Linguagem[+]

terça-feira, 24 de novembro de 2020

O CISNE NEGRO – NOSSO POETA SIMBOLISTA

 

Imagem do poeta pintada em lateral de edifício central em Florianópolis, SC - foto Internet

    Vinte e quatro de novembro, ao Olimpo, mais um membro é recebido com glória! Mais um deus que se introduz e, em homenagem ao Cruz, dá-se em luz outra alvorada rosicler à poesia. Nasce a aurora em novo dia de luz ao Cruz e às musas que vêm na assinalada figura, o “louco da imortal loucura”, um guia ou fiel soldado do Simbolismo que induz, talvez, por glória do Cruz à perpetuação da Escola Simbolista no Brasil para felicidade dos poetas coevos de língua portuguesa, como António Nobre, em Portugal, e dos vindouros artistas da poesia. 


O ASSINALADO


Autor: Cruz e Sousa

 

Tu és o louco da imortal loucura,

O louco da loucura mais suprema.

A Terra é sempre a tua negra algema,

Prende-te nela a extrema Desventura.

 

Mas essa mesma algema de amargura,

Mas essa mesma Desventura extrema

Faz que tu'alma suplicando gema

E rebente em estrelas de ternura.

 

Tu és o Poeta, o grande Assinalado

Que povoas o mundo despovoado,

De belezas eternas, pouco a pouco...

 

Na Natureza prodigiosa e rica

Toda a audácia dos nervos justifica

Os teus espasmos imortais de louco!

 

Há outra postagem anterior sobre Cruz e Sousa em:

https://silolirico.blogspot.com/2016/11/cruz-e-souza-o-simbolista-brasileiro.html

 

O POETA 
AUTOR: Laerte Tavares 

És o imortal da imortal poesia  

Que permanece aqui bem viva e forte! 

Tua obra eternizou-se, de tal sorte,  

Que ela te eterniza em mesma via. 

 

Via da luz que, às almas, alumia

Como um farol a dar ao nauta o norte

E ao Simbolismo, esse eterno suporte 

Canônico modelo, que é um guia.

 

A tua poesia é arte pura 

Que encanta, que deleita e transfigura 

A alma humana, pois, do ser mortal. 

 

E a tua prosa é tão maravilhosa 

Que quando nossa alma a sente, goza 

De grande enlevo, o mais transcendental. 


Novo livro de poemas:



48 comentários:

  1. Belíssimos sonetos, Laerte!

    Peço desculpa por aqui deixar esta brincadeira em forma de soneto, mas... cá vai

    "Passar-te isso junto a poesia(!)"

    Que essa verdade é de importância extrema;

    É por vezes mental o que é problema

    E se não fora o SAAFs assim seria...
    *

    Entre vós com certeza não estaria

    Se a minha mente não fosse um poema

    Que em versos se refaz sem buscar tema

    Porque, de versos, nunca está vazia.
    *

    Sim, trouxe alguns "defeitos de fabrico"

    Que a custo vou vencendo. Descomplico,

    Mas mantenho-me alerta a tempo inteiro.
    *

    Talvez por isso nunca tenha ouvido

    Os tais conselhos do "senhor sabido"

    Que dizem ser o nosso travesseiro :)
    *

    Maria João Brito de Sousa - 24.11.2020 - 12.06h


    Muito obrigada e um forte abraço, Laerte!

    ResponderExcluir
  2. Olá Laerte, belissimos poemas! Amei tanto o poema de crus e solza como o seu.
    Faço minhas as tuas palavras:
    A tua poesia é arte pura
    Que encanta, que deleita e transfigura!
    Parabéns.
    Boa semana, beijos...

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo de ler. Assim bem escreve um grande poeta.
    .
    Saudação amiga

    ResponderExcluir
  4. QUE DEUS ILUMINE AS NAÇÕES QUE,EM BREVE, NOS SALVARÃO DO CORONAVIRUS!
    VENHA TORCER CONOSCO NO BLOG DO SEU ANTIDO SEGUIDOR: "MUSICA É FELICIDADE".
    OK?
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  5. Laerte,
    O amigo foi de “felicidade ciclópica” em mais esta postagem.
    parabéns meu nobre poeta!
    Abraços e cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  6. "Creio, Maria, que vais muito bem",

    Diz-me Laerte com a gentileza

    Que é bem própria do gestos de grandeza...

    Eu corresponderei ;"E tu, também!"
    *

    Mas, hoje, a Musa pouca força tem

    Pois como toda a musa que se preza

    Também tem seus momentos de fraqueza

    E está cansada de andar num vaivém.
    *

    Serão as suas "fases de pousio";

    Quando anda a "poetar" num corrupio,

    Fica exaurida e deixa de cantar.
    *

    Mais tarde voltará. Nunca sei quando,

    Que a sua verve nem mesmo eu comando

    E é ela quem decide, ou não, voltar.
    *



    Maria João Brito de Sousa - 25.11.2020 - 13.02h
    *

    Com o meu grato e fraterno abraço, Laerte!

    PS - Esta pontual ausência da Musa não significa que deixe de responder aos seus sonetos, se lhe aprouver continuar este nosso poético diálogo. Ainda consigo escrever qualquer coisinha, ainda que à revelia da Musa :)

    ResponderExcluir
  7. A passagem é o último poema na vida de um poeta sonhador e louco.
    O assinalado...lindo título e soneto.
    Meus sentimentos e parabéns pelo soneto em homenagem.
    Abraço, Laerte.

    ResponderExcluir
  8. Bello homenaje a este poeta brasileño no solo el mural en su ciudad natal también el tuyo con ese soneto.
    Decirte que me informe un poco sobre el poeta y me alegra que no se perdiera este talento debido a su origen.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Uma bonita e sentida homenagem ao poeta.
    Lindos os sonetos.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  10. "Que ecoa no Olimpo - em todo o ar(!)"

    E em cada ilha de cada oceano

    Canta uma musa uma canção por ano

    Dos muitos que calou qu`rendo cantar
    *

    Mas eu, que mal consigo, hoje, falar

    De afónica que estou, se não me engano,

    Em vez de poetar, vou causar dano

    À musa que acabei de mencionar...
    *

    Trago uma voz de cana bem rachada

    E embora estando presa e confinada,

    Foi na garganta e nas cordas vocais
    *

    Que o frio se fez sentir; desafinada

    Ficou a minha lira... e magoada

    Por não poder expressar senão sinais.
    *



    Maria João Brito de Sousa - 26.11.2020 - 11.52h

    *

    Com o meu carinhoso abraço, Laerte!

    ResponderExcluir


  11. "Falantes dos poemas de Maria"

    Já que em Maria todas nós cabemos

    E Joões há bem menos, bem sabemos,

    Mas por João meu pai me trataria.
    *

    Também a minha mãe me chamaria

    João, já que o Maria mantivemos

    Pois João, isolado, não pudemos

    Registar como nome... que heresia!
    *

    Maria é um apêncice, um sufixo

    Do nome de João que sempre afixo

    No final do que pinto ou do que escrevo.
    *

    Desculpe se o confesso abertamente,

    Mas por João me trata toda a gente

    E esse Maria só às leis o devo.
    *



    Maria João Brito de Sousa - 27.11.2020 - 11.50h
    *


    Laerte, quando nasci, na década de cinquenta do século passado, 99% das mulheres portuguesas eram Marias. Colocava-se o Maria antes do nome próprio apenas como indicativo de género/sexo e nunca por nunca ser a minha família ou os meus amigos me trataram por Maria. Sempre fui tratada por João e, ocasionalmente, por Jo ou Joãozita, quando era pequenina.

    Aqui vai, com o meu carinhoso abraço e votos de muita saúde![(25)]

    ResponderExcluir
  12. "Chamar-te-ei Jô, João!",
    Diz Laerte e eu sorrindo
    Ao vocativo bem-vindo
    Não vou dizer-lhe que não.
    *
    Sou contra a desconstrução
    Do que estamos construindo;
    Da mente me vai fluindo
    O que sai da minha mão
    *
    Pode a Musa ir-me fugindo,
    Pode o frio ir agredindo
    O meu frágil coração,
    *
    Posso estar quase dormindo,
    Mas garanto estar ouvindo
    Tudo, com toda a atenção.
    *

    Maria João Brito de Sousa - 28.11.2020 - 10.55h
    *

    Continuo à espera de melhorar um pouco, meu amigo. A Musa continua ausente e já começo a ter saudades dela...

    Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Parabéns por compartilhar aqui essas belas inspirações. Laerte obrigada pelo carinho que deixou lá no meu cantinho. Amei o lindo soneto. Abçs e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. A pintura está muito bem conseguida e funciona como um vistoso monumento ao escritor Cruz e Sousa, engrandecendo Florianópolis.

    É uma maravilha para mim poder apreciar dois sonetos do género clássico, tão perfeitos, belos e expressivos! Estive a admirá-los...

    Tenho para publicar poemas muito relacionados com este 'post'.
    Um chama a atenção para a torpeza e vilania do racismo...
    O outro é um soneto clássico, com a mesma métrica e rima dos supra-citados...

    Amigo Laerte, nunca esqueça que o Refúgio dos Poetas é um espaço também seu. (Sorrisos...)
    Boa semana em dias leves e inspirados. Abraço cordial.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei a contar sílabas poéticas e acentuação... Sorrisos...
      Tudo pelo melhor...
      ~~~~~~~

      Excluir
  15. "Por tratamento que eu fiz",

    Do qual gostei, lhe garanto!

    Tão pouco e soube-me a tanto,

    Esse nome de petiz!
    *

    Fui eu quem assim o quis;

    Não se desculpe, portanto,

    Que esse Jo traz-me o encanto

    Da meninice feliz.
    *

    Nenhum tempo me roubou,

    Eu é que doente estou

    E, por isso, "desmusada"...
    *

    Escrevo muito pouco, ou nada,

    Porque a Musa me faltou

    Quando o "motor" vacilou.
    *

    Maria João Brito de Sousa - 29.11.2020 - 11.47h

    *

    O "motor" é o coração, mesmo. Mas não se preocupe pois não me está a roubar tempo algum; eu é que estou fisicamente menos bem e entrei em "fase de pousio" o que é muito comum em todos os poetas e, de certa forma, favorável à própria poesia.

    Fraterno abraço, Laerte!



    ResponderExcluir
  16. Cruz e Sousa, mais um poeta que vim aqui conhecer. E gostei muito. Obrigada.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Caro Laerte, este é um poema que faz jus ao poeta Cruz e Souza.
    Parabéns, abraço.
    Jorge

    ResponderExcluir
  18. Bonito e forte poema
    Uma produção de marca
    Gostei

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela evocação feita a Cruz e Sousa, sem dúvida um imortal das letras de língua portuguesa.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  20. Bela homenagem a Cruz e Sousa, poeta simbolista que me dá a conhecer aqui. Visitei as outras referências dos outros anos.
    Gostei muito.
    Abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo Laerte!
    Que bela homenagem a Cruz e Sousa! Belos poemas de enorme significado!
    Muito obrigada pela visita, e gentil comentário.
    Ótimo fim de semana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Escritor / Poeta, Laerte "Silo Lírico" !
    Amigo, a minha emoção e entusiásticos
    aplausos, por tão bela e merecida homenagem !
    Parabéns !
    Um caloroso abraço e um ótimo final de semana.
    Sinval.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Laerte, que bela homenagem ao poeta dos sentimentos, adoro a poesia de Cruz e Souza justamente por me tocar, me emociono com a força da sua poesia. Um dos meus poetas preferidos.
    Que lindo teu poema/homenagem!
    Parabéns, poeta Laerte, por trazer tão significativo poeta brasileiro - e homenageá-lo.
    Abraços para vocês, com um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde amigo Laerte!
    Sua poesia cheira a transcendental!
    E que iluminada homenagem!
    Muita luz!
    Eum abracinho sorridente!🍂💙🍂
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  25. Que lindas palavras compõem a poesia aqui partilhada!
    Apreciei muito!

    Espero esteja tudo bem consigo, beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, nobre poeta.Encantou-me com a sua postagem de um dos nossos grandes poetas, Cruz e Sousa, alcunhado de o "Dante Negro", ou como você bem o registrou, Cisne Negro, pois é o único eminente da raça negra junto com os demais, mestiços.Sua poesia mesclada de figuras de linguagem fascina a todos que gostam de saber através da literatura poética, um pouco mais deste mundo sensível às emoções.Seu poema,faz uma grandiosa homenagem ao nosso "Cisne Negro".Excelente sua postagem, nobre poeta. Obrigada por mais uma importante aula de literatura brasileira.Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Oi Laerte,
    Desculpa o atraso.Quanto o continho da Poliana: eu dificilmente copio alguma coisa e quando o faço passo vergonha. Transfiro minha ignorância para TRÓPICO: Enciclopédia ilustrada em cores. Vou jogá-la no lixo.
    Me perdoa
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laerte,
      Fiquei envergonhada da minha ignorância, pois eu coloquei um nome e você colocou outro, fiquei brava com a coleção da Trópico, pois copiei-a na íntegra. Não fui eu quem errei e sim a Trópico.
      Abraços
      Lua Singular

      Excluir
  28. OLÁ! BOM DIA... ADOREI O SEU BLOG, MUITO INTERESSANTE. JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊ. VENHA CONHECER O MEU CANTINHO. ABRAÇOS ! ELISABETE.

    ResponderExcluir
  29. Oi Laerte,

    Arrumei a história e ficou tudo bem, eu a copiei da Trópico, Mas não gosto de copiar, ainda mais depois da vergonha que passei. Agora só vou escrever o que guardo dentro do meu cérebro. Me perdoa.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  30. Olá, amigo Laerte!
    Muito obrigada, pela visita e gentil comentário.
    Votos de uma excelente semana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Pois é, caro amigo Laerte, tivemos a sorte de ter um poeta com o enorme talento do Cruz e Souza, entre alguns outros poetas Simbolistas brasileiros, que seguiram o bom caminho dos precursores do Simbolismo na França, país que viu esse gênero literário crescer e sair além fronteiras, tendo em Charles Baudelaire o seu nome maior, que a muitos poetas influenciou. Certamente, o nosso Cruz e Souza não ficou nada a dever nem a Baudelaire, nem a qualquer outro poeta Simbolista. Por esses motivos, Laerte, esse teu belo e expressivo poema é uma justa homenagem a quem muito devemos.
    Parabéns pelo poema/homenagem.
    Uma ótima semana, com os cuidados com o Covid 19 que está com bandeira vermelha nos três Estados do Sul.
    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  32. Grande poeta Cruz e Sousa. E grande homenagem do meu amigo Laerte.
    Desejo um Natal aconchegante e que continuemos a partilhar poesia e amizade.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  33. Olá meu cara Laerte,
    Parabéns aos imortais poetas da nossa língua portuguesa e também pelo seu magnífico poema que diz "A tua poesia é arte pura", pode ter certeza que sim.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Olá Laerte
    Um momento muito belo de poesia
    Ao ler os dois poemas apercebi-me como o meu amigo é um poeta da minha preferência. Adoro a sua poesia, leve melodiosa e bem disposta.
    Por isso continue a encantar-nos
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Se o poema do Cruz é muito bom, o seu supera-o. Claro que é uma apreciação subjetiva, mas foi o que senti ao ler os dois poemas.
    Continuação de boa semana, caro Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  36. Uma homenagem de excelência, a um poeta que só recentemente descobri, confesso... mas que rapidamente granjeou toda a minha admiração! Pelo que é um prazer imenso, descobrir e apreciar mais um pouco da sua obra, por aqui!
    E que bom, verificar o reconhecimento de que é alvo, em tão notável pintura!
    Grata por esta notável partilha e homenagem, Laerte!
    Um grande abraço! Estimando que se encontre bem, assim como todos os seus! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  37. Oi amigo,
    Eu não falei nada de plagiar, apenas que você colocou um nome e eu outro. Não sou poetisa, só escrevo as minhas reminiscências e quando vou copiar algo dou os créditos passo vergonha, Só isso. Muito estão falando.
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  38. O poeta despreza figurinos
    recusa códigos crus ou cretinos
    por isso vai vivendo no limite

    Sem poetas seríamos mais pobres
    sujeitos sem sentir as causas nobres
    autómatos tornados dinamite

    Feliz Natal e um próspero Ano Novo

    Abraço,
    Humberto

    ResponderExcluir
  39. Natal é época de renascimento; é época de reacender o fogo da vida, de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia. É época também de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Esta é a época da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus. É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos. Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Espero, por mais um ano, compartilhar grandes momentos e conquistas!

    ResponderExcluir
  40. Sua poesia me encanta, admiro e aplaudo.
    Obrigado pela sua gentil visita no meu cantinho.
    Desejo um Santo e feliz Natal,com saúde e Paz
    Bj

    ResponderExcluir
  41. Olá, caro amigo!

    Hoje venho apenas e simplesmente desejar-lhe

    Festas Felizes!

    ResponderExcluir
  42. Linda e sentida homenagem.
    Desejo um Feliz Natal 🎄 e um Bom Ano Novo 🍾
    Um grande e fraterno abraço

    ResponderExcluir
  43. Hoje venho desejar-lhe um Bom Ano de 2021!

    ResponderExcluir
  44. Peço por todas as pessoas que se livrem desse mal ( Corona Vírus ), que Deus ponha a mão sobre cada um e tire essa doença maligna, e que nos afaste cada vez mais desse vírus, peço saúde para a humanidade que juntos com a força da oração nos livraremos juntos desse mal, que nenhuma peste chegará as portas da sua casa. Amém



    ResponderExcluir