Linguagem[+]

sábado, 17 de dezembro de 2016

NATAL


31 comentários:

  1. Olá, estimado Laerte!

    Um fabuloso soneto dedicado à época que estamos vivendo.
    Natal é tanta coisa boa! Infelizmente, só esse mês se fala de bondade, fraternidade e solidariedade, mas amar nosso semelhante, deveria ser "coisa" anual.

    UM FELIZ E SOLIDÁRIO NATAL E UM VENTUROSO ANO NOVO!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Céu! Realmente a fraternidade deveria ser o mais importante dos sentimentos diuturna e eternamente. Mas os Sete Pecados Capitais nos sufocam. Deles, eu não entendo o Orgulho e a Vaidade, se somos todos iguais. E o certo é que a Soberba sempre cai aos pés do oponente a parecer humilhado. Tudo de bom Céu. Obrigado pela visita e comentário. Grande abraço. Laerte.

      Excluir
  2. Olá Laerte
    Teu poema retrata com candura e suavidade esta deliciosa época natalina quando os seres humanos se solidarizam. É uma pena só o façam nesta data. Este espírito de fraternidade tinha ser perene. Um valor intrínseco do ser humano
    Um feliz natal com muito amor, paz e harmonia
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracita, grato! Concordo plenamente com tuas palavras. Bom Natal e Próspero Ano Novo. Abraço amigo. Laerte.

      Excluir
  3. Laerte, tão terno esse teu soneto! Próprio para esse dia. E conversar com tua alma e ouvi-la? Bonito isso!
    Dezembro é um mês com gosto de festa, ficamos mais amigos, mais afetivos, mais sensíveis. Tudo que temos de positivo parece que guardamos para soltar nessa época do ano. A festa só pode ser mágica! No Natal sinto que emana o que o ser humano tem de mais nobre; todas as suas verdades e sentimentos. Pena que dure tão pouco...
    Na minha alma é Natal!
    Grande abraço, amigo!
    (Deixei resposta pra ti no meu blog).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Tais! Em nossas almas é Natal! Natal para mim tem tanto significado... Meu avô paterno filho de português, muito católico, era um forte comerciante que tinha um barco à vela que transportava mercadorias no Sul do pais - do Rio de Janeiro ao Rio Grande, cujo nome da embarcação era Natal e quase me batizaram também com esse nome.
      Natal é um estado de espírito. Então: Feliz Natal! Grande abraço. Laerte.

      Excluir
  4. Meu dileto amigo Laerte, como poderias esquecer de data tão cara aos brasileiros, mais ainda aos descendentes de portugueses, em especial à Ilha dos Açores, de onde vieram os teus ancestrais, se não me engano. Fico a imaginar como será essa esperada festa de Natal nas cidades de Itajaí, na tua Armação, em Florianópolis e nas demais cidades litorâneas de Santa Catarina. Com tantas festas nesta nobre data, o teu poema fez todas as honras. Parabéns.
    Grande abraço. Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão! Nosso litoral é marcado pela religiosidade açoriana realmente, com destaque à devoção para a festa do Divino e às comemorações natalinas. No meu tempo de criança, os Ternos de Reis (violeiros que saiam à noite a anunciar o Natal) eram comuns, hoje peça do folclore cantado em apresentação. Veja que ficou na minha cabecinha de criança com uns sete anos de idade, música que até hoje lembro: "Oh... Bateu asa, / Cantou o galo, / Não arrespondeu ninguém... / Arrespondeu uma ovelha / Cristo nasceu em Belém! - E dá-le música pela noite afora... - Bom Natal, Pedro! Tudo de Bom. Laerte.

      Excluir
  5. Muito bonito.E eu quero desejar a si e sua
    Família um Feliz e Santo Natal.
    Abraço.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene, silenciosamente e com atenção leio seu comentário, vindo do além-mar do Fernando, cujas águas Deus quiz que unisse e já não separasse. Aproveito para dizer que amo Portugal (e os portugueses - portuguesas, mais ainda...). Obrigado pelo carinho, Irene. Agradeço seus votos de Boas Festas e sensibilizado peço a Deus por melhores dias aos nossos países. Bom Natal e Feliz Ano Novo a si e aos seus, Irene! Grande abraço. Laerte.

      Excluir
  6. Caro Laerte,

    um belo poema que nos deixas neste época natalícia
    que bem desejaríamos que fosse de Justiça, Paz e Concórdia.
    os melhores votos de Boas Festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Manoel, muito obrigado! É uma honra tê-lo aqui. Como diz a Palavra, Deus está no meio de nós. Mas é preferível a justiça sem religião do que a religião sem justiça. Grande abraço. Laerte.

      Excluir
  7. Muito bem, meu caro Laerte. Isso ai. Permitamos que o espírito natalino invada nosso espírito. Um abraço. Tenhas uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Um belo poema meu amigo e aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal para o meu amigo e sua familiar.
    Andarilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo! Muito obrigado. Meus votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a si e aos seus familiares e amigos. Laerte.

      Excluir
  9. Olá Laerte !
    Muitíssimo BOM !!! ... e na altura certa !
    Não deveria ser necessário falarmos das virtudes do Natal, mas é sempre bom lembrá-las !
    Pena que o Homem só queira o Natal nesta altura e não todos os dias ou sempre que se quiser !

    Abraço ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rui! Realmente se o coração humano fosse regido sempre por esse sentimento cristão de Natal a humanidade estaria salva. Deus é amor e Jesus pregou apenas um mandamento - amai-vos uns aos outros... Grande Abraço! Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Laerte.

      Excluir
  10. Gostei do poema. Muito dentro do espírito natalício.
    Um BOM Natal e um Ano novo MELHOR.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Graça! Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Pegarei umas férias. Tudo de bom. Abraço. Laerte.

      Excluir
  11. Oi Márcia, obrigado! Estou para tirar umas férias. Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Laerte.

    ResponderExcluir
  12. Um poema muito bonito e sentido, que nos inspira a querer ser melhores neste Natal.

    Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo

    ResponderExcluir
  13. Maravilhoso poema Laerte!
    Desejo a você e a todos seus familiares,um Feliz Natal e um 2017,repleto de Amor,Saúde,Esperança e Paz.
    Abraços.-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gratidão! Carmem, que Deus a ilumine de conceda a você e familiares e amigos tudo de bom nas festividades de fim de ano. Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Laerte.

      Excluir
  14. Estimado Laerte.
    Gostei de saber que cultiva o júbilo do puro Natal,
    tão bem expresso no seu alegre e sentido soneto.
    Boas Festas em harmonioso convívio familiar
    e gloriosas festividades religiosas.
    Paz e concórdia para este mundo.
    Abraço festivo.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, sensibilizado com suas palavras de carinho, agradeço. Muito obrigado! Desejo a você e aos seus, Majo, tudo de bom! Que Deus vos abençoe e tenham um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Laerte.

      Excluir
  15. Lindíssimo poema de Natal.
    Laerte, hoje passo especialmente para desejar um Natal muito Feliz e um Ano Novo pleno de sonhos realizados, alegrias constantes, excelente saúde, e incontáveis momentos felizes.
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria espiei no G+ os teus e principalmente a tua com o urso panda ou coisa do gênero. Isso me comove à alma que se curva cheia de amor aos miúdos, como dizem vocês. Como é linda a família, Maria! Eu sou tão família que depois de três filhos adultos do primeiro casamento, tenho um filho de dez anos que é realmente um pedaço de mim, o meu tesouro, Maria. Chegamos até a editarmos juntos, física e eletronicamente, um livrinho de versos infantis com as ilustrações dele - O Alfabeto Angelical, com um versinho sobre cada letra do alfabeto. Obrigado, Maria, pelas palavras de carinho - Minha gratidão expressa! Desejo a você e aos seus um divinal Natal cheio de graças. Que Deus os proteja! Feliz Natal e Prospero Ano Novo a você e aos seus. Meu abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
  17. A poesia fraterna é, nesta época, uma acha na fogueira. Tao belo teu poema, meu amigo!
    Abraço de Boas Festas.

    ResponderExcluir