Linguagem[+]

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

MINHA HIGIDEZ

Poemas que compus quando internado: 

HOSPITAL 

O hospital nos reconforta.

A atenção é enorme.

Enquanto se come e dorme,

Alguém bater à nossa porta.
 

Deus escreve em linha torta.

Faz com que o mal se transforme

No bem e, assim, conforme,

Dá luz à vida não morta.
 

O hospital é um hotel

Cinco estrelas, no papel

De nos restaurar a vida.
 

É feito a um servo fiel

Com a vida em lua de mel

Dando à saúde guarida.

 

"OH, VIDÃO"
 

É trinta e um de dezembro.

A Sandra e eu no hospital.

Para cumprir ritual,

Trilhei tradição que lembro.
 

Brinde de espumante ao membro

Direito, via canal

Venoso. Com a via oral

Eu canto, em voz que desmembro:
 

Uma voz, faço em tenor.

Sandra, em soprano inferior

Formando, assim, um dueto.
 

Feliz Ano Novo, Amor!

À Luz do Pai Criador,

Dancemos, em minueto!?...


    Baixei ao hospital para reposição de sódio por inchaço generalizado, decorrente de disfunções cardiovascular-respiratórias e detectaram, dias após ao tratamento,  uma agressiva erisipela bolhosa nas pernas.
    O importante disso foi como encarei, otimista, a provação, chegando a encaminhar um poema ao médico amigo, Dr. Jorge Helias que nos ligava constantemente, bem como a um colega escritor de Blumenau que havia me enviado seu livro recém-editado, Cao Hering, ironizando que eu estava a brindar com espumante, via venosa, em companhia de minha esposa, o primeiro do ano.
    Porém, ainda mais curioso é que recebi alta ao meio-dia do dia primeiro do ano e da cadeira de rodas, na qual a enfermeira me conduzia à portaria do nosocômio, já liguei à central de radiotáxi pedindo um carro. Passados alguns minutos, recebi mensagem informando não terem localizado táxi, ainda, mas continuariam tentando. Aguardei e veio a resposta de que não existia carro àquele horário. Liguei ao aplicativo Uber – recebi mensagem de preço majorado ao valor da corrida, mesmo assim confirmei. Responderam-me que a corrida foi cancelada por não haver veículo disponível. A portaria do Hospital ligou para todos os pontos de táxis que tinha na lista, sem que um só atendesse. Meio-dia de Primeiro do Ano, a cidade morta, às moscas, com a posse de todos os políticos, à tarde, nem carro passava em frente ao prédio. 
    Inesperadamente, um anjo azul da Pomerânia, se me revelou: estacionou à minha frente, um flamante automóvel Corola. O condutor saltou, dirigindo-se à cabina de cobrança do parque, do meu lado. Analisei o ariano de dois metros e dirigi-me a ele. Expus meu drama e indaguei se seria capaz de conduzir-nos a nossa casa (minha mulher carregada de bolsas e valises e eu), situada nas imediações próximas. Ao que ele, imediatamente, disse sim; abrindo as portas do carro para que eu me acomodasse ao banco dianteiro e minha mulher no banco de trás. Deu início ao trajeto e nos falou: o pior é que meu pai, que se encontra na U.T. I., indagou-me se o corrupto já tinha tomado posse e eu lhe disse que não. Respondi-lhe: É, que vergonha, as nossas Forças Armadas deixarem os patriotas que estão há mais de cinquenta dias acampados em frente aos quartéis; gente idosa, tomando chuva e vento, dormindo em barraquinhas e os militares não deram uma declaração a eles, como se a posse do Ali Babá fosse normal, perante tantos indícios de anomalias na forma como foi processado o pleito. É o cúmulo do desrespeito e falta de consideração para com o povo brasileiro de bem. Eles perderam toda a credibilidade. São odiados pela esquerda e, agora, serão rejeitados pela direita. Triste fim de uma instituição que tem como patrono, nosso herói maior, o Duque de Caxias. O senhor assentiu e eu fiz mais alguns comentários sobre outros Judas, indagando o seu nome? – Celso Hofmann. Não querendo ser um atrevido inquisidor, deixei por isso e fui de copiloto orientando o trajeto, quando, por excepcionalidade, havia uma farmácia de plantão no percurso, onde ele parqueou o auto e desembarcou para comprar materiais de higiene ao pai. Já servido, deixou-nos em frente ao nosso edifício. Emocionado, consignei nossa gratidão.
    Minha mulher acionou códigos de uma e outra porta de acesso ao prédio, código do elevador social e, finalmente ao doce lar.
    Apelei aos meus contatos tentando encontrar dados sobre o anjo azul e no dia seguinte recebi do meu fraterno amigo Braz da Silveira, escritor e emérito acadêmico da Academia de Letras da cidade vizinha, Biguaçu, onde ambos residem, dados que o amigo, com credencial de Sherlock Holmes e olho de geômetra, conseguiu-me todos com endereço postal do cidadão, deixando-me apto a enviar-lhe um bom vinho e uma cerveja alemã como homenagem à sua generosidade. 

Poema declamado por Laize Alves, do livro ESPERANÇAR

47 comentários:

  1. E assim escreve um enorme poeta

    Feliz ano de 2023

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos poemas, mas fiquei triste em saber que esteve doente. Espero e desejo que já esteja completamente recuperado.
    Abraço, saúde e Feliz Ano 2023

    ResponderExcluir
  3. Olá Laerte, desejo-lhe rápidas melhoras e feliz recuperação!
    que o ano novo, 2023, seja um ano em grande, com paz e amor, saúde e harmonia,
    e bem-vindas as pessoas de bem como esse senhor que se apurou ter sido uma espécie de anjo da guarda:)
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Me alegro te hayas recuperado de tus dolencias y que tu padre pronto se recupere. Ojala sigas sin visitar en lo que queda de año y eso que queda mucho.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que recuperou, meu amigo!
    Delicioso ler os seus poemas e as aventuras do texto...a vida é tramada!
    Neste 2023, desejo-lhe muita saúde.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Que lindo poema amigo Laerte, mesmo tendo ficado doente e ido ao hospital, encarou tudo com otimismo e ainda escreveu um poema!
    Isso que chamo de "ostra que faz pérola". Parabéns, se saiu muito bem.
    Abraços e feliz 2023 com muita saúde!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que já está bem!
    Aproveito para desejar Feliz Ano Novo!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. Que o Novo Ano venha recheado de saúde e felicidade!
    Beijinhos!💖💛💖Megy Maia

    ResponderExcluir
  9. Caro Laerte
    Desejo-lhe feliz recuperação e ainda bem que encontrou esse anjo
    que o levou para casa são e salvo. Há dias assim, há pessoas
    assim que nos aparecem para nos lembrar que nem tudo é mau
    nesta vida.
    Adorei o seu poema e a prosa que o acompanhou.
    Boas melhoras.
    Grande abraço
    Olinda

    ResponderExcluir
  10. Caro Laerte,
    O mundo nosso se redime a cada olhar do(s) poeta(s). Como é bom sabê-lo recuperado e como é bom vê-lo poetando e refazer a vida do hospital com imagens. Há sempre um Ano a nos acompanhar... Também o sigo...
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  11. Além de picaresco, está um relato delicioso!
    Desejo que se encontre bem e um 2023, repleto de saúde e alegrias...
    No primeiro poema deste ano, falo das nossas ilhas... Vai gostar...
    Abraços para os três, com votos de felicidades.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo maravilhoso poema. Congratulo-me com as suas melhoras e desejo que 2023 seja uma ano feliz.

    ResponderExcluir
  13. Olá Laerte, antes de mais quero desejar-lhe um ano novo repleto de alegrias, saúde, amor e muita paz!
    Fico triste por saber que teve este percalço na sua saúde, mas graças a Deus e ao seu otimismo há-de correr tudo bem.
    Parabéns pelo enorme talento nestes versos tão especiais.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Que a sua saúde se restabeleça depressa e eficazmente. Sinto que tenha passado esse mau bocado, Gostei do poema que partilhou aqui.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Tienes una gran publicación aquí administrador del blog y estoy tan asombrado que quiero compartir esto aquí con todos ustedes. Una vez fui un paciente con herpes y diabetes hasta que me encontré con el Dr. Itua, un médico herbolario tradicional que curó a muchas personas que sufrían. de diferentes tipos de enfermedades y tener problemas de salud.
    Un amigo mío me presentó al Dr. Itua, un herbolario que curó a su esposo del VIH y la diabetes después de tomar las hierbas del Dr. Itua durante un mes, así que me armé de valor y me puse en contacto con el Dr. Itua, un herbolario que me dijo todos los procesos que debo seguir. para comprar los medicamentos a base de hierbas y así lo hice, mis medicamentos a base de hierbas me llegan por el servicio de mensajería de UPS que me entregaron en mi casa aquí en dallas, tomé los medicamentos a base de hierbas durante un mes y me curé por completo y hoy estoy curado y no más brote estoy muy agradecido y es por eso que quiero salvar la vida de alguien más escribiendo esto aquí.
    Dirección de la tienda de hierbas Dr. Itua: https://drituaherbalcenter.com/shop/
    Dirección de correo electrónico del Dr. Itua: drituaherbalcenter@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Laerte,
    Gostei dos poemas sobre a realidade por que infelizmente passou.
    Desejo que se encontre recuperado.
    Tenha um bom 2023, extensivo a sua esposa e restantes familiares.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  17. Pois é, meu caríssimo amigo Laerte Silo Tavares, quem é forte de corpo e de espírito não encontra grandes dificuldades em sair de
    uma enrascada como esta que te levou ao hospital. Fiquei a imaginar a falta que sentiste de um bom vinho tinto no fasto jantar em tua casa, jantar que provavelmente não houve pela doença que te acometeu. Mas, não se pode esquecer que foste muito bem tratado no hospital, acompanhado que estavas de tua digníssima esposa. Estavas pois com Sandra, mas certamente sentindo a falta do filhote Arthur.
    Então, Laerte ficamos aqui, em Porto Alegre, Taís e eu, torcendo pela tua pronta recuperação, que deverá ocorrer com brevidade.
    Meus votos de um ano de 2023 com muita saúde, Laerte, Sandra e Arthur, com muita alegria, amor e esperança.
    Que Deus seja louvado!
    Grande abraço aqui do seu amigo que muito o estima.

    ResponderExcluir
  18. Pedro Luso anda com baralho de Tarô no bolso: a descrição é divinatória, pois "o diabo do vinho" fazia-me uma falta danada. E a sopa, meu amigo? Como dizia minha avó materna, cigana analfabeta – a sopa era um "gumito"(vômito) de gato... "e durma com um barulho esses!..." Porém tudo passa com passa o esplendor transitório da rosa. Gratidão amigo por tão marcante e procedente comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá, amigo Laerte, o que é um poeta! Conseguiste fazer um poema internado no hospital!! A cabeça estava a mil, hein amigo?
    O poema está excelente, gostei muito, mas o teu texto...Laerte de Deus, o que foi aquela saída do hospital?? Imaginei a Sandra...
    Sim, 'vinho e cerveja' ao generoso homem, que sorte...o Salvador!
    Desejo a ti, Sandra e Arthur um 2023 repleto de coisas boas, muita paz, alegria e saúde!! E melhoras rápidas!
    Adorei teu texto! Um peso daqueles contado com leveza! rss
    Beijo e abraços para vocês!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Learte! Primeiro desejo que tenha boas e rápidas melhoras e um novo ano com boa saúde
    Gostei da sua poesia e do bom humor que nos transmite
    Realmente depois de uma atribulada viagem de regresso a casa, que bom que foi encontrar aquela boa alma!
    Salde para vós!

    ResponderExcluir
  21. Olá, amigo Laerte!
    Espero que a recuperação esteja a ser boa, que é o mais importante.
    É curioso o teu sentido de humor mesmo estando no hospital. É sempre bom o nosso estado emocional estar bem cá em cima, para assim contribuir para a nossa recuperação.
    Agradeço a visita e gentil comentário no meu cantinho.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana, e muita saúde!
    Abraço fraterno.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nooooooooooossa, Laerte! Que fim de ano e começo do outro! Mas, ainda bem nada de mais grave aconteceu! Agora imagino que tenhas cuidados e principalmente, melhor não ver muito noticiário.rs... Desejo que 2023 seja muito legal pra ti, pra Sandra e que tudo de bom aconteça...Vê se não incha mais,rs... abração, chica

    ResponderExcluir
  23. Meu pai esteve uma vez internado com o mesmo problema!
    Espero que esteja bem e regresse ao seu belo "poetar"... Bj

    ResponderExcluir
  24. ola obrigada pelo seu comentario no meu cantinho tambem lhe desejo tudo de bom com muita saude para si e os seus e que lindo poema que nos escreve aqui e este ano vai correr tudo de bom pois ele acaba em 3 o n da sorte dizia a minha avo e agora digo eu aqui boa sorte e muita força bjs saude

    ResponderExcluir
  25. querido Silo Lirico

    poeta de la silente

    y emotiva emoción

    llevada sutil esperanza

    entre aire terciopelo

    y batas blancas

    del pleamar hospital ...

    Silo Lirico poeta amigo ...
    te deseo recuperes pronto del trance
    en manos de los doctores , el apoyo
    de tu esposa y la luz siempre viva
    en los amigos al acompañarte....
    Silo Lirico , tuyo siempre incondicional
    poeta de los latires te envio ramos de
    noches y lunas alegres en tus alientos
    ....animo , vuestro amigo..jr.

    ResponderExcluir
  26. Carissimo mi dispiace molto che tu sia stato poco bene, ma sono contenta di leggere che stai meglio, ti auguro tutto il meglio davvero con il cuore. Un abbraccio grande...la poesia come sempre super

    ResponderExcluir
  27. Em tempos a minha mãe teve uma infecção assim numa perna, na consequência de uma canela esfolada na entrada de um autocarro, e com uma cura problemática, visto sofrer de má circulação... e problemas cardiovasculares e respiratórios, também são o problema diário por aqui, que a minha mãe tem de ter sempre controlados com um monte de medicação!
    Estimo que tenha recuperado já por completo, Laerte! E felizmente sua saída hospitalar tão atribulada, lá se resolveu pelo melhor, dentro das circunstâncias! A minha mãe já tem adoecido noutros anos em tempo de Natal ou de Ano Novo, pelo que sei quanto são problemáticas estas épocas, em termos de atendimento e deslocação de doentes, quando a tenho de acompanhar...
    Gostei imenso dos poemas partilhados, apenas lamentando as circunstâncias dos mesmos... pelo que desde já, estimo a continuação de uma boa e rápida recuperação!
    Deixo um grande abraço! E votos de um Bom Ano, com muita saúde, bons momentos, e felizes concretizações... e outros projectos literários, certamente!
    Feliz 2023! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  28. O hospital nos reconforta.
    A atenção é enorme.
    Laerte, fico pasmada ao ler a sua descrição...eu fujo dos hospitais e você fala assim tão bem, sorte a sua!
    Pois foi uma experiência única de fim de ano e começo de outro! Desejo que 2023 seja melhor com saúde e paz.
    realmente é muito importante como encarou, otimista, a provação, mas se diz que tem um médico amigo, Dr. Jorge Helias ISSO DÁ LOGO OUTRA CONFIANÇA
    então, começo por agradecer a sua visita bem como o poema que me dedicou...e as suas palavras dizendo:
    Gostei imensamente de tua postagem.
    Verdade, a Russia czarista é extraordinária.
    a herança arquitetônica é mesmo maravilhosa.
    Trouxe imagens fabulosas desta minha viagem, quero mostrar no meu blog mas parece que "algumas pessoas" acham mal eu estar a dar importância a um país que origina diariamente muitas mortes de inocentes...enfim...tenho muita pena que misturem as coisas
    Abraço fraterno da Tulipa!

    ResponderExcluir
  29. Felizmente , nunca estive internada.

    Desejo-lhe a não repetição da experiência.

    Bom fim de semana, abraço

    ResponderExcluir
  30. Querido amigo Laerte, não podia ter sido mais diferente o seu final de ano. Sem dúvida o seu humor terá ajudado na recuperação, mas não repita em 2023.
    Aplaudo o poeta, pelo poema e pela prosa. Quem sabe poetizar fá-lo até em cama de hospital (ou hotel de 5 estrelas?). Maravilha!!!
    Desejo boas melhoras e muitos «anjos azuis» na sua vida.
    Beijo, feliz 2023 para si e para os seus.

    ResponderExcluir
  31. Meu caro amigo Laerte,
    Passar a virada de ano no hospital não deve ser nada gostoso, mas fico feliz que o amigo esteja bem! Gostei do poema, até nas situações mais difíceis pensamos em poesia e ela nos ajuda a enfrentar os dias complicados.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Relato delicioso e não fora a circunstância inoportuna das coincidências com o final de Ano e até daria para sorrir.
    O Poema é de Mestre. Explica tudo.
    Desejo que se encontre bem e que este 2023 não traga outras surpresas.


    Abraço, Laerte.
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  33. al mismo tiempo que releo
    tu bello poema Silo Lirico
    vengo a preguntaros como vas
    y espero sigas con animos en
    este trance a afrontar.. ,que es
    como la vida viene ...luego será
    un motivo para recordar ...unido
    con toda tu familia , y con mi oración
    puesta en la Santina de Covadonga
    nuestra patrona de Asturias para
    que todo te salga inmejorablemente
    bien ...Silo Lirico , tu amigo siempre .jr.

    ResponderExcluir
  34. boa tarde
    um relato que parece um filme, mas ainda bem que apareceu um anjo que os levou a casa.
    gostei da poesia.
    desejo que fique bom e que a semana seja de harmonia.
    :)

    ResponderExcluir
  35. Gostei imensamente do comentário de meu amigo de juventude Renato de Melo Viana: “Como nos ensinou o grande Fernando Pessoa: ‘O poeta é um fingidor, Finge tão completamente, Que chega a fingir que é dor, A dor que deveras sente.’ Grande e afetuoso abraço.’” E eu, parafraseando Renato e Fernando ao mesmo tempo, poria como assertiva de Melo Viana: O poeta é um fingidor, / Finge. E tu, entrementes / Que finges não sentir dor / Da dor que te atinge e sentes? Laerte Tavares.

    ResponderExcluir
  36. Releio e penso que um famoso escritor de roteiros de Hollywood não descartaria este acontecimento e o irá aproveitar num futuro mais ou menos próximo. Só é preciso estar atento á estreia.
    Laerte, Amigo. Há coisas que só nos acontecem a nós!...
    Parece impossível tanta coincidência menos boa.
    Só espero e desejo que a normalidade regresse e não te apoquente com novas descobertas do sofrer.
    Te desejo tudo de bom.

    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  37. Apesar da dor dos problemas de saúde o amigo Laerte conseguiu manter a boa disposição do seu estado de espírito.
    Que alta que lhe deram no 1º dia do ano novo seja o prenúncio de um 2023 repleto da melhor saúde.
    Abraço de amizade, Laerte.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  38. Releio e te saúdo, Amigo Laerte.

    O meu abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  39. quiero preguntarte
    Silo lirico lo primero
    como esta todo y que
    espero sea bien , al
    tiempo que aprovecho
    para leerte tu bello re-
    lato y sus reflexiones
    deseando pases una
    buena semana ...un
    fuerte abrazo de tu
    amigo siempre .jr.

    ResponderExcluir
  40. Te saúdo e te agradeço, Laerte. A Vida foi criada para ser vivida plenamente.
    Estou contigo.


    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito destes seus escritos literários. Até nos infortúnios a sua inspiração não se esgota. E, ainda há pessoas boas, tenhamos esperança na humanidade!
    Espero que todo o mal, que o levou ao hospital, esteja completamente ultrapassado!

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  42. hola Silo Lirico vengo a desarte todo lo mejor
    en tu recuperación y releerte tu bello y expresivo
    texto donde das una escelente lección de vida.
    feliz semana y un fuerte abrazo , tu amigo . jr.

    ResponderExcluir
  43. Uma situação de fragilidade que rendeu um maravilhoso poema, é a poesia é nossa companheira fiel.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  44. Olá, Laerte
    Que aventura, hein? Fez-me lembrar a minha passagem de ano de 2020 para 2021... Eu e o meu filho, sozinhos no hospital, eu com Covid - recebi no dia 1 de Janeiro o resultado do teste que dera positivo - não estava lá mais ninguém, além dos médicos de serviço e enfermeiros. À meia noite o enfermeiro que me tinha atendido veio oferecer-nos uma taça de champanhe. Memorável.
    O seu relato está impecável, e ainda bem que apareceu o anjo azul...
    Gostei, igualmente, dos poemas.
    Meus votos para que se encontre perfeitamente bem de saúde.

    Obrigada pela sua presença no Aniversário do meu blog. Ele agradece, e diz que gostou muito de o ver lá...😊

    Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  45. Estimada Laerte, hoje venho desejar a si e seus uma
    Festa de Páscoa muito feliz.
    Abraço cordial.
    ~~~~

    ResponderExcluir