Linguagem[+]

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

NÃO SOU FELIZ ONDE NÃO ESTOU – SOU FELIZ ONDE EU ESTOU

 

Foto do autor - BARBEARIA VARGAS



    Chego ao limite do insuportável! Em minha alma não cabe tanta dor, tantas tormentas alheias que devido a pandemia contínua e lenta, vai ceifando cabeças aleatórias, enlouquecendo outras, a querer tocar meu ser que é meu; o que eu não permito. Não me atormento com a nefasta senhora intrusa no meu domínio, mas sinto angustia pelo seu entorno à minha circunvizinhança.
Não cederei! Hei de ter forças nas garras que herdei de meus ancestrais para não enlouquecer e sentir n’alma o prazer de não ser subjugado a uma autossugestão pela porção dos recados que me transmitem por tevê. Hei de em mim crer por estar em casa, ao meu lar – lugar onde mora ela, meu amor que se revela equilibrada, por certo, ante um louco e analfabeto que não se ilude aos dizeres dos sábios que nada sabem de amor ou de um lar como o nosso, no qual vivemos na paz que apraz pela pandemia, não nos mover da magia de em nada crer; como crentes do amor, o sonho da gente que é luz, é paz, é contentamento – prazer em cada momento que se vive como amantes. Deixemos passar entraves que não nos cerceiam em graves "engessamentos" sociais. Se todos são iguais ante a quarentena e o vírus, não poderemos dar vacilo, deixando a roda da engrenagem dessa insegurança vil, que ultrapassa o Brasil, passar por sobre o nosso gostoso clima de viver. De viver nosso momento dentro de casa, que o acalento é o amor e a vontade de viver, instante a instante como se fosse o bastante de uma eternidade a mais.
    Depois de dias trancado, resolvi sair à rua só para exercitar o corpo, quase de pé entrevado e cego de outras imagens. Com o corpo acostumando-se ao palmilhar ritmado e a mente exacerbada com as mensagens do olhar, revolvia a linda ilha florianopolitana, desde antigos Carnavais, da invasão espanhola aos dias anteriores de apenas há um mês. Tudo era estático e inerte ao meu revolver insano em busca de novidades. Quase ninguém nas ruas, lojas fechadas e trânsito inexistente. Porém, ao fim, encontrei a Barbearia Vargas aberta, com o Vargas à frente tomando banho de sol, enquanto eu a bater minha ferrugem, segundo falei a ele, que me encorajou a dar uma tosa no ralo grisalho, ao desleixo do isolamento.
    O Vargas nem tirou minha máscara, apenas a afastou do rosto, alternadamente, os elásticos da que contornavam as orelhas, quando do acabamento ao penteado.
Em casa tomei um banho e fiz um poema para enaltecer meu lar.


 



Procuro na rua o pranto
Não vertido em cova rasa,
Mas na rua se extravasa
Toda a alegria e acalanto.


Em nosso lar, por encanto,
Eu constatei não ter asa
Para voar. E à casa
Sou devoto feito a um santo.


Eu não fui feliz na rua,
Mas nesta casa que é tua,
Oh, amor, teu encanto


Dá-me a luz que se insinua
À verdade nua e crua
Para inibir o meu pranto.




20 comentários:

  1. Intensidade nas tuas palavras. Nesses tempos, que bom quando nos sentimos bem em casa, pois fora dela, há ainda de muitos cuidados e medos vencer! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Vai ter coragem e força para aguentar estes tempos difíceis. Há que ter esperança. O seu poema é muito belo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Uma óptima reflexão e um estado d'alma
    onde se sente revolta e compaixão. Muito bom.

    E' louco, sim, aquele eleito que
    da sua loucura faz proveito
    sem emoção, sem sentido e
    pondo todo o mundo em perigo
    sem perdão, um governo sem jeito…
    …e um país tão grande e bonito
    de gente linda, não merecia tal desleixo.


    Agora, o mais importante e' o meu caro amigo
    Laete "fazer das tripas, coração" e enfrentar
    a borrasca deste vírus maldito (como malditos são, quem lhe deu a oportunidade da contaminação)

    Cuide-se, pois, bem como aos seu mais próximos e queridos. E coragem qb.
    Pense que se não for contaminado, não contamina ninguém.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Temos de ser optimistas e acreditar que tudo passará! Gostei de o ler... CORAGEM!

    *
    Caminhar seguro...
    -
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  5. Esta pandemia no sólo puede generarnos pánico, sino la voluntad para resistirla, a pesar de las calles desolados, y un barbero que le apuesta a la vida. Un abrazo grande. Carlos

    ResponderExcluir
  6. A pandemia está a ser brutal no Brasil.
    Porque o cretino do Presidente está a sacrificar a população à sua imbecilidade.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  7. Pedrão, ainda bem que Deus é brasileiro, porque até ladrão cachaceiro nós já tivemos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Silo!
    Que espantoso texto detalhado sobre um Brasil doentio!
    Sem rédeas!
    Fico triste por total abandono por parte dos vossos políticos!
    De coração desejo que tudo mude!
    E que a alegria contagiante dos vossos ancestrais volte a brilhar nas vossas vidas!
    Um abracinho de luz!✨💐😘
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  9. Bonito texto e poema, Laerte!
    O melhor refugio é o lar, em harmonia e segurança, feliz de quem o tem e pode nele se refugiar!
    Porque lá fora...ilusão de normalidade, ignorância e irresponsabilidade, a gente até pode dar uma escapadinha (quem pode e precisa) mas se sente muito inseguro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. En esta pandemia si que es verdad que nos sentimos mas seguros en casa, pero con adoptando las máximas medidas de seguridad quizás nos podemos librar.
    La poesía aparte de ser cierta es maravillosa.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Laerte!

    Não há palácio ou hotel no mundo inteiro melhor que nosso lar. É nosso ninho e refúgio. Lá, só acontecem coisas bonitas e agradáveis.

    Pois é, a pandemia anda pelo mundo todo, e nós, temos que estar confinados, embora eu seja mto caseira. Estou de férias, blog em pausa e só sai 2 vezes para ir comprar produtos ao supermercado durante um mês.

    Há sempre um Vargas numa qualquer rua, que nos alenta, nos põe mais apresentáveis e nem nos tira a máscara para o trabalho estético. Imagino como foi bom falar com o Vargas e depois de regressado a casa tomar um bom banho. Homi, você ficou 20 anos mais novo -rs.

    Convite: amanhã regresso à blogosfera, mas meu poema será postado num blog brasileiro, o da Gracita. Claro que você é meu convidado especial. Aceita? Combinado. Obrigada. Amanhã, deixarei em meu blog as indicações todas e o link do blog da Gracita.

    Um grande abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  12. Oi bom dia. Tudo bem? Quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Sou o novo seguidor número 278.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Oi Laerte! Agradeço por sua gentil visita em meu blog e as belas palavras que lá deixou. Gostei de teu texto, vc expressou como muitos se sentem fazendo quarentena trancados em casa, até eu que amo ficar em casa não aguentaria tantos meses de confinamento.Me pergunto todo dia: quando vamos voltar ao normal de verdade?Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Laerte, parabéns pelo poema
    Só Deus para nos dar forças nesse te,po de pandemia.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Um belíssimo poema, depois de uma prosa digna de se ler. Esta pandemia anda a dar cabo de nós, da nossa sanidade mental... não nos deixemos vencer, não nos acobardemos, resistamos-lhe com toda a prudência, "simples como as pombas, mas astutos como as serpentes", pois estamos sendo enviados "como ovelhas para o meio de lobos".

    Abraço, amigo Laerte.

    ResponderExcluir
  16. Um texto escrito no desespero da situação limitada que se vive, mas em cujo poema há um respaldo alentador de quem nutre um sentimento vivo.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  17. Olá Laerte. Esta pandemia tá enlouquecendo a todos.
    Ninguém nasceu pra viver preso ou com a liberdade limitada,né mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde meu querido amigo. Desculpe a demora na resposta. Graças a Deus recebo muitos comentários e infelizmente demoro na resposta. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Espero um dia conhecer Florianópolis. Sonho a ser realizado se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz em seguir o seu maravilhoso trabalho.

    ResponderExcluir
  20. Temos todos de aguentar com coragem, mais alguns meses, desta realidade descaracterizada de normalidade... em nome de um bem maior... nossa saúde e da dos que nos são próximos! Uso de máscara na rua... distanciamento social... e desinfectar tudo o que entra em nossa casa, vindo da rua... serão as nossas melhores armas, para evitar problemas indesejáveis... por estes lados, temos consciência de que nos esperam um Outono e Inverno muito duros, em termos de pandemia... e eu já estou considerando a hipótese de usar máscara em casa, para não comprometer a saúde da minha mãe, nestes meses mais delicados, em que o frio e a humidade, serão os maiores aliados da virose...
    Na pior das hipóteses... estaremos a meio desta longa maratona de sobrevivência... pois boas notícias, já estão surgindo, quanto a vacinas... aqui deste lado, estamos contando com vacinas lá para a Primavera... até lá temos de ir tendo paciência e resiliência, pois não nos resta alternativa!...
    Gostei imenso do poema, que tão bem reflecte o sentir deste incerto e angustiante presente que atravessamos... mas que não durará, para sempre. Melhores dias já se pressentem mais perto!...
    Um grande abraço! Continuação de uma excelente e inspirada semana!
    Ana

    ResponderExcluir