Linguagem[+]

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

MAIS UMA SEÇÃO DA SESSÃO DO SILÊNCIO DO SOM DE CEM SONETOS

Catlaea - orquídea - ocorrência na Ilha Catarinense - Fonte int.


MINHA AMANTE CATLAEA
Autor: Laerte Tavares 

A orquídea cor-de-rosa me fascina.
Parece insinuar-se como gente,
A fitar-me com ar tão envolvente
Que se assemelha a uma dama divina.

Amar a catlaea é minha sina!
Está na minha alma, está na mente,
Está no coração, como se um ente
Humano e fêmeo ou uma doutrina.

Oh, flor sanguínea, entidade viva
Que me excita, envolve-me e cativa.
Por que teu órgão fêmeo é amarelo?

Se fosse cor de carne, a relativa
Correspondência sexual passiva
Seria concupiscente o teu labelo.



Borboleta rosada - Fonte Internet


SOBREVOAR-ME-ÁS 
Autor: Laerte  Tavares 

Falou um dia um botão de rosa

A uma lagarta verde que o media:

Não me devores e assim, certo dia,

Poderei ser a flor maravilhosa.

 

Bem sei, disse a lagarta com ironia...

Estou fazendo, ora, apenas a tosa

Para que abras inteira e formosa:

Uma deusa do céu, assim diria!

 

Muito obrigado, disse-lhe o botão.

Porém, deusa do céu? Eu sou do chão

Igual a tantas flores do planeta.

 

Creio que tu, por nossa simbiose,

É que serás pela metamorfose,

Uma dama dos céus, oh, borboleta!



Fernando Pessoa - web


O POETA É UM SONHADOR
Autor: Laerte  Tavares 

O poeta às vezes mente
Por crer na própria mentira.
Fala em musa, fala em lira,
Tão fantasiosamente

Que mentindo ele não sente
Mentir, pois só tem em mira
Emoção, e isso lhe tira
A culpa. É um inocente

Porque mente sem maldade.
Quando a paixão o invade
Conduz-lhe ao doído pranto,

E eis que a inspiração emana.
O poeta é a mais humana
Das criaturas. É santo!






44 comentários:

  1. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/?
    Boa tarde caro Laerte, Bons olhos o vejam!...Parece andar desaparecido. Acaso está zangado comigo?... Já por aqui não aparece. Talvez o silêncio dos sonetos lhe roube um pouco o tempo, ou então o "sonho dos Poetas" quando mente, que fantasia quando a alma lhe invade o coração e se deixa seduzir por aquela forte paixão. Excelente poema Laerte!
    Abraço amigo e volte sempre.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  2. tres poemas para loar la catleya (orquídea),la rosa, y la poesia en el oficio del poeta. Todo un erotismo sutil, tu admiración por la orquídea (hermoso soneto), sutil amor por la rosa, y humanizar al poeta en el ensueño. Un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Poemas que denotam com total evidência as diversas formas de se expressar o amor. Bela síntese poética!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. O poeta divagou pelo encanto da orquídea e da rosa e tocou o meu coração.
    Belíssimos poemas.
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  5. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Olá Silo, obrigada por ter vindo, confesso que já tinha saudade do seu "Lirismo Poético". Excelente a sua poesia, ela transmite alegria e boa disposição...obrigada pela visita, volte sempre é um prazer.
    Abraço amigo.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  6. O poema de Fernando Pessoas é um dos meus favoritos de sempre.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Parabéns pelas escolhas feitas. Prefeito!

    Hoje:- Silenciada nas águas do rio.
    .
    Bjos
    Votos de uma feliz Quinta-Feira.

    ResponderExcluir
  8. Três belos poemas, de inspiração diferente mas da mesma essência.
    Sempre temos gratas surpresas quando aparecemos por aqui.

    Tenha um belo dia, tão belo quanto suas escritas.

    ResponderExcluir
  9. A poesia envolve e encante e hoje o deleite foi magistral caro amigo Laerte com estes poemas excepcionais
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Três excelentes poemas, nem sou capaz de dizer qual é o melhor deles.
    E descobri que afinal não sou poeta por causa de um pequeníssimo pormenor: é que eu não sou santo... rsrsrs...
    Continuação de boa semana, caro amigo Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Todos os sonetos muito bonitos e foi uma excelente ideia teres dedicado os teus posts a este tipo de poema. Gostei muito. Um beijinho e bom fim de semana
    Emilia

    ResponderExcluir
  12. A Cattleya é magnífica, não me admiro que os poetas se apaixonem por ela, mas nunca supus um amor sensual... rssrsss...
    Sonetos perfeitos, de expressividade intensa, passional... brilhantes.
    Ainda em recesso, fiz um 'tour' para deixar o meu abraço.

    ~Ps~ Já encontrei o tal correio... Enviarei 'e.mail'

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, amigo Laerte,
    três maravilhosos sonetos, porém vou escolher o primeiro que nos fala sobre seu amor pela Cattleya, flor de magnífica e rara beleza. Seu soneto com belas rimas me encantaram.Perfeita analogia à beleza feminina. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que um poeta é um sonhador e que na poesia ... a leitura nos facilita o sonhar!!!bj

    ResponderExcluir
  15. Ainda bem que um poeta é um sonhador e que na poesia ... a leitura nos facilita o sonhar!!!bj

    ResponderExcluir
  16. Uau! Que bom foi ler 3 belos poemas neste início de domingo.
    Muito bom, Laerte, muito bom mesmo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi Laerte, aqui estou eu. Um site dedicado à poesia e aos poetas, lindo. Eu vou segui-lo muito de bom grado.
    Abraço, Mariella.

    ResponderExcluir
  18. Como escreveu um dia um grande poeta popular português . António Aleixo:

    Ser artista é ser alguém
    Que bonito é ser artista.
    Ver as coisas mais além
    Do que alcança a nossa vista.

    Obrigado pela visita ao meu espaço.



    Já agora, parece que partilhamos a profissão. rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Passei para desejar um excelente fim de semana
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu amigo!

    Nem sei qual poesia escolher, pke você tem um dom especial com as palavras e tanto fala de flor, de amor ou de sua terra natal, sempre com uma inesgotável inspiração. Dos três poemas aqui apresentados, gostei mto do "O poeta é um sonhador". Deu a "volta" a Fernando Pessoa, de forma exemplar.

    Laerte, informo que estarei ausente dos blogs por algum tempo, visto que 3ª feira próxima, minha mão esquerda vai ser submetida a uma cirurgia, portanto, tenho de ter repouso e não posso escrever. Serena e mto confiante.

    Abraços e dias felizes.

    ResponderExcluir
  21. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Olá caro amigo Laerte, Excelente poema no Poetizando e Encantando, da nossa querida amiga Lourdes. Adorei!
    Abraço e ótima semana.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  22. Vim à procura de novidades.
    Mas gostei de reler a tão boa poesia que nos ofereceu neste post.
    Boa semana, caro amigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Amar a catlaea é uma sina
    Mas um botão de rosa é Amor.
    Nelas a borboleta se fascina
    Sendo o Poeta, apenas, seu cantor.

    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vinha te visitar
      E os teus versos sentir
      E, neles, acreditar
      Por qual deles vou seguir

      Sentindo o húmus dos versos.

      Abraço
      SOL

      Excluir
  24. olá, tudo bem? passeando pela web encontrei o seu blog. estou me deliciando com as suas palavras e já estou seguindo. tenha uma semana maravilhosa! beijo grande!

    ResponderExcluir
  25. Fascinante a sua poesia. Versos entrelaçados em imaginação poética.
    Simplesmente magistral.
    .
    * Chuva que acalma CORAÇÕES … secos pela desventura *
    .
    Cumprimentos poéticos
    Votos de um dia feliz

    ResponderExcluir
  26. Amigo, pérolas de poesias encontro aqui. Parabéns pela postagem. grata pela visita e o majestoso poema que deixou. abraços, volte sempre.

    ResponderExcluir
  27. Un piacere trovarti carissimo e ritrovare la tua poesia sempre molto bella. Un grande abbraccio di cuore

    ResponderExcluir
  28. Sendo hoje DIA INTERNACIONAL DA MULHER, nada me impede de dizer que: "" Cada mulher que nasce é uma Estrela que brilha na Terra "" ...... A Sua publicação é de uma ternura e carinho exemplares.
    .
    * (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderExcluir
  29. Hola, excelentes poesías nos ofreces amigo, y en un día perfecto en honor a la mujer, orquideas sensuales que flor mejor que un orquidea para ensalzar la sensualidad.
    Todas muy buenas, pero me quedo con la de Pesoa.
    Gracias por tu visita a mi humilde blog, encantada de tenerte Silo.
    Me quedo contigo y me llevo tu enlace para seguir leyendo tus maravilloso corazón.
    Feliz viernes.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  30. Fiquei encantada com estes sonetos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. o poeta encontra a poesia que se esconde em todos os seres e todas as coisas ! que sempre assim seja Laerte :)
    Angela

    ResponderExcluir
  32. Laerte, passei para desejar boa semana.
    Que tudo esteja bem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Admiro muito a sua poesia. Tem um dom que não deve nunca desperdiçar. Parabéns!

    Boa semana!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Que inspiração tão prolífica! Tantos poemas belos...um cesto de centenas de versos perfumados.
    Um abraço com amizade
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  35. Apenas me repito: arte formal perfeita, com conteúdo coeso, intenso e apaixonante.
    Uma vez mais, o meu aplauso!
    Bjinho, Laerte

    ResponderExcluir
  36. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Caro Laerte, seja sempre bem vindo...e vivam os poetas e poetizas.
    E para acertar, basta apenas começar!
    Excelente dom poético, que se não pode perder...então dêmos-lhe vida e façamô-la reviver!
    Abraço amigo.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  37. Amei o poema em resposta a Fernando Pessoa... diga-se de passagem um dos meus poetas preferidos nesse mundo.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Laerte!
    Peço licença para exprimir, de forma especial, meu encanto pelo último poema.... que verdadeiro e bem colocado todos versos... um afago lê-lo!
    Seja feliz e abençoado junto aos seus amados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir