Linguagem[+]

sábado, 7 de dezembro de 2019

NATAL É TEMPO DE LUZ


Imagem - Internet

O adulto é o menino que ele foi até aos sete anos de idade. À época do Natal, essa constatação aflora-me a alma e inunda o meu espírito da luz dessa verdade. Verdade transposta ao ser como uma tempestade de sentimentos que oscilam em uma vibração senoidal  de paz, culpa, regozijo festivo, luz do real, sonho, saudade, solidão, comemorações fraternais e até certa angústia por não poder restabelecer a infantilidade. Isso porque me assedia um certo sentimento de culpa em ter traído aquele antigo menino; ao deixá-lo abandonado ao tempo, enquanto eu percorria sozinho, um caminho anacrônico ou atemporal que me conduzia à maturidade, talvez pequei. Às vezes, sinto vontade de lançar a ele um salva-vidas, atado a uma corda a fim de resgatá-lo da imprecisão daquilo que sonho. Porém um raio de luz, na tempestade cérebro-sentimental, confunde-me e ele estiola no meu pensar a me levar ao devaneio, perdoa-me! Retorno à realidade com o sentimento do amor carente – aquele amor que do espírito emana para amar; e a razão do ser quer recebê-lo por carência afetiva, própria do adulto – a eterna criança.

Entretanto, qual é o mundo do menino que leva este adulto à “brain storm” (chuva de ideias – tempestade cerebral)? Seria o mundo do ritual natalino à época da sua infância, como o mundo dos ternos de reis – tradição portuguesa; o da confecção dos ninhos com barba-de-velho e flores, no qual o bom Velhinho depositava os presentes de Natal às crianças? A tradição dos ninhos se perdeu no tempo, entre toda a gente – um rito, já não praticado, que revive em mim ao reviver a alegria que o Natal traz-me à alma. Em casa fizemos uma réplica de um ninho de Natal, ao nosso filho Arthur, quando criança, para um agrado ao coração da família e uma lição aos dois meninos – filho e pai.



O ninho do Natal – receptáculo dos presentes natalinos às crianças; e um pequeno poema natalino.
Outras publicações natalinas:


NATAL DO INFANTE

Eu sou a criança, aquela
Que fui quando era menino.
Tendo tangente o divino
Na alma augusta e singela.

Em minha mente a procela
 Cerebral, tira-me o tino,
Porém, o antigo ensino
Do que é Natal se revela.

E assim, eu sinto o Natal
Do infante sentimental,
 Dentro da alma, unicamente,

Como o mais transcendental
Fenômeno espiritual
Que diviniza alma e mente.



 Ninho natalino com barba-de-velho e 
flores da época


Colocação do ninho em frente a lareira
à espera dos presentes de Natal





73 comentários:

  1. Uma riqueza de publicação...Adorei :))

    Hoje : Procuro no meu pensamento palavras tuas

    Bjos
    Votos de um óptimo fim - de - semana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Querido poeta Laerte, que emocionante ler aqui, lágrimas nostálgicas por eu também ter lindas lembranças do meu natal da infância!
    Quem não gostaria de resgatar a infantilidade, os sonhos, a simplicidade, o aconchego do lar repleto de amor?
    Lindamente também está teu belo soneto,seguido das fotos, lindo menino, esse lindo menino ainda está aí, pode crer, pois em lembranças você resgatou lindamente!
    Amei imenso te ler aqui, que sensibilidade ímpar!
    Abraços bem apertados com votos de feliz natal juntamente aos seus!

    ResponderExcluir
  4. Caro Laerte, questo è un grandioso post, ogni giovane lo sentirà.
    Ciao e buona fine settimana con un forte abbraccio e un sorriso:-) 
    Tomaso

    ResponderExcluir
  5. Un bel post. Una buona serata e una felice domenica per te.

    ResponderExcluir
  6. Hermosos recuerdos de la infancia que no se pierden, porque cada uno de nosotros llevamos aquel niño dentro que no dejamos escapar para seguir sintiendo de vez en cuando, las maravillosas sensaciones de aquel ayer tan lejano.
    Preciosa introducción y precioso poema.
    Te deseo que ese niño grande disfrute como entonces esta Navidad.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. O Natal de hoje nada tem a ver com o Natal da nossa infância. Hoje é uma festa de consumismo que quase nos impede esse regresso do menino que fomos.
    Gostei muito do post.
    Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo e pena que o Natal esteja tão comercializado e o verdadeiro escondido... abraços, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Laerte por esta linda postagem!
    Ao ler sobre o Natal da sua infância recordei o da minha e uma lagriminha quase se soltou. No Natal da minha infância as prendas eram poucas mas as manifestações de carinho era muitas. Agora, valorizam-se mais os embrulhos que os afectos.
    Linda essa tradição do ninho natalino. Continue recordando e celebrando o Natal com alegria.
    Beijo, abençoado Dezembro.

    ResponderExcluir
  10. Um texto tão tocante e doce e um poema que vibra na mesma sintonia...Parabéns, Laerte!
    Lindo demais esse ninho tão rico de natureza, precisamos desses significados.
    Bom domingo, abraço!

    ResponderExcluir
  11. Gostei eu também do texto que nos deija e da tradicción portuguesa da confezón do ninho natalino xunto a lareira. Aquí, na minha aldea, eran os zapatos, (non as botas, ja ja ja) que deijabamos perto a escaleira para os agasallos que agardabamos con moita ilusión. Podía ser dinheiro, rouba... Sempre coisas útiles. Eu quería bonecas! Uma vez tive uma! Gosto dos poemas que confeiciona can tanta maestría. Agradezo o que deija ás minhas botas! Ten razón, deben votar mares de auga cara adentro! Felicidade e boas festas. Aperta para voçe e familia!

    ResponderExcluir
  12. Olá Amigo Laerte
    Na nossa infância o Natal tinha outro significado, podia ser mais pobre mas era mais feliz e verdadeiro.
    Belíssimo poema, amei ler.
    Desejo-lhe uma semana iluminada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Muito bom!
    Eu lembro-te de ter comentado no meu blog esta tradição do ninho, eu desconheço e aprecio sempre quando alguém relembra e tenta recuperar uma tradição!
    O ninho de Natal está lindo!

    Um beijinhos dos Açores!
    Micaela

    ResponderExcluir
  14. Que lindo texto, Laerte, nossas recordações, Natal é uma data de muita sensibilidade, as músicas, o clima de festa ímpar, a reunião de família, presentes muito esperados, a ceia diferenciada... e os sonhos de criança! E isso, meu amigo, não sai de nossa memória. Fazemos força, a criança em nós jamais esquecerá essa ilusão maravilhosa, porém era tudo diferente. Hoje, é um consumismo selvagem.
    Gostei muito do poema e das fotos. Revives tudo através do Artur, aqui não há mais crianças! Aceito o Natal, mas longe daqueles...O Artur tem aquele brilho no olhar que tínhamos.
    Grande abraço! Aplausos.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde amigo Laerte .
    Muito obrigada pela visita que fez ao meu blog e pelo lindo poema .Adorei!
    A vida não é fácil meu amigo mas temos que manter sempre a Esperança e a Fé .
    Já estou seguindo o seu blog .
    Gostei muito de conhecer a tradição do ninho e do seu lindo poema.
    Um abraço .
    Natália

    ResponderExcluir
  16. Resgatar na lembrança o Natal da infância para que o nosso presépio seja de luz e traga outra vez o menino…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite de paz interior, amigo Laerte!
    Em primeiro lugar, estive fora de casa com filhos, netos e família reunida no final de semna a etou retonando hoje ao lar.
    Não há do que lhe perdoar, acontece as trocas de nome e, iclusive já ocorreu comigo.
    Fique tranquilo pois não me aborreço com pouca coisa ainda mais que me trocou o nome por uma amiga preciosa e de toda estima minha e creio que de todos. É uma honra para mim.
    Seu poema está perfeito e o post todo um verdadeiro encanto, amigo.
    Inclusive como aprecia o tema, tenho um convite a lhe fazer com toda minha cordialidade como faço aos demais amigos virtuais e está aqui:

    https://www.idade-espiritual.com.br/2019/12/fomos-feitos-para-amar-e-reforcando-um.html

    "Retorno à realidade com o sentimento do amor carente – aquele amor que do espírito emana para amar e a razão do ser quer recebê-lo por carência afetiva, própria do adulto – a eterna criança."

    Fique à vontade para aceitar ou não pois a nossa amizade virtual continuará a mesma da minha parte. É um convite feito com sincero carinho fraterno.
    O seu texto está tão lindo como o poema.
    Reli-me em alguns parágrafos e a menina aqui, aos doze ainda acreditava em papai Noel, rs... O fascínio pela Data Sublime permanece em mim até hoje. Mesmo com muita saudade de alguns que amo e se foram já...
    Seja muito feliz e abençoado!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  18. Boa noite amigo Laerte .
    Li o lindo poema que publicou no meu blog e vim agradecer.
    Que emoção meu querido amigo ler o que escreveu sobre mim e os netos.
    Adoreiiii!

    Acabei de o partilhar na minha página do facebook com a foto dos meus meninos e com os devidos direitos de autor.Espero que não se importe .
    Um grande abraço e mais uma vez muito obrigada.
    Natália Fera.

    ResponderExcluir
  19. Já se sente o espírito natalício por todo o lado.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  20. Lindo texto!
    Essa época do ano nos tgraz sempre reflexões e lembranças.

    ResponderExcluir
  21. La navidad se disfruta de otra manera cuando somos niños con un ilusión que con la edad se va perdiendo. Quizás por ir perdiendo a los seres queridos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  22. Lindo conto!
    Laerte, escreve como ninguém
    Nunca gostei do Natal, tinha saudades de mamãe e chorava.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  23. Contigo revi o natal da minha infância, muito diferente, mas muito bom. Era o menino Jesus que punha o presente no sapatinho, mas as condições financeiras não permitiam presentes como os de hoje, mas, se lá encontrassemos um chocolatinho, já era uma grande alegria. O presépio fazia-se uns dias antes do natal e eu e o meu irmão iamos ao monte apanhar musgo, arrancar um pinheirinho e o presépio ficava lindo com as figuras espalhadas pelo chão de musgo, ovelhas, pastores, casinhas e a, claro, a cabaninha com José, Maria e o menino. Hoje tudo começa cedo demais e a correria para as compras estraga a magia que deveria continuar a ser. Mas...temos que nos adaptar, pois temos os netinhos, nascidos nesta sociedade actual e que esperam ansiosamente pelo papai noel; por eles, entremos neste espirito, poi é deles a festa. Gostei muito de ver o teu Arthur, muito lindo e também de conhecer essa tradição do ninho; para mim foi uma novidade e esse junto da tua lareira está muito bonito. Obrigada, Laerte por este belo texto e desejo a todos um Natal feliz, com muita alegria, saúde e paz, Um beijinho
    Emilia


    ResponderExcluir
  24. A quadra natalícia e a festa do Natal propriamente dita são, sem dúvida,
    dos momentos mais marcantes da vivência familiar e social das pessoas.
    Essa relevância é de tal forma impressiva que o seu efeito perdura no espírito de uns mais do que de outros. É natural, por isso, que uns o revivam com mais entusiasmo do que outros. Pela parte que me diz respeito também eu sinto esta quadra de uma forma mais tocante, pelo que saliento a relevância da sua postagem.
    Juvenal Nunes

    PS - Se entender poderá ler em PalavrasAladas1952.blogspot.com o poema de Natal intitulado Natal de Jesus.

    Saudações poéticas e natalícias

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Estimado Laerte.
    Foi muito agradável lê-lo, acima de tudo porque reflete o estado de espírito de todos nós, poetas: sentires plenos de lirismo, ternura, amor e afeto.
    Desejo que volte a ser um Natal venturoso inesquecível, festas de uma intimidade emocionante e feliz. Mais uma vez, ótimas férias nessa casinha de praia, longe de todos e da urbanidade...
    Que tudo aconteça como sonha.
    O meu abraço, Amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  27. Prezado amigo Laerte, eu desconhecia o teu lado poetico e a riqueza dos teus escritos. Parabens pelo talento!
    Peço-te que ligues para o meu celular pois ontem, no lançamento do livro sobre o governador Jorge Lacerda, quando ligaste para mim, acho que estava sem sinal pois não ficou registrada a chamada. Eu gostaria de te encaminhar o que me pediste. Obrigada. Maria Atherino Neves

    ResponderExcluir
  28. Lindos versos!
    Umaa feliz Natal a você e toda a sua família!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada Learte por poder ler lindas palavras/memórias de Natal neste amanhecer dum dia frio de inverno. O seu post aqueceu-me!

    ResponderExcluir
  30. Agradeço a sua amável visita ao Blogzoom.

    Sobre Natal: é uma época muito colorida que o espírito natalino deveria continuar por todo ano seguinte porque muitas pessoas carecem de bens físicos como sentimentais.

    Saudações

    ResponderExcluir
  31. Um belo poema de Natal, aproveitando para te desejar um Feliz natal e um Feliz Ano Novo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Oi Laerte, como você está?
    Que belo texto e linda poesia de Natal, meus parabéns!
    Desejo a você e toda a sua família um Feliz Natal cheio de paz e harmonia. Aproveito também para desejar um Feliz Ano Novo com muita prosperidade e bençãos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Olá, Laerte, como vai?
    Vim agradecer sua visita e apreciação das fotos do meu blog.
    Faço minhas as palavras do Alécio Souza, tudo tão lindo, tão cheio de luz...
    Merry christmas!

    ResponderExcluir
  34. Que belo e edificante poster. Lindas imagens também. Um abraço e um Natal abençoado.

    ResponderExcluir
  35. Ler esta linda postagem rápidamente se fez luz na minha memória e recordar o meu Natal de menina. Lindas imagens.
    Desejo um Feliz Natal, um excelente Ano Novo.
    Grade abraço

    ResponderExcluir
  36. Os Natais da nossa infância tinham uma magia tão especial.
    Obrigado por este maravilhoso post.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Estimado Laerte.
    Agradeço sentidamente o comentário poético que deixou o Refúgio dos Poetas, pela enorme beleza e amizade.Também a si desejo um Natal pleno de Paz, vibrante de Alegria e puro Amor.
    Ótima entrada e excelente Ano Novo.
    O meu abraço natalício.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  38. Volto para agradezer e admirar o poema que deixa no meu blog como un toque artístico ás miñas letras. Que tenha un Feliz Ano e que disfrute ca sua familia e amizades estes festejos de fin de ano e comezo do novo. Aperta grande.

    ResponderExcluir
  39. Viva, caro Laerte. Cá estou novamente para ler e agradecer quer as visitas quer o que por aqui colho com gosto. Bastava o primeiro período da prosa para me ir saciado, mas tudo ficou tão bem descrito e poetado que até apetece ficar. Despir calças, vestir calção e ficar eternamente a contemplar tanta beleza: ninho e menino. Não sabia desta enternecedora tradição, Laerte.
    Boas Festas para toda a Família. As maiores felicidades.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Tudo muito bonito!
    É tempo de ser criança, na inocência, na humildade, no amor gratuito e tão belo!

    Desconhecia esse ninho de Natal, mas terá a sua razão de ser: Um Menino nasceu para nos ser presente, e precisava de um ninho aconchegante onde se resguardasse do frio.

    Feliz e Santo Natal!

    Abraços.






















    ResponderExcluir
  41. Meua amigo, os teus versos estão impregnados de amor, num canto pleno de sensibilidade ao Natal. Que nada permita que esses sentimentos deixem de destilar essa prureza da alma.
    Tudo isto tão bem adornado de belas imagens, para uma quadra que merece tudo isso quando prevalece o AMOR.
    Boas Festas e um bom e Santo Natal.
    Abraços de vida

    ResponderExcluir
  42. Excelente narrativa e lindo o ninho... adorei este momento.

    Um abraço e Festas Felizes.

    ResponderExcluir
  43. Que nosso espírito de menino continue habitando nosso ser!!! Grande abraço e boas festas ao amigo!

    ResponderExcluir
  44. O seu comentário ao postal de Natal da Majo Dutra, feito em forma de verso, resultou numa interessante poesia sobre o espírito da quadra que atravessamos.
    Boas Festas
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  45. Há que resgatar o menino.
    E despedir o Pai Natal...
    Magnífico post, gostei imenso.
    Caro Laerte. um bom fim de semana.
    E um Feliz Natal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  46. Fabuloso esse sentir imbuído de nostalgia e tanta sensibilidade com o culminar desse ninho de Amor !
    Grande momento este
    FELIZ NATAL , LAERTE
    ABRAÇO NATALINO

    ResponderExcluir
  47. Meu amigo Laerte, poeta e Acadêmico, li com atenção de que é merecedora esta bonita tua postagem. Gostei muito deste teu inspirado texto, NATAL É TEMPO DE LUZ, e também do teu inspirado soneto, NATAL, do qual transcrevo a sua primeira estrofe:

    “Eu sou a criança, aquela
    Que fui quando era menino,
    Tendo tangente o divino
    Na alma augusta e singela.”

    Ao amigo de longa data, Laerte, desejo que tenha um excelente Natal junto aos teus familiares, com muita paz, alegria e esperança em dias melhores para vocês e para todos os brasileiros, sem esquecer de nossos irmãos portugueses, os que residem aqui no Brasil e em Portugal.
    Um grande abraço, Laerte.
    Pedro

    ResponderExcluir
  48. Le cose più belle della vita non si trovano sotto l’albero, ma nelle persone che ti stanno vicino nei momenti speciali.
    Buon Natale!

    ResponderExcluir
  49. O Natal traz a memória e o afeto da infância. Revivêmo-la à lareira porque gostamos e porque os filhos e os netos merecem a magia que nos foi transmitida.

    Belo post, Laerte!

    Festas felizes!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  50. Passei para desejar um Natal muito Feliz e um Ano Novo onde apenas cintilem estrelas de alegria que tragam consigo sonhos realizados, saúde paz e amor.
    Um abraço

    ResponderExcluir

  51. Laerte,

    Hoje vim trazer-lhe também o meu CARTÃO DE BOAS FESTAS 🎄
    (por favor clicar no link)

    Beijinhos Natalícios e votos de muita luz
    (^^)

    ResponderExcluir
  52. Um poema maravilhoso a transbordar de ternura

    Votos de um Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo

    ResponderExcluir
  53. Caro Laerte,
    associo-me aos seus muitos amigos e amigas para vir desejar-lhe
    um FELIZ NATAL a si e aos seus familiares queridos,
    muito bonito esse texto, que homenageia o menino que nos indica os caminhos da simplicidade e da contemplação, num ambiente de paz e amor no seu de uma família unida, onde se protegia os fracos e as crianças, sem esquecer os animais que tinham o seu local perto do Salvador!!!
    a história que inspira tantas pessoas já lá vão dois milénios :)
    Boas Festas!

    para marcar da data, deixo este bonito poema:

    Hino de Amor

    Andava um dia
    Em pequenino
    Nos arredores
    De Nazareth,
    Em companhia
    De São José,
    O Deus-Menino
    O Bom-Jesus.

    Eis senão quando
    Vê num silvado
    Andar piando,
    Arrepiado
    E esvoaçando,
    Um rouxinol,
    Que uma serpente
    De olhar de luz
    Resplandecente
    Como a do sol,
    E penetrante
    Como diamante,
    Tinha atraído
    Tinha encantado.

    Jesus, doído
    Do desgraçado
    Do passarinho,
    Sai do caminho,
    Corre apressado,
    Quebra o encanto;
    Foge a serpente;
    E de repente
    O pobrezinho.

    Salvo e contente,
    Rompe num canto
    Tão requebrado,
    Ou antes pranto
    Tão soluçado,
    Tão repassado
    De gratidão,
    De uma alegria.

    Uma expansão,
    Uma veemência,
    Uma expressão,
    Uma cadência,
    Que comovia
    O coração!

    Jesus caminha
    No seu passeio;
    E a avezinha
    Continuando
    No seu gorgeio,
    Enquanto o via,
    De vez em quando
    Lá lhe passava
    A dianteira;

    E mal pousava,
    Não afrouxava
    Nem repetia,
    Que redobrava
    De melodia!

    Assim foi indo
    E o foi seguindo,
    De tal maneira
    Que, noite e dia,
    Numa palavra,
    Que havia perto
    De onde morava
    Nosso Senhor
    Em pequenino
    (Era já certo)
    Ela lá estava
    A pobre ave,
    Cantando o hino,
    Terno e suave,
    Do seu amor
    Ao salvador!
    Poesia: Hino de Amor
    Autor: João de Deus Ramos

    ResponderExcluir
  54. Oi Laerte, tudo bem?

    Desejo a você e toda a sua família um Feliz Natal com muita união, paz e amor! Que 2020 seja um ano maravilhoso e especial na sua vida!

    Abraços

    ResponderExcluir
  55. Querido Laerte,

    uma graça o seu blog e foi uma alegria ver que se trata de pessoa tão honrosa!

    O natal é realmente uma excelente época e que nos dá saudades de outrora. Mas, se deixa saudades é porque foi bem vivido. Que os próximos também o sejam!

    Gostei daqui!

    Um feliz natal a você e toda a sua família,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  56. Estimado amigo Laerte
    Peço ao Papai Noel que viaje em seu trenó
    por todos os recantos deste vasto mundo
    onde residem os amigos do meu coração
    levando-lhes a minha prenda numa bonita encomenda
    adornada com fios seda numa caixa de veludo
    o tesouro maior de minha vida
    o meu sincero e caloroso abraço
    e os meus mais sinceros votos
    de um natal feliz e muito abençoado
    para você e os seus familiares
    Beijinhos e um afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  57. Bom Natal. Deus abençoe sua vida. Muito sucesso pra você

    ResponderExcluir
  58. Uma tradição... a do ninho de Natal... que eu desconhecia, Laerte!...
    Adorei!!! Que lindo... e todo feito com flores naturais, presumo!...
    Adorei as suas palavras, em texto e versos... todos nos identificamos com a criança que fomos... quando a deixamos de novo revelar-se em momentos tão especiais... como os vividos, nesta quadra...
    Deixo um beijinho, e os meus votos de um muito feliz Natal, na companhia dos que lhe são mais queridos, com muita saúde, alegria, paz e amor!
    Festas Felizes! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  59. Que tradição tão especial e bonita.

    Feliz Natal Laerte.

    Bjs,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  60. Voltei para ver as novidades.
    Caro Laerte, continuação de boa semana e um Feliz ano de 2020.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  61. Tão lindo>
    Que você tenha um feliz
    ano novo com muita paz e saúde.
    Beijos
    Amei o poema que deixastes pra mim. grata

    ResponderExcluir
  62. Que lindo! Ainda não conhecia esta tradição do ninho! Achei muito interessante e bonita!

    O poema também está divino e acalenta o coração!
    Uma preciosidade estar por aqui e ler teus versos!

    Um grande abraço e desde já um ano cheio de paz e luz!

    ResponderExcluir
  63. Boa noite de Oitava de Natal, Laerte!
    Muito obrigada pela companhia em 2019.
    Adentraremos em 2020 com o mesmo gosto bom de uma sincera amizade.
    Abraço fraterno, festivo e natalino ainda

    ResponderExcluir
  64. Recordando algún comentario tuyo, no podía dejar sin pasar por tu espacio para desearte un muy FELIZ AÑO NUEVO en el que se vean realizados todos tus deseos.
    Cariñosamente.
    kasioles

    ResponderExcluir
  65. Viva, Laerte!
    Nascemos crianças e morremos crianças... o importante é colher a ilusão de não estarmos sós, descobrindo o outro que nos habita.
    Um óptimo 2020

    ResponderExcluir
  66. Laerte volto novamente a este seu espaço, para agradecer as suas palavras e os seus comentários inspirados lá no blog. Beijinhos e bom ano.

    https://primeirolimao.blogspot.com/
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
  67. Olá amigo Laerte,

    Vim aqui te desejar a você e toda a sua família um Feliz Ano Novo e que 2020 seja um ano realmente próspero, alegre, inspirador e de muitas conquistas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Olá Laerte!
    Que nesse ano Deus nos abençoe com muita saúde e bênçãos para todos nós!
    Eu não conhecia o ninho natalino, ficou bem bonito.
    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  69. Amigo Laerte
    O tempo é inexorável, mas podemos manter sempre viva a criança que há em nós. Gostei imenso da reflexão feita no seu texto e apreciei, por demais, o poema composto.
    Os meus parabéns à sua esposa não só pelo gesto carinhoso para com os seus dois «meninos», mas também por não deixar cair no esquecimento uma tão bela tradição.
    A si, as minhas felicitações por ter preservado tudo e nos ter dado a conhecer esse «Ninho», extensivas também à sua bela capacidade de expressão e ao seu tão vasto espólio de conhecimentos.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir