Linguagem[+]

domingo, 13 de maio de 2018

SAUDAÇÃO ÀS MÃES

Imagem - Internet


Hoje, segundo domingo de maio, dia treze, é uma data de muitas comemorações em nosso país. É o Dia das Mães que, coincidentemente, caiu no dia consagrado a Nossa Senhora de Fátima, por sua aparição em mil novecentos e dezessete. Comemora-se também, a Ascensão de Jesus aos céus. Dia treze de maio de um mil e oitocentos e oitenta e oito, a Princesa Isabel assinou a lei áurea que daria fim a vergonhosa escravatura no Brasil. É o dia das Comunicações Sociais (dia das notícias, dos jornais, dos jornalistas, dos comunicadores, etc). Hoje ou ontem (12/5) faz cem anos que foi estabelecido o dia de homenagear as mães, no Brasil – Centenário do Dia das Mães. A história começou em pequena cidade dos Estados Unidos quando Ana Jarvis resolveu homenagear a mãe convidando as amigas dela para um café, em 1907, e dali em diante toda a cidade tomou essa prática, até que em 1914 o presidente daquele país tornou o dia oficial. No Brasil, estabeleceu-se a data treze de maio, em 1918, porém, foi em 1932 que o Presidente da República oficializou o Dia das Mães para o segundo domingo de maio. Em Portugal a comemoração já se deu no domingo passado (seis de maio). 
Por aqui, presto homenagens a todas as datas mencionadas, mas para exaltar as mães que geram, outras que criam, terceiras que educam, mães que atendem, e a tantas outras, compus um poema especial e deixo como meu penhor simples, mas singular e magnânimo pela própria grandeza da figura homenageada, a mãe.



SAUDAÇÃO ÀS MÃES
Autor: Laerte Tavares


Dia das Mães é um dia que se passa /
No mês de maio, sagrado à Maria, /
A mãe da Deus. Que as mães, neste dia, /
Recebam dela a consagrada graça /
De luz e bênção, a luz que se enlaça /
Ao filial amor, do qual me ufano /
Por ser amor de Deus Pai Soberano. /
Então, que o dia seja só de amor! /
O amor que traz amor, e aonde for /
Dará a luz que dá à luz ao ser humano.

49 comentários:

  1. Interessante a coincidência de datas... Mas, que as mães não se sintam escravas no gerar, criar e educar filhos, mas sim, que se espelhem no amor pleno e gratuito de Nossa Senhora, hoje com o nome de Fátima, para que juntos, em família, celebremos o amor!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É um prazer ler as tuas publicações recheadas de história e poesia.
    Um blogue brilhante, meu amigo Laerte.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela homenagem às mães com uma rica história e um bonito poema
    Beijinhos no core

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Sim hoje é um dia especial que comemora-se o dia das Mães. Que Deus abençoe a todas as Mães.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a sua homenagem Laerte
    Uma saudação deveras comovente.
    Obrigada pela carinhosa homenagem
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente linda tua homenagem e agradeço da minha parte! abração, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  7. Uma homenagem em mensagem notável e repleta de esplendor,
    com o excelente nível a que nos habituou.
    Gostei muito, Laerte.
    Abraço amigo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  8. Olá Laerte!
    Bela descrição para as mães do seu aniversário!
    Obrigado pelo poema que me foi deixado no meu blog e pela visita!
    Uma semana fácil eu quero você!
    Um abraço à distância, ELENA!

    ResponderExcluir
  9. Bellissimo e dolce omaggio a tutte le mamme e alla Nostra Signora dei Cieli ... mi è piaciuto leggere la storia di questo giorno che abbiamo in comune da sempre ...da quando impariamo a pronunciare la parola Mamma... Felice settimana un abbraccio

    ResponderExcluir
  10. Deslumbrante texto em homenagem! =) Parabéns a todas as Mães do Mundo!

    Bjinho

    ResponderExcluir
  11. Bonita homenagem às mães. Como mãe, agradeço do coração.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  12. Olá Laerte,

    Foi um dia de muitas comemorações bem lembradas e detalhadas. Seu poema é muito bonito uma linda homenagem as mães, agradeço. E agradeço também a gentil mensagem deixada no meu blog sobre meus trabalhos, obrigado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Uma sensível e bela homenagem às mães.
    Uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. O curioso é haver gente que tendo mãe parece jamais a ter tido, enquanto outros que a não tiveram de facto, não deixem de parecer tê-la tido!

    Belo e grato poema de homenagem às mães.

    Também por mim como filho, que não tenho a luminosa graça de usar tão belas palavras, lhe agradeço as suas, estimado Laerte, na medida em que caiba fazendo eu mesmo as suas palavras extensíveis à minha própria mãe, aquém e além das mesmas por si sós já incluírem todas as mães.

    Obrigado, com votos duma excelente semana

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Gostei imenso do relacionamento de datas e comemorações tão importantes destes dias da Maio.
    Acrescento uma tradição portuguesa relacionada com a data da Ascenção do Senhor ao Céu, que sempre é numa quinta feira, pois ocorre 40 dias depois da Páscoa.
    Era costume fazer-se (e ainda se faz em muitas zonas do nosso País)um passeio ao campo, com picnic, colhendo um ramo com diferentes flores campestres, oliveira e espigas de trigo ou centeio. Por isso se chama a esse dia "o Dia da Espiga".
    E para rematar acrescento que eu nasci no "Dia da Espiga"!(claro a data varia e só me lembro de uma vez as duas datas coincidirem)

    ResponderExcluir
  16. En España, se celebró el 5 de mayo, aunque lo importante no es la fecha, lo importante es su celebración y lo que ello entraña.

    Besos

    ResponderExcluir
  17. Em Portugal é um dia bastante importante sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Como puedo ver hay disparidad de fechas para la celebración del día de la madre según países. Creo que debería ser todos días y hacer que ella disfrute.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Laerte, aqui fiquei sabendo da história e da data que se iniciou a homenagem - o Dia das Mães. 100 anos? pensei que não fosse tanto.
    Um belo poema, também, e pela parte que me toca, agradeço de coração! Um beijo na Sandra, também.
    Grande abraço, amigo. Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Laerte, passar por aqui é sempre gostoso e proveitoso: desta vez aprendi história e li uma bela "Saudação às Mães".
    Sou mãe, logo, obrigada amigo pela comovente homenagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Em Portugal o dia da Mãe comemora-se no primeiro domingo de Maio.
    Mas, qualquer dia é bom para se homenagear as mães.
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Celebrado em família que é como deve ser.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  23. Olá, Silo!
    Obrigada por adornar meu post com seu comentário no Domingo.
    Muito bonitas suas palavras de afeto maternal!
    Seja muito feliz e abençoado junto aos seus amados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  24. Olá meu querido amigo Laerte! Que linda e merecida homenagem a esta pessoa tão importante em nossas vidas, as Mães. E para ficar ainda mais importante, este ano caiu no dia 13 um dia que pra mim se torna mais que especial pois amo minha mãe minha e minha segunda mãe nossa senhora de Fátima, isso só me dá motivos de sobra para agradecer o privilégio de ter duas mães maravilhosas uma no céu que olha por mim e por aqueles que amo e outra aqui junto comigo para me fazer me sentir a filha mais feliz do mundo. Laerte parabéns pelos belos poemas, lindas postagens, e obrigada pelo presente de sua linda amizade e estou esperando você me seguir lá no blog que será um prazer! Te aguardo, beijos de sua fã e amiga Elaine.

    ResponderExcluir
  25. Beautiful thoughts for moms.
    Thanks for visiting the blog.
    Good May Days For You!

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada pela parte que me toca.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  27. Olá Laerte, que beleza o informe sobre como e pq foi estabelecido uma data para comemorar um dia tão importante na vida de todos nós e o seu poemeto encerrou uma divina homenagem à todas as mães.
    Uma noite de paz, desejo a vc amigo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Essas mães que, nesse amor, muitas vezes silencioso, chegam a abandonar-se para DAR, amando.
    Aqui é a Virgem "De Los Desamparados", padroeira de Valência. Ao perceber o fervor popular nessa entrega sem limites, emociona-me, como se fosse à Virgem de Fátima.
    Abraços de vida, meu amigo.

    ResponderExcluir
  29. Olá Laerte!
    Poucos conhecem a história, como se deu o início da comemoração do Dia das Mães.
    Belo poema em homenagem as merecedoras mulheres que geram, criam e educam.
    Um abraço e obrigada pela carinhosa presença em meu Blog.

    ResponderExcluir
  30. Del comentario sacro de la virgen María,a un poema sentido, lírico a las madres. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  31. Amigo Laerte esta tua "Saudação às Mães", excelente poema de tua lavra, certamente tocou o coração de todos os que têm suas mães vivas, com a oportunidade de entregar-lhe nas mãos o presente escolhido com carinho, o abraço e o beijo. Outros não têm suas mães mais vivas, a não ser no coração e na lembrança. Parabéns, também amigo, pelo texto que antecede ao poema, que elenca várias datas comemorativas, que coincidiram com o Dia das Mães, dentre elas a que marca o Dia da Abolição da Escravatura, abolição que ocorreu há 130 anos. Nós brasileiros não podemos deixar de lembrar da imensa maldade cometida contra os nossos irmão negros.
    Um grande abraço e excelente final de semana.
    Pedro

    ResponderExcluir
  32. Um texto muito bonito, a homenagear aquele Ser maior na vida da gente.

    Convidamos a ler o capítulo XIV do nosso conto escrito a várias mãos "Voar Sem Asas"
    https://contospartilhados.blogspot.pt/2018/05/voar-sem-asas-capitulo-xiv_18.html

    Votos de bom fim-de-semana!
    Saudações literárias

    ResponderExcluir
  33. Belíssima homenagem. Um poema lindíssimo.

    Muito grata, no que a mim me toca, que também sou mãe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Soberana Mensagem. A todos cabe a Honra (e o Dever) de enaltecer a Mãe, a nossa, a do Mundo inteiro.
    Tens o Dom especial que só é dado a pessoas sensíveis e atentas.
    Parabéns.


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  35. Caro Laerte

    Realmente, o 13 de Maio um dia de grandes celebrações todas muito importantes. Muito obrigada pelos versos dedicados às Mães. São belíssimos.

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  36. Olá, querido amigo Laerte!

    Mto grata por sua visita e tão poético comentário, aliás, você faz versos como quem bebe água no calor do verão.

    É bom sabermos a origem do dia da Mãe e aqui aprendi bastante.

    Sua homenagem, em forma de poema, nos mostra a dimensão a importância de ser mãe e de termos uma mãe, que tudo faz para sermos felizes e até a própria vida ofertará, se necessário, por nós.

    Um mega abraço e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  37. Es un hermoso homenaje el que has hecho a todas las madres. Bello en timbre de tu pensar y sentir.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, só hoje venho cometar esta sua publicação mas não venho atrasado, pelo facto de todos os dias serem dia da mãe, parabéms a todas as mães do mundo.
    Continuação de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
  39. Arrivo un pò tardi per la festa della mamma, comunque ti ringrazio per questo bellissimo omaggio anche io sono una madre.
    Sono passata per un saluto carissimo è sempre un grande piacere leggerti.

    ResponderExcluir
  40. Querido amigo belas informações da historia desta data.
    E sua homenagem perfeita à elas rainhas dos lares.
    Que esteja em paz e bem inspirado amigo.
    Meu terno abraço de paz e luz.
    Grato sempre pela atenção e incentivo.

    ResponderExcluir
  41. Obrigada pela linda mensagem e as preciosas informações.
    Abraços, tenha uma ótima sexta.

    ResponderExcluir
  42. Voltei, para agradecer a carinhosa visita e falar que a vida por aqui está muito boa, apesar de como diz a musica gaucha, não podemos se entregar pros homem de jeito nenhum, amigo e companheiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Muy buena información y bello poema ....gracias por tus letras y visita... un gusto leerte......saludos

    ResponderExcluir
  44. Um bo repaso a todas asefemérides do dia 13 de maio.Ainda que eu non son moi dada os dias D porque penso que todos os dias deben ser iguais en canto aos nosos afectos, consideracions, responsabilidades, etc e todos son bos para manifestar noso sentir, hacho que dia da nai, dia da muller, dia da paz... son cada un dos dias. Gostei de aprehender c
    Da sua man cousas que non sabia e tamen me alegra que goste dos gatos. Grazas polo piema que me deijou en forma de comentario, ou ao reves, un comentario en forma de poema. Un prazer a sua visita

    ResponderExcluir