Linguagem[+]

sábado, 23 de setembro de 2023

HOJE COMEÇOU A PRIMAVERA

     Minha constituição anímica me faz sensível às mudanças de estações do ano neste maravilhoso país tropical abaixo da linha do equador, o Brasil, que por natureza é um paraíso, não fosse a administração viver-se-ia bem melhor, mas não há bem sem senão e vive-se. Meu ser sente as mudanças climáticas das estações por sensações concretas e minha alma as sente por sensações que transcendem à física e concernem à vibrações sensoriais de outra ordem universal, que só o espírito as sente. 

     De todas a estações, a que mais me sensibiliza é a PRIMAVERA que começou hoje às 3:50h. Neste tempo, à sua atmosfera, sinto uma alegria sem causa definida como um louco pressagio de algo bom que me acontecerá. Isso porque amo as flores, o calor médio e a luz que ilumina bem de maneira moderada, sem aquela insolação agressiva

     Concretamente, a Academia Catarinense de Letras, confraria da qual faço parte, ao aniversário de seus cento e três anos, inaugurou à Primavera com obra literária extraordinária – uma coletânea com textos de seus acadêmicos em homenagem aos trezentos e cinquenta anos de aniversário de nossa cidade sede – Florianópolis SC. O título do livro é NAS ASAS DO MARTIM-PESCADOR.  

A primavera me excita e feito fera no cio 

Corto campo, cruzo rio buscando luz mais bonita

Ou alguma flor que se agita procurando pela luz. 

Esta estação me seduz, leva minha alma às alturas 

Dos céus entre as almas puras e de beleza infinita.



13 comentários:

  1. El titulo del articulo me desconcertó un poco al haber recibido nosotros el otoño a esa misma hora. Pero un rápido ejercicio mental me hizo ver la mayor parte de ese gran y bello país por debajo de la línea del ecuador.

    Saludos

    ResponderExcluir
  2. A Primavera tem o seu encanto especial. Alegre e colorida, prenúncio de vida nova.
    Por cá começamos o Outono. Que não nos seja muito pesado e escuro!

    Beijos e desfrute bem a sua Primavera!

    ResponderExcluir
  3. A primavera é singular e o seu encanto floral e aromático e demasiado poético.
    Que a beleza da estação continue te inspirando e siga sua caminhada primaverando amigo Laerte
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Muitos parabéns pela iniciativa da ACL..
    Tenha uma primavera abundante em emoções, alegrias e dias felizes.
    Saudações cordiais.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  5. Muito bem. Aqui em Portugal começou o Outono e depois de uns dias de chuva, agora estamos com temperaturas de verão. Mas todas as estações são bonitas. Temos que saber apreciar.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  6. Primavera que se apresenta auspiciosa, pelas suas flores, pelo perfume que anda no ar, pelo bem-estar físico e mental que proporciona.
    Parabéns à Academia Catarinense de Letras, pelos seus 103
    anos.
    Grande abraço, amigo Laerte.
    Olinda

    ResponderExcluir
  7. Cá em Portugal começou o Outono :)
    https://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caro Laertamigo
    Repetir que cá por este país que vai sobrevivendo começou o Outono é um desconsolo. Para vocês a chegada da Primavera é, tal como aqui e em todo o Mundo, a renovação da Natureza e dos Homens.
    Infelizmente para mim as coisas não vão bem: vão substituir-me uma válvula cardíaca! Enfim - é a vida!...
    Abração
    Henrique
    ________________
    Manda-me sff o teu email para o meu:
    ferreira20091941@gmail.com Origado

    ResponderExcluir
  9. A Primavera daí
    Corresponde ao que sentiste,
    Porque é Outono aqui,
    O que me deixa mais triste.


    Belo trabalho, Laerte.
    Parabéns e Primavera muito feliz.


    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  10. Bom dia de primavera, Laerte!
    É muito bonita quando ela reveste o coração das almas puras que florescem o ano inteiro.
    Tenha uma nova Estação abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  11. A Primavera, mais do que uma estação do ano, deve ser sentida como um verdadeiro estado de alma... também acho esta estação do ano, a mais entusiasmante de todas, aqui deste lado... mas, como andamos em contra ciclo... aqui principiou o Outono! Agora com as alterações climáticas... iniciou-se em modo tropical ainda... vamos a ver, se não nos brinda com chuvas diluvianas, mas normais para a época, depois de largos meses de seca...
    Votos de uma feliz Primavera aí desse lado, Laerte, com dias luminosos, alegres e inspiradores!
    Um grande abraço! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Olá, caro amigo Laerte,
    A primavera já lá vai. Estamos em pleno Outono. De qualquer forma, gostei desta homenagem à padroeira do Brasil, apesar de não ser crente. E uma coisa é certa, e tens toda a razão. A religião católica apostólica romana, como a esmagadora maioria das religiões e credos, não passam de uma grande treta.
    Grato pela visita, e gentil comentário no meu cantinho.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir