Linguagem[+]

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

POUCO A DECLARAR

 

FONTE - INTERNET 

Sinto-me desapontado em constatar que minha última postagem neste espaço foi em 07 de maio último. Ensaiava-me para editar alguma coisa e a inércia de repouso era mais forte, não me deixando sair da masmorra letárgica pela decepção em relação à política brasileira, com o aparelhamento, de atalaias, em observações de mídias digitais e redes sociais como o WhatsApp. Cessei com comentários no Twitter, Instagram, Face e Blogs, bem como de postar matérias em quatro páginas literárias que interajo. 

Estou direcionado, pelas circunstâncias, à criação literária, estando com três obras encaminhadas. Uma delas deverá seguir ao prelo nos próximos dias. Como nada tenho a comentar, venho falar de flores – meus versos, por versejador contumaz que sou. Ou melhor, postar uns vídeos interpretados por Salvador dos Santos, jornalista e radialista de Universidade do Estado de Santa Catarina, de poemas da minha lavra. Abraços cordiais. 


21 comentários:

  1. Uma boa razão para se afastar do mundo virtual.
    Grande abraço, bfds

    ResponderExcluir
  2. Que lindos teus vídeos e poesias dali da ensolarada e radiosa SC! Que bom apareceste! Boa sorte com teus livros que já estás bem encaminhados! abração, chica

    ResponderExcluir

  3. Escuchando tus videos uno se reafirma que para entender la poesía hay que saber algo mas que leer.
    Como nos dices en ocasiones algo nos manda dejar este mundo virtual al carajo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. A criação alimenta-se da introspecção, para tantas vezes, atingir outros patamares... e os seus vídeos, são outra forma de expressão... que adorei descobrir e apreciar por aqui, Laerte! Muitos parabéns! Nem saberei dizer qual apreciei mais!!! Ambos fantásticos!
    Desde já votos de muito sucesso, para os próximos projectos literários, que já terá em andamento!
    Eu estive também uns meses ausente... mais um súbito problema de saúde da minha mãe e que careceu de consultas e tratamentos quase diários, para não se complicar... felizmente já mais controlado... mas ainda não totalmente ultrapassado... dermatite atópica, conjugada com má circulação crónica das pernas... tem dado imenso que fazer... mas felizmente, estamos já numa fase menos preocupante! Depois o calor, parece que ajuda também a desencadear e a manter o problema! Sei que no ano passado, tivemos problema idêntico, mais localizado nos joelhos dela... muito inchados... e este ano a inflamação ficou-se mais dos joelhos para baixo, embora tendo começado de novo nos joelhos.
    Enfim! Os problemas de saúde quando resolvem aparecer, surgem rápido, mas demoram a desaparecer... mas... um dia de cada vez, para irmos dando conta dos mesmos, com coragem e persistência...
    Um grande abraço! Votos de muito sucesso, Laerte, e muita saúde para si e todos os seus!
    Feliz Agosto! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Gostei imenso de ouvir os seus poemas e de ver os vídeos. Maravilhosos os dois.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridíssima poeta,
      Grato por ser aplaudido
      Por quem conhece o sentido
      De uma arte concreta.
      Meu esforço tem em meta,
      Sendo vil versejador,
      Dar ao belo mais vigor
      Para que possa ser visto
      Ou alertado, e é isto:
      A arte é superior.

      Pois não sei se o belo a mim
      Para outro ser seja belo,
      Porque ele tem um elo
      Com o divino e serafim
      Eu não sou; porém afim
      Ao divinal, a alma seja
      E a inspiração benfazeja
      Pode haver nela, talvez,
      Por isso de quando em vez,
      Sinto ser o que a alma almeja.

      A arte creio se uma manifestação anímica, prezada amiga, e juro que sinto não tem alma à poesia e vou tentando como um razoável versejador em certos versos exista poesia, mas me acho e sinto eu ser muito pragmático com exatidão nos versos. Sei que sou um operário da literatura, apenas, sem saber se meus textos tem valor. Fico grato com seu comentário. Abraço cordial. Laerte.

      Excluir
  6. Que a produção literária vá de vento em popa, isso é importante!
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PELA LINDA POSTAGEM E PELOS BELOS VERSOS!
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Apresentou uma diferente forma de interagir, mas que continuou a ser uma elevada maneira de comunicar.
    Obrigado, Laerte.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. Olá, caro amigo Laerte, uma bela surpresa esta tua excelente postagem, na qual se tem a grata oportunidade de ouvir o poema de tua lavra ILHA DE SANTA CATARINA, com a excelente declamação feita pelo teu amigo Salvador dos Santos, jornalista e radialista de Universidade do Estado de Santa Catarina.
    Meus parabéns ao meu caro amigo Laerte, poeta catarinense de nomeada que integra a Academia Catarinense de Letras.
    Fraterno abraço ao nobre amigo.
    Pedro Luso

    ResponderExcluir
  10. Laerte, que poema mais lindo sobre essa Ilha maravilhosa, teus sentimentos, tua família...tudo vem lá do fundo do coração! Quanta sensibilidade, quanto sentimento, parece uma "prece", amigo! E com essa belíssima declamação, está fantástico!
    'Espaço Infinito' também belíssimo!
    O que te direi? O melhor é deixar muitos e muitos aplausos!
    Adorei o que deixaste lá pra mim, que lindo!
    Que venha mais poesia aqui no SILO LÍRICO !
    Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  11. Quedamos atentos a la publicación de estas obras, maestro Laertes. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  12. Sempre com a sensibilidade em flor, Laerte! Aplaudo sua vontade!
    Beijinhos!
    Megy Maia😘💙💐

    ResponderExcluir
  13. Caro amigo Laerte,
    Não importa a forma que sejam postadas os textos ou poemas, o mais importante é o sentimento contido em cada palavra e nisso os seus poemas tem de sobra. Parabéns meu amigo poeta e prossiga seja do jeito que for, o mundo precisa de versos e mais amor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Laerte,
    Hoje estou aqui em missão especial.
    Parabéns por esse seu
    Blog que tanto representa
    para nós Blogueiros e Blogueiras!
    Grata por existir.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    do Blog Espelhando
    Confere lá:
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/2023/08/con-versa-sobre-o-dia-do-blog.html

    ResponderExcluir
  15. he pasado un momento feliz querido amigo poeta Silo Lirico
    leyendote tu hermoso relato donde los pensamientos son sarmien-
    tos de la más bella vid , y los videos una frescura de temas en los que
    la vista puede apreciar un todo dentro del universo ....precioso post
    Silo Lirico , donde nos brindas con el ramillete de aromaticas flores
    que nos alivia y dan luces nuestro sentimientos , mis deseos de una
    feliz semana , y un fuerte abrazo . jr.

    ResponderExcluir
  16. Passando a deixar um grande abraço, estimando que se encontre de saúde, Laerte, fazendo votos de muito sucesso, para o lançamento dos seus mais recentes projectos literários!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Olá, Laerte!
    Não esteja desmotivado, meu amigo, porque o mais importante é termos saúde. A idade é um número.
    As suas obras literárias continuam a sair e a ter êxito e isso vc sabe.
    Gostei dos dois vídeos e da linda e perfeita declamação de Salvador dos Santos.
    Um grande abraço e se anime!

    ResponderExcluir
  18. Meu amigo Laerte,
    Estou visitando o blog dos amigos para conferir as atualizações e deixar os meus comentários. Te espero no meu blog, tem postagem nova! Boa semana meu amigo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir