Linguagem[+]

domingo, 7 de maio de 2023

DIA DAS MÃES E DIA DO FADO

      Sendo um humilde escritor, versado em romances, contos, crônicas, ensaios e poesias, arrisco-me também em composições de letras musicais, cujo maestro Zezinho, dileto amigo, já musicou algumas delas. Eu sou um zero à esquerda em música, pois só cursei, interno em colégio salesiano, em tenra idade, o Canto Orfeônico. Então, se alguém ligado à música se habilitar à musicalização da presente letra do fado português, ficarei contente. 

     Visto que no Brasil, o dia consagrado às mães – Dia das Mães é o segundo domingo de maio, em homenagem a elas compus alguns versos que publico também, a não deixar o dia 14/05/2023 passar por este espaço em brancas nuvens. Abraços. 

 

O FADO É A ALMA LUSA
           Autor: Laerte Tavares

 

Faz lembrar alguém 

Algo que o fado tem 

No tom de tristeza, solidão e mágoas? 

Lembra a mim o som das águas 

Das ondas do mar aberto 

Batendo ao costado, e forte, 

Da nau posta à própria sorte   

Da rota com destino, mas incerto 

E o nauta, preso à nau como cativo, 

Sente-se até morto; ou vivo 

Temente ao naufrágio e à morte.

 

Tendo o mar encapelado 

O vagalhão bate ao costado

Desaguando no convés 

E vai sair através 

Das escoas, com um som 

Arrastado, tendo o tom

E ritmo iguais ao do fado. 

 

Por isso que o som do fado 

Lembra o marujo embarcado 

Na solidão do alto-mar

Imprevisível a estar. 

A nau navegando avança, 

E a alma do marinheiro

Fareja, no ar, o cheiro 

Da morte, até na bonança.

Porém, na luz da esperança. 

 

O fado é a alma lusa 

Navegadora que usa 

A força do corpo humano 

 Para vencer o oceano.

E, essa alma é o fado  

Do argonauta fadado    

 Ora, a ser, do fado, a musa.  

 

DIA DAS MÃES
   Autor: Laerte Tavares 

 

Mãe – palavra comovente 

A mim e creio que a quem

Perdeu a sua também,

Como a perdi de repente. 

 

Mas a vida ensina a gente 

A viver, seguindo além 

Quando algum percalço tem

E eu, superei lentamente. 

 

Hoje, com a mãe do meu filho 

E ele, eu me maravilho 

Vendo que Deus nos conduz. 

 

Dia das Mães é estribilho 

Do cântico de vida, ao trilho,

Que canto com amor e luz.


Mãe
Autor: Laerte Tavares

Mãe, palavra poética sem ter rima

Mas soa doce, ao tom de uma ternura

Alagada de amor da criatura 

Progenitora  ou mãe, que orbita acima 

Dos céus e chega à mente por estima 

Arraigada à lembrança e ao mor filial

De onde surge o belo universal

À arte literária em poesia 

Prenhe de intensa luz, que alumia

O coração humano, qual fanal.


Palavra Mãe
Autor: Laerte Tavares

A palavra mais sublime 

Do meu encanto, em menino

Foi mãe, no primeiro ensino

Recebido. Ela exprime 

Vida – nascer para o time 

Da família como sendo 

Mais um milagre estupendo

Fruto da luz do amor,

Plena no seu esplendor

Deste universo colendo. 

Postcode recente Uma Odisseia na Roubada - Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.

Foto: Laerte Tavares 


39 comentários:

  1. Soubesse eu musicar e decerto que o faria pois os poemas são deslumbrantes
    .
    Uma Mãe não é apenas mulher. É uma DEUSA
    Feliz dia da Mãe ( 14 de Maio )

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhoso,Laerte! Sempre inspiradíssimo! Parabéns às mamães daí! abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. Dos poemas, el uno desde esa emoción del fado, en la metáfora del barco por una mar incierta, pero superando las olas aciagas, como es la la lucha existencial, para ser. Y, el otro, el sentimiento por la madre, que no cesa, no deja de ser cuando se observa la continuidad de la naturaleza maternal en la esposa. y en esa emoción amorosa por el hijos. Un abrazo con aprecio. Carlos

    ResponderExcluir
  4. Bom domingo de paz, amigo Laerte!
    Meu pai também estudou no Salesiano de Pernambuco.
    Dia do Fado que gosto de ouvir os mais belos e tradicionais.
    Ambos poemas muito bonitos.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. No importa el día que de forma oficial se celebre yo creo que debía ser todos días del año.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. Soneto encantador. Musicado daria um bom fado. Não sei musicar nem cantar, mas gostava de saber
    *
    Feliz dia da Mãe
    *
    Poema sobre o dia da Mãe
    */*

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente maravilhoso!! Poemas lindissimos que adorei.
    Um abraço, tudo de bom
    Parabéns a todas as mães.

    ResponderExcluir
  8. Em Macau festeja-se no próximo domingo.
    Uma abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Muitos belos poemas, sem dúvida alguma! Músicas para os meus sentidos!
    Que encontre quem musiques, que bem merecem.

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Mestre, as suas redondilhas estão perfeitas e ricamente rimadas e ritmadas!
    Desta vez, tenho no Convívio, um mimo para os amigos, em tercetos de versos livres...
    Que o seu fim de semana seja excelente. O meu abraço amigo.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  11. Laerte,
    Que delícia de homenagem!
    Agradecida e encantada
    deixo
    Bjins de ótimo domingo
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  12. Lindíssimo o poema dedicado ao fado que bem merece uma música. Oxalá consiga. O poema dedicado à Mãe é muito sensível. Comovi-me ao lê-lo. Era muito chegada à minha Mãe que partiu quando a vez dela chegou. Também sou mãe. Agradeço o comentário-poema que deixou no meu blog. Que seja um dia de Amor para todas as mães brasileiras. Para si um dia abençoado.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Laerte... esta é uma homenagem "daquelas"! Muito muito bom...

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  14. Tudo muito lindo e inspirado, os poemas são bem rimados, e musicalidade seria mesmo para se torcer para achar quem os queira e saiba muzicalizar!
    Amei ler querido amigo poeta!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  15. Que todos os dias sejam Dias da Mãe.

    Oxalá alguém musique os poemas, pois merecem.

    Abraço com voto de boa semana

    ResponderExcluir
  16. Venho agradecer a visita no meu blog e retribuir. Já estou a seguir,….
    Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo Laerte,
    Dias das Mães é uma data sempre marcante, o elo entre mãe e filho é muito forte e elas sempre vão estar presentes em nossa vida, mesmo não estando mais nesse plano. Esse foi o primeiro dia das mães que passo sem a minha, mas sei que ela está olhando por nós aqui na Terra e cuidando como sempre fez a vida toda! Achei lindo os poemas em homenagem as mães e também o belíssimo fado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Amigo Laerte,
    Dia da Mãe devia ser na mesma data em todo o Mundo
    é sempre uma baralhação ser numa data aqui e em outra data noutra parte do mesmo mundo...
    é uma data que pouco me diz pois já perdi a minha Mãe há quase 50 anos e nunca mais fui feliz, a única pessoa que me AMOU de verdade partiu e fiquei desamparada...
    Parabéns pelos seus versos
    .....relembrando que continuo a contar a minha história
    e experiência da viagem a SÃO TOMÉ aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    mais um fim de semana à porta
    votos de descanso, paz e saúde
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. tiernas liras dan forma a tan bello fado conmemorativo
    en tan señalada fecha y que Silo Lirico poeta del amor
    y esperanza nos da para reflexionar al caminar ...enhora-
    buena por su musicalidad , calidad y hondo mensaje
    dentro de cada estrofa Silo Lirico ...os deseo una muy
    feliz semana , vuestro amigo . jr.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Muito lindo, amei ler.
    Tenha uma semana repleta de luz
    abraços Loiva

    ResponderExcluir
  21. Estimado Laerte.
    Reli a sua publicação... Por coincidência, comemorando o
    Dia de Portugal, foquei a bravura de um dos nossos heróis
    das Viagens dos Descobrimentos, o capitão que levado por
    forte procela, esteve muito perto da Antártida...
    Gostei de reler os seus poemas e volto a agradecer a sua
    colaboração nas minhas publicações.
    Muitas felicidades para si e família. O meu abraço cordial.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  22. gran inspiración y encantadores poemas para homenajear a las madres, tus letras son preciosas.. Un abrazo

    ResponderExcluir
  23. Poemas con dos sentimientos. UNo al fado que encarna la música natural lusa, y otros a la madre, hechos desde ese sentimiento universal que se tiene por madre. NO cejes en tus letras para canciones. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  24. Laerte,
    Hoje estou passando aqui
    para lhe desejar uma
    ótima nova semana.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  25. Meu amigo Laerte,
    Estou visitando a página dos amigos pra conferir as atualizações e deixar os meus comentários. Te convido para ler a minha singela contribuição para o Dia Mundial da Poesia que se comemora sempre no dia 21/03.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Que linda inspiração. Amei a homenagem as mamães brasileira. Parabéns por.compartilhar lindas poesias. Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá, Laerte!

    Não seja modesto, porque você escreve poemas, crónicas, contos e outras formas de Literatura com "uma perna às costas", como por cá se diz. As palavras brotam de si com naturalidade e espontaneidade. Não conheço outro escritor vivo, como você.
    Os comentários que deixa nos nossos blogs são em forma de verso, enfim, você se adapta a todo e qualquer tema.
    O poema dedicado ao fado e alma Lusa está excelente e era bom que alguém de Portugal ou do Brasil o musicasse.
    Os poemas dedicados às mães estão igualmente bem feitos e saídos do peito. Obrigada por escrever como escreve.

    Abraços, dias felizes e saúde.

    ResponderExcluir
  28. Na verdade, trata-se de um tema transversal, que foi pelo Laerte largamente trabalhado.
    Considerando a forma espontânea como consegue versejar quero convidá-lo a participar em:

    2º HOMENAGEM AOS SANTOS POPULARES

    Desde já o meu muito obrigado.
    Abraço fraterno.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  29. Que lindo e original, amigo Laerte! Amei! Obrigada pela visita a meu blog que fez 10 anos em maio e volte sempre. Tem posts novos! Uma segunda-feira e semana abençoada e beijos sabor carinho.
    Donetzka

    ResponderExcluir
  30. OLÁ AMIGO LAERTE
    peço desculpas mas só hoje dia 25 de junho vi o seu comentário no meu blog, da festa do meu aniversário e a sua oferta, belos versos e não é que é mesmo verdade?
    hoje ganhei um presente
    Alertada por um verso,
    Pois me doou o universo
    No Oriente x Ocidente
    Um palpite diferente
    O de agradecer por tudo
    Que possuo que iludo
    O meu modo de pensar
    Só na sorte e não no azar
    Que eu agiganto o miúdo.
    AMEI DEMAIS
    MUITO OBRIGADA

    As palavras brotam com naturalidade e espontaneidade.
    Parabéns pela sua inspiração
    O poema dedicado ao fado está fabuloso!
    Beijos.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  31. Caro amigo Laerte,
    Estou visitando o blog dos amigos para ver as atualizações e deixar os meus comentários. Quando atualizar me avise que retornarei pra comentar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Laerte, o que é feito de vc, meu amigo?
    Espero que não esteja doente e que esteja somente trabalhando.
    Não esqueça da gente, tá?
    Beijos e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  33. Oi, meu querido amigo Laerte!
    Muito grata pelo fantástico comentário no meu blog, que dele estava precisando. Ele me disse ao ouvido que estava com saudades de você.
    81 aninhos? Ah, só pode ser engano. Olho a foto no final do post e não aparenta ter mais de 50 ou 60.
    Tenha que idade tiver, o importante é viver um dia de cada vez, agradecer a Deus e continuar caminho para a meta dos 100 com saúde, que é o elemento mais importante.
    Um beijo com muita amizade e um abraço de ursinha nutrida (achei muita graça à expressão).
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Um post, cheio, de alma, emoção e sensibilidade, Laerte! Notável talento poético, na abordagem de ambos os temas! Aplaudindo todos os poemas! Infelizmente o meu reduzido talento musical... só me permite tocar campainhas de portas... :-))
    Belíssimas inspirações e homenagem às mães, neste dia tão especial... eu tenho andado sumida, a tentar conservar a minha, por cá mais um tempo, dados os seus problemas crónicos... com uns dias mais difíceis que outros... mas continuamos na luta!... E felizmente, numa fase mais ligeira, no momento, depois de uns meses bem problemáticos...
    Um grande abraço, Laerte! Bom fim de semana, votos de um feliz Agosto, e muito sucesso para os seus projectos... presentes e futuros! Sim, porque o elixir da longa vida, mora numa permanente ocupação! Cada vez tenho mais a certeza disso!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  35. Caro Laertamigo
    Belos poemas estes que me/nos ofereces a propósito (ou não) do Dia da Mãe que se comemora aí no Brasil. Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser comemorado a 8 de Dezembro. A data foi alterada para o primeiro domingo de Maio na década de 1970. Pelos quatro cantos do mundo, comemora-se o Dia da Mãe, mas a data varia consoante o país.
    Durante muito tempo, em Portugal, a data comemorava-se a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, e ainda hoje há quem prefira celebrar nessa data.
    Não é certo em que ano terá acontecido a mudança para este mês, mas «deve ter sido nos anos 70 ou 80», conta José Ribeiro da Cruz, do secretariado nacional do Apostolado dos Leigos e da Família, em entrevista à Rádio Renascença (católica).
    A estória começa a contar-se na década de 1950, quando a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de Dezembro.
    O aproveitamento comercial da data conduziria, porém, a um pedido especial dos bispos. «Ainda antes de 1974, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse deslocado para data diferente, a fim de permitir que o 8 de Dezembro ficasse exclusivamente ligado a Nossa Senhora, padroeira de Portugal», partilhou Ribeiro da Cruz, citando uma nota da Comissão Episcopal da Família, datada de Março de 2000.
    O pedido foi aceite e o Dia da Mãe foi, num primeiro momento, marcado para o último domingo de maio, uma vez que, na tradição católica, maio é o mês de Maria, mãe de Jesus. Mas essa não seria a última mudança.
    Na mesma nota, pode ler-se a razão de segunda troca de data. «Como no último domingo de maio ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascensão, foi pedido que o Dia da Mãe se fixasse no primeiro domingo de Maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância. E assim permaneceu até hoje», rematou o representante do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e da Família.
    Quando e onde se comemora o Dia da Mãe?
    A comemoração do Dia da Mãe varia muito em todo o Mundo, repartida por vários meses do ano. Fica o registo com o auxílio do Google da Wikipédia, que eu cá não sou o Montesquieu, nem o Pierre Larousse, nem também o Jean-Jacques Rousseau ou o Voltaire.
    Beijos😎😛😀 & queijos Camembert (já que estou a falar em enciclopedistas franceses...)



    A origem remonta à antiguidade clássica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.

    Os Estados Unidos da América foram o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe, no início do século XX. A iniciativa partiu de Annie Jarvis, que entrou em depressão depois de perder a sua mãe na Guerra Civil. Annie achou que a sua e todas as outras mães americanas mereciam uma homenagem e iniciou uma campanha para cimentar a data.
    Em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson tornava o dia oficial. Atualmente, os americanos comemoram o Dia da Mãe no segundo domingo do mês de maio.



    No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia da Mãe é a segunda melhor data para o comércio, ficando apenas atrás do Natal. De acordo com a National Retail Federation, este ano, cada americano deverá gastar em média 180 dólares (160 euros) para presentear a respetiva mãe. Cerca de 30% dos norte-americanos planeiam fazer compras em floristas, joalharias e equipamentos eletrónicos.

    ResponderExcluir