Linguagem[+]

domingo, 22 de setembro de 2024

PRIMAVERA (de primo vere - o primeiro verão}

 Sempre que chega a primavera o meu coração se alegra sem que eu saiba por quê. Hoje o sol nasceu em uma atmosfera límpida abrasando um vergel ainda acinzentado. O sabiá de peito amarelo e garboso cantou seu hino à flora degustando as primeiras ervas, insetos e frutos primaveris. O mar com mais brilho aparentava indiferente, porém o céu refletido nele parecia mais próximo em que as trombetas angelicais ecoavam no marulhar dele que mansamente emitia, meio rouco, sons maviosos para acalmar a minha mente e deixasse que eu fosse só anímico com o raciocínio frouxo e de alma atenta. A minha sensação andava entre serafins ou faunos que me acenavam do vergel, ora, mais verde com a luz solar que dissipara o cinzento. Não sei se nessa hora a minha sensação tocou em Deus, mas eu senti a santidade refletida ao mar, ora, dourado. E foi nesse momento de um feixe de luz iluminar-me a mente que desperta por segundos, fez-me entender que hoje começou a primavera no hemisfério Sul. 

PRIMAVERA 

Chegou a primavera e a flora aflora

Com flores feito fatos fiéis a ela,

Em que o verde e a cor beje-amarela

Faz o vergel dourado. A luz o cora.

 

Tudo é beleza e, quando nasce a aurora,

A passarada canta à luz singela

Numa alvorada doce e se desvela

A fauna, a flora e a noite – foi-se embora.

 

Por isso a primavera é a estação

Mais desejada das quatro, em questão,

Pelo que oferta aos seres. Sendo bela.

 

A mim ela me toca o coração.

Na primavera tenho a sensação

Que sou só alma, sem mente ou razão.

2 comentários:

  1. Un bello texto que unido a la poesía que nos dejar los del hemisferio contrario debemos esperar seis meses en hacerle nuestro.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Texto e poesias lindos! Feliz primavera e tudo de bom! abraços, chica

    ResponderExcluir