Linguagem[+]

quinta-feira, 30 de março de 2017

DUCENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA PROCISSÃO DO SENHOR JESUS DOS PASSOS




Vídeo

Música: Maestro José Ribeiro (Zezinho) - Stagium10
Letra: Laerte Tavares

CÂNTICO AO SENHOR JESUS DOS PASSOS

https://www.youtube.com/watch?v=XkGFvOlQoko


    Feita uma elegia ou nênia de um poema narrativo encenado, eis que no dia dois de abril, domingo, a nossa 251ª Procissão da Imagem do Senhor Jesus dos Passos. Escultura mítica, mística e milagrosa, esculpida em meados do século XVIII pelo grande santeiro baiano Francisco Chagas – “o Cabra", para atribuição de hoje – “o cara” – ou simplesmente, o gênio.
    A procissão, com o título de Bem Cultural do município e de Patrimônio Cultural do Estado, está para auferir, no ano em curso, o título de Patrimônio Imaterial do Brasil, outorgada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
    Colaborei com uma obra, que ainda se encontra no prelo, narrando em versos a viagem marítima da imagem do Senhor, tendo destino diverso e que por acaso ou desígnio divino, ficou em nossa antiga Vila do Desterro, cujas pesquisas históricas estão a contribuir à láurea da insigne celebração que será auferida à Procissão secular em seus 251 anos de existência.
    Nosso serviço voluntário é amplo, geral e irrestrito. Há membros a trabalhar em setores das mais diversas atividades que ajudam ao equilíbrio financeiro a fim de garantir o atendimento à demanda exigida, sempre com qualidade ao cidadão.
    A entidade conta com colabores, desde a fabricação de velas até ao atendimento ambulatorial e visitas aos pacientes, por um padre capelão a esse fim. Há uma equipe de senhoras leigas da sociedade que se dispõe a confecção de paramentas ao culto ou vestuários para doações. Tudo, com o objetivo de exemplificar a intensa e imensa gama de atribuições específicas.
    Houve um tempo, em que no âmbito do complexo, criavam-se porcos e galinhas para a alimentação dos pacientes, funcionários e o corpo clínico. Prática essa que se perdeu ao passar dos anos por questão sanitária e, posteriormente, por razões do modus vivendi.
    Isso posto, são bem-vindos aqueles que se dispõem a estar presentes a este grande evento e que desejam conhecer o excelente trabalho realizado neste importante espaço.
  Ressalto, que a referida procissão é mantida pelo povo em uníssono com a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, da qual sou um dos irmãos dentre os mais de mil membros que além desse patrimônio administram também o Imperial Hospital de Caridade, um dos maiores complexos hospitalares da capital Catarinense, com uma das melhores UTIs coronarianas do sul do país.
    Para tanto, os recursos que o mantém advém de doações espontâneas de irmãos, entidades beneficentes, instituições filantrópicas nacionais e internacionais, empresas privadas e públicas, de governos e comunidade em geral.
   
Programação do evento no site do Imperial Hospital de Caridade:




Laerte













 

                                     Capa da obra, cuja parte da renda será 
                               revertida à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos


14 comentários:

  1. O Senhor dos Passos também é celebrado aqui em Macau.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderExcluir
  2. Junto a grande homenagem que o povo presta ao Sr Jesus dos Passos, também está o respeito e as memórias das tantas pessoas responsáveis por esta extraordinária criação, talvez não tão conhecidas, mas que você Laerte descreve bem nos seus tantos registros. Como o legado de Joana de Gusmão, principal personagem desta criação - irmã de Bartolomeu um destaque mundial pela criação do aeróstato e Alexandre, ministro do Rei, pelas estratégias de encaminhamento dos Açorianos para cá. A fundamental luta de Joaquim, que junto a Joana, foi responsável pelo grandioso hospital que hoje atende milhares de pacientes de todo o país fazendo jus à dedicação daqueles que doam um pouco de si para que tudo se mantenha. Parabéns a você Laerte pelo trabalho de resgate histórico, e à cidade.

    ResponderExcluir
  3. Também em Portugal existem várias procissões do Senhor dos Passos e a imagem existe em várias igrejas. Lembro em especial as duas que mais me impressionaram, em Ponte de Lima, e no Senhor Jesus do Carvalhal.
    A musica emociona. É linda.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Trabalho meritório.
    Abraço de parabéns, Laerte.

    ResponderExcluir
  5. O Senhor dos Passos é muito especial para mim. Apreciei esse pedacinho de procissão e quero felicitá-lo pelo livro e por fazer reverter a renda do mesmo a favor da Irmandade. Deus o abençoe.

    Isabel Gomes

    ResponderExcluir
  6. Será um culto que remonta à colonização açoriana?
    Gostei de ler e conhecer as referidas tradições e do espírito de cidadania entre os crentes.
    Por aqui, em terras do reino de «Al-Gharb» vive gente «herege, com uma costela moura», como afirmava a minha mãe açoriana.
    A sua colaboração é muito meritória...
    Saúde e dias plácidos felizes.
    Abraço amigo.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O culto vem de raízes açorianas e o altruísmo vem do "continente" português em que uma beata de nome Joana de Gusmão, brasileira com dois irmãos brasileiros e ilustres, um Bartolomeu inventor do aeróstato em Portugal, outro Alexandre, ministro do Rei de Portugal, que arquitetou a vinda dos açorianos para cá com a finalidade de adensar a população portuguesa no sul, onde só viviam espanhóis, sendo amiga da princesa Bárbara, conseguiu para o Brasil algumas Santas Casas de Saúde. Para nossa ilha, depois de viúva e vestir o hábito de irmã, ela veio e criou o nosso Imperial Hospital, participando da Irmandade que eu participo.
      Quanto aos hereges, cá também há e nós convivemos tolerantemente com esses espíritos, pois sabemos que a eles é moda e bonito ser agnóstico ou ateu - é culto, é nobre, é cultural, é divino no sentido do agnosticismo. E Majo, lembre que “não é dado ao saber humano, conhecer a extensão da sua própria ignorância”. Grande abraço e minha gratidão. Laerte.

      Excluir
  7. Olá Laerte
    A fé, a religiosidade enfim reconhecidas merecidamente como Patrimônio Imaterial. Enfim uma notícia que muito nos alegra
    Gostei de conhecer sobre o voluntariado e as obras realizadas
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Postagem cheia de fé amei, uma semana abençoada para você,
    obrigado pela visita,
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  9. Este é o homem de muito braços, sempre solidário, e de fé inamovível.
    Depois quero conhecer o livro, ainda que já conheça a sua verve.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  10. Gosto de saber que em muitos lados se mantém acesa a chama da fé e do amor. Bem-aventurados os que mantém vivas as tradições de religiosidade.

    Grata por sua visita e votos de Boa Páscoa; igualmente a você uma Santa e Feliz Páscoa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Laerte, que grande pessoa eu descubro pelo que partilhas!!!
    Parabéns, em toda a linha!!!
    (Na minha cidade também se leva a efeito esta procissão)
    BJo, amigo :)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por tal extraordinario trabalho.
    Levou-me a Moreira, a minha terra Natal, quando sendo criança presenciava a procissão do Nosso Senhor dos Passos. Numa ocasião até participei, por promessa da minha avó, e vestir de anjinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. The foundation of Weborbit Solutions was mainly through an initiative taken by a group of enthusiast.The Premier Business Service provider is mainly catering to the IT and the branding sector. Hence Weborbit is having the basic concept to lead you digitally.
    Visit Now: https://weborbitsolutions.com/

    App Development Company in kolkata

    App Development Company in kolkata

    Best Mobile App Development Company in Kolkata

    Best Android App Development Company in Kolkata

    Top 10 Mobile App Development Company in Kolkata

    ResponderExcluir