amigo e grande artista, infelizmente a vida segue o seu curso e todos nós temos um destino a cumprir na Terra. Seu amigo fez isso brilhantemente com a sua obra e sua arte, motivo de grande orgulho. Parabéns pela sua linda homenagem a perda irreparável de seu amigo e desejo melhoras a você e aos familiares do Rodrigo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Esta publicação é uma bonita homenagem ao seu amigo. Lamento a sua perda, o mundo também perdeu, pelo menos neste plano. Mas, ficam as lembranças, a arte, o amor que faz a ponte entre o visível e o invisível. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Olá, amigo Laerte!
    Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
    Uma linda e sentida homenagem ao seu amigo. Que naturalmente me associo.

    Votos de um excelente fim de semana!

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  21. Gran homenaje el que realizas a tu buen amigo y gran artista por todo que nos cuentas. En ocasiones la perdida de un amigo se siente como el de un familiar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  22. Não conheci a obra do Rodrigo.
    Mas a sua homenagem é marcante, só possível para quem era realmente amigo do homenageado.
    Os seus poemas são excelentes, como sempre.
    Bom fim de semana, caro Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Linda homenagem, muito bonita mesmo. Parabéns. Ele deve ter ficado contente lá no céu. Amém.

    ResponderExcluir
  24. A sua homenagem ao seu amigo é linda e muito sentida um bjo resto de linda semana.

    ResponderExcluir
  25. A sua obra ficará para sempre, assim como a sua lembrança no coração de muitos que o estimavam.
    Bela homenagem
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. A amizade é coisa muito bela
    Por vezes vai para lá da razão
    Alem de ficar gravado na tela
    Fica muito mais no coração!


    ResponderExcluir
  27. Bom dia, nobre amigo !
    Visitando os blogues dos amigos em comum, encontrei o seu, e já te sigo. Permita-me? Aqui sinto o cheiro de uma extensa bagagem cultural. Desde já, te parabenizo pelo lindo espaço e a justa e fiel homenagem ao seu amigo.

    Seja feliz e eternamente abençoado !
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2021/07/cardapio.html

    ResponderExcluir
  28. Uma bonita e sentida homenagem.
    Luz e Paz para o Rodrigo de Haro.
    Sentidos pêsames para o amigo
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  29. Bonita e sentida homenagem.
    Lamento muito.
    Abraço e saúde é tudo o que lhe desejo amigo Laerte.
    ;(

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia , mas uma linda homenagem


    Sim amigo sou eu mesmo que faço todas as minhas geleias, bolos e doces em casa....é bem prazeroso.
    abraço

    ResponderExcluir
  31. Lamento profundamente a perda do seu amigo, Laerte!
    Profunda e emocionante sua magnifica homenagem, ao seu amigo, e que tanto nos permitiu conhecer a sua versatilidade enquanto artista, em distintas vertentes! Um grande abraço! Votos de saúde, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderExcluir
  32. Uma homenagem sentida e muito bela ao amigo que parttiu.
    A Arte ficou mais pobre, sem dúvida.
    Que Deus lhe reserve o lugar que ele merece.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  33. Uma bela homenagem que emociona pelos sentimentos revelados.

    Para seu amigo , muita paz e luz!

    Para si e sua esposa solidário abraço nesta hora dolorosa.

    ResponderExcluir
  34. Que belleza de homenaje a un amigo y a un talentoso artista
    siento que la muerte no se lleva recuerdos y que el arte sigue vibrando en cada lugar por donde paso su obra.
    Hermosos versos dedicados para el.
    Nada mejor que llegar a nuestra ultima hora de la mano de nuestros queridos amigos.
    Q.E.P.D .. Un abrazo muy grande

    ResponderExcluir
  35. Uma bela homenagem a presentear um amigo de raras qualidades.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  36. Olá, amigo Laerte!
    Passando por aqui, agradecendo a visita e gentil comentário. E desejar uma feliz semana com muita saúde.

    Abraço amigo

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá, passando aqui para agradecer seu comentário e leitura em meu blog.
    Desejo meus sentimentos, e aprecio a beleza de suas homenagens. Muita paz e poesia.

    Gaby.

    ResponderExcluir
  38. Amigo poeta,
    Estou visitando os amigos pra ver as atualizações e deixar os meus comentários. Convido o nobre amigo a passar no meu blog, tem postagem nova!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  39. Bonita amizade.
    Que esteja em paz
    Abraço**

    ResponderExcluir
  40. Senti toda a tua tristeza e emoção nessa postagem, no teu poema, no belo vídeo em que homenageias um querido amigo e grande artista brasileiro do quilate de RODRIGO DE HARO!
    Grande abraço, Laerte!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, Laerte!
    Que sentidas suas palavras! Como é doloroso perder quem tanto de admira, alguém com talentos tantos, que sem dúvida alguma fará falta por aqui na Terra e com certeza sua chegada alegrou os céus!
    Vim agradecer sua companhia neste meu Blog e por suas palavras deixadas por lá e claro, sigo o seu com alegria, com este meu perfil.
    Um abraço,
    Valéria

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde poeta!
    Seja muito bem-vindo!
    Uma linda e sensível homenagem que fizestes.
    Agradeço teu carinho e palavras deixadas em meu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir