Dois mil e vinte foi um ano extraordinário para a Academia Catarinense de Letras, guardiã da língua portuguesa e fomentadora da literatura e da cultura do Estado de Santa Catarina, para as festas comemorativas, por ter completado seus cem anos de existência no dia 30 de outubro daquele ano, data coincidente com o ápice mais feroz do ciclo pandêmico causado pela COVID-19, sem que pudéssemos comemorar, mas muito ainda se fez na travessia do surto exacerbado da crise. Em dois mil e vinte e um, queremos comemorar esta data de hoje com luzes sobre nossa Academia triunfante surgindo do outro lado da pandemia (que começa a amainar pelas providências sanitárias), com diversos aleijões, notadamente perdas fatais de membros do nosso sodalício, contaminados pela Coronavírus. Porém, graças às providências da diretoria atual, que tem à testa o preclaro acadêmico Moacir Pereira, foi possível continuar nossas atividades e tomar providências do preenchimento de vagas sendo editada inscrições no Diário Oficial à convocação de eleições dos novos aspirantes às Cadeiras respectivas, em que em um só pleito foram eleitos cinco novos membros permanentes (donec ad mortem). Para tomarem posse, os cinco novéis Acadêmicos começaram a marcar suas respectivas solenidades de posses, imediatamente. É com prazer que nominarei aqui os eleitos: Cadeira 4 – Rudney Otto Pfützenreuter; Cadeira 7 – Kátia Rebello: Cadeira 12 – André Ghiggi Caetano da Silva; Cadeira 22 – Umberto Grillo; Cadeira 25 – Maria Tereza Fiuza Lima Mascarenhas Passos.
No ano de 2020, mesmo com a terrível pandemia a diretora anterior, presidida pelo ilustre professor e poeta acadêmico Pinheiro Neto, muito foi feito para enaltecer a centenária Academia Catarinense de Letras, como lançamento de um selo postal comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estampando o logotipo da ACL; a composição de um hino em comemoração ao centenário, com letra do vate acadêmico Artêmio Zanon, experto nessa arte, em produção de diversos hinos institucionais para municípios catarinenses. Foram também confeccionadas máscaras de proteção contra a contaminação do Coronavírus com o referido logotipo, bem como outros eventos se realizaram com a participação presencial de reduzido público, conforme recomendação sanitária. Em consequência, institucionalizou-se as sessões virtuais pela internet, já com a nova diretoria.
Exaltemos, pois, nossa Academia Catarinense de Letras e a arte literária.
A ARTE LITERÁRIA
Autor: Laerte Tavares
Soneto deslumbrante.
ResponderExcluir.
Votos de um feliz fim de semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Lindo teu soneto e que maravilhosa data alcançada da Academia! abraços, tudo de bom,chica
ResponderExcluirAmigo Laerte,
ResponderExcluirQue este triunfo seja de todos nós, acadêmicos ou não, catarinenses ou não. Que este êxito glorioso, traga saúde, cultura, paz e prosperidade, para o nosso Mundo hoje quebrado e alquebrado, devido esta pandemia que nunca finda.
Abraços Rotários.
Parabéns à
ResponderExcluirAcademia Catarinense de Letras
e que a cultura se mantenha viva, atuante e generosa,
adoçando o coração das pessoas!
Gostei muito da publicação. Interessante! :))
ResponderExcluir*
Não é fantasia nem invenção
*
Beijos e um excelente fim de semana.
Buona serata e felice domenica.
ResponderExcluirObrigado pela visita e parabéns pelas excelentes partilhas!!! Bom domingo!
ResponderExcluirEm poucas palavras simplesmente deslumbrante um 😘resto de bom domingo.
ResponderExcluirVenho aqui, especialmente, para te parabenizar pelos cento e um anos da Academia Catarinense de letras que muito contribui para um maior reconhecimento da lingua portuguesa, esta lingua riquissima e vocábulos que através do seu povo, espalhado pelo mundo, vai sendo cada vez mais conhecida. Tu, através do blog e não só, contribuis muito para o enriquecimento do português. Muito obrigada, Amigo! E agora, gostaria de pedir-te um favor...se podes voltar ao Xaile de Seda porque, lá, tens um " recadinho " Desde já, o meu agradecimento e também os meus desejos de uma boa saúde para ti e para os teus. Um beijinho e um bom domingo de Primavera
ResponderExcluirEmilia
L'arte e la cultura sono di fondamentale importanza per l'umanità, per sviluppare, migliorare, potersi esprimere, qualsiasi cosa la mantenga viva è un bene.
ResponderExcluirCome sempre i tuoi versi sono splendidi,
buona domenica caro Silo,
un abbraccio.
Parabéns à Academia Catarinense de Letras e ao Laerte por tão bela homenagem. Que ao menos o Brasil mantenha viva e vigorosa, a Cultura das Letras e das Artes.
ResponderExcluirA minha nora é natural de Florianópolis, que creio ser a capital do Estado de Santa Catarina.
Um abraço, amigo Laerte.
Debido al covid muchas cosas se debieron festejar un año mas tarde como sucedió con esta academia.
ResponderExcluirCreo que se debía conservar en la academia un ejemplar de la mascarilla como recuerdo de ese aciago año.
Saludos.
Cinco baixas na vossa academia! O tal vilão não perdoa!
ResponderExcluirAs minhas congratulações pela efeméride e renovação dos novos orgãos da Academia Catarinense de Letras, que seja um sopro de ar fresco.
De parabéns também está a Língua Portuguesa a qual nos transmite a preclara verve do poeta Laerte e o Dia Nacional de Poesia no Brasil.
Dias de glória à Academia Catarinense de Letras e aos seus Académicos.
Saúde e felicidades. Saudações cordiais.
~~~
Mais de um século de vida e obra.
ResponderExcluirChapelada!!
Abraço, boa semana
Laerte,
ResponderExcluirÉ sempre maravilhoso comemorar
e relembrar os feitos alcançados.
Parabéns a todos que juntos
escreveram essa bela
História.
Linda e completa publicação.
Bjins
CatiahoAlc.
Parabéns pelos cento e um anos da Academia Catarinense de Letras e as luzes do amor e da sabedoria ilumine a todos, para que a cultura e a Literatura brilhem como um fanal sobre o Brasil, através de Santa Catarina.
ResponderExcluirAbraços, poeta.
Muitos parabéns à Academia Catarinense de Letras pelo excelente trabalho que tem feito pela cultura e língua portuguesa!
ResponderExcluirParabéns Prof. Laerte! Tudo de bom!
Abraço com amizade!
Vale a pena ler o seu soneto sobre a arte literária.
ResponderExcluirEspero bem que a possibilidade do gradual desconfinamento que se vai praticando, possibilite à conspícua academia o seu pleno funcionamento.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Bien loas a la Academia catarinense de letras, por su excelente trabajo en favor de la escritura literaria, que en los dos años pandémicos, no ha soslayado su tarea. DE ahí, la razón de tu soneto, que en el fondo rs el elogio a la tarea de hacer arte. Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirOlá, caro amigo Laerte.
ResponderExcluirMuito Obrigado, pela visita e gentil comentário no meu cantinho, que muito apreciei.
Excelente soneto aqui nos presenteias!
Espero sinceramente que a pandemia dê tréguas para o país irmão, Brasil. Que está a atravessar momentos difíceis. E com isso traga a normalidade à vossa academia.
Votos de continuação de ótima semana.
Abraço fraterno.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Qualquer efeméride é digna de comemoração
ResponderExcluir:-)
Gostei
O covid trocou as voltas a muita gente, nomeadamente às instituições. Mas não há tempestades que durem para sempre e, passado 1 ano da data prevista, a vossa Academia pôde comemorar condignamente o seu centenário. Parabéns a todos.
ResponderExcluirO seu soneto é muito bom, gostei muito.
Bom fim de semana, caro amigo Laerte.
Abraço.
Caro Laerte
ResponderExcluirOs meus parabéns à Academia pelos seus 101 anos.
A Comemoração do seu Centenário não se fez com o brilho
merecido devido à Covid-19, havendo a lamentar a perda
de alguns membros. Lamento imenso.
Desejo boa sorte e muita saúde aos actuais membros que os substituíram nas respectivas Cadeiras.
Adorei o seu soneto. Belas palavras dedicadas à arte da escrita.
Abraço
Olinda
Parabéns à Academia.
ResponderExcluirSeu soneto está muito bom, seu talento é enorme.
Gostei da postagem.
Desejo um bom fim de semana.
Beijinhos!
:)
Tempos difíceis (mesmo) na Comemoração deste Aniversário. As vicissitudes dos tempos presentes não alargam novos horizontes.
ResponderExcluirNotável talento descritivo e Poético.
A minha admiração e homenagem.
Parabéns, Laerte.
Abraço
SOL da Esteva
Excelente soneto, muito interessante.
ResponderExcluirBom fim de semana.
Muito bom, meu amigo Laerte, que a Academia Catarinense de Letras possa comemorar os cem anos de existência ocorrido em outubro do ano passado, mas que não foi comemorado. Muito bom que a Academia comece a voltar à sua vida normal, mesmo que com passos lentos, pois o vírus não é para brincadeira. Melhor ainda, que logo terão preenchidas as novas vagas, com a posse dos novos acadêmicos como mencionaste.
ResponderExcluirDesejo a todos eles, a quem parabenizo, muitas felicidades nessa nova etapa de suas vidas, em que certamente muito darão de si em prol da cultura, em especial de Santa Catarina, com suas peculiaridades culturais.
Parabéns, Laerte, pela belíssima postagem.
Um ótimo domingo para a família.
Grande abraço.
Olá, Laerte que bela postagem, amigo, bravo!
ResponderExcluirMuito bom saber sobre a Academia Catarinense de Letras do nosso querido Estado vizinho, espalhando cultura, levando conhecimento por esse Brasilzão de Deus.
Gostei muito dos dois poemas, 'A Máscara' e 'A Arte Literária'.
Parabéns, Acadêmico!
Uma excelente semana, abraços e bjus à família.
Olá ..,
ResponderExcluirMuito bacana sua publicação!
Parabéns!
Estael
É bom saber que baluartes da cultura permanecem impávidos, mesmo perante o caos e a tragédia. São pilares que demonstram que a humanidade lastreia-se em princípios muito mais sólidos do que a cultura líquida que nos é apresentada atualmente. Viva a literatura, e parabéns aos novos membros da academia.
ResponderExcluirSeus poemas, Laerte, sempre indizivelmente belos!
amigo obrigada pela sua vesita que bonito post que li os meus parabens desejo tudo de bom muita saude bjs
ResponderExcluirPassei para ver as novidades.
ResponderExcluirE gostei de reler o seu excelente soneto.
Continuação de boa semana, caro amigo Laerte.
Abraço.
Belíssima e merecida homenagem ao talento, a grandeza, a força e a notável persistência da Academia Catarinense de Letras! Parabéns à todos e que belo poema escreveste amigo e Poeta!
ResponderExcluirUm abraço
Valéria
Além de um incansável divulgador da nossa língua, é de um talento que creia, admiro imenso.
ResponderExcluirSoneto perfeito , brilhante , Laerte
Beijinho
Laerte,
ResponderExcluirPassando para deixar
Bjins
CatiahoAlc.
Gostei saber de novas de Santa Caterina, onde eu estive uma semana.
ResponderExcluirOs meus parabéms a Academia Catarinense das Letras.
Um soneto que expresa isse sentir de que deijamos um mundo pouco desejabel para as vindeiras gerações.
Os meus melhores desejos!
Que bom, constatar que, apesar das lamentáveis baixas dos 5 membros... a Academia se adaptou rapidamente aos novos tempos, nas suas reuniões... fazendo eu, desde já votos, de que muitas mais comemorações sejam possíveis... virtualmente ou não, se se cumprirem todas as regras de segurança.
ResponderExcluirAdorei os seus dois poéticos momentos, Laerte! Um enaltecendo a Arte Literária, e o outro fazendo menção ao novo acessório, que infelizmente, tão cedo, não se deve conseguir dispensar... somos o país do mundo com maior taxa de vacinação, e estamos de novo com um aumento de casos, aqui em Portugal, como consequência de maior mobilidade, que sempre acontece principalmente no mês que antecede o Natal... e já se começa a considerar talvez dentro de poucas semanas, que as máscaras voltem a ser de uso obrigatório, mesmo na via pública... pois em época de frio... este é um forte aliado na disseminação do novo vírus...
É o mundo que temos, Laerte... doente... talvez por tanta acção humana inconsciente... que ao importunar certos ecossistemas, criou um vírus assim... e novos e duradouros problemas...
Deixo um grande abraço! Votos de um feliz domingo, e continuação de um excelente Novembro, para si e todos os seus, com saúde!
Tudo de bom!
Ana
Meu amigo poeta,
ResponderExcluirParabéns a Academia Catarinense de Letras e sua grandiosa história na cultura e nas obras literárias! Temos que valorizar cada vez mais a arte em nosso país e a literatura é de suma importância para termos uma sociedade mais ativa e questionadora dos seus direitos e obrigações! Adorei o poema como sempre perfeito!
Abraços ao amigo e boa semana!
Que belas palavras! A luz da literatura realmente resplandece.
ResponderExcluirE parabéns para a Academia Catarinense de Letras.
Abraços!
Olá, Laerte!
ResponderExcluir2020 foi um ano terrível a nível mundial, mas a Academia Catarinense conseguiu vencer muitos obstáculos e continuou amando e desenvolvendo a cultura.
Seu poema está um luxo e mostra bem o orgulho que você tem na sua amada Academia.
Abraços, paz, bem e saúde.
Parabéns pelo 101º aniversário da Academia Catarinense de Letras. Continuem esse trabalho digno de nota.
ResponderExcluirTudo de bom para todos vocês.
Está tudo bem, amigo Laerte?
ResponderExcluirSaúde e dias felizes. As minhas melhores saudações.
~~~
congratulations to the Santa Catarina Academy of Letters.... great academy... survive for more than a century....
ResponderExcluir# Have a wonderful weekend