Linguagem[+]

sábado, 19 de novembro de 2022

DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA

 

Hoje é o dia da Bandeira, o Pavilhão Nacional que representa a Pátria Brasileira. Quero homenagear esse símbolo singular de cor verde e amarelo, predominantemente, com este vídeo e um poema:


CANAL - VISÃO PROFÉTICA 


VIGÉSIMO TERCEIRO REGIMENTO DE INFANTARIA
 
Este é o meu Regimento,
O Vinte e Três Erre I (23ºRI),
E no Batalhão que servi,
Onde fiz o juramento
À bandeira, em evento
De emoção juvenil,
Para servir ao Brasil
Defendendo-o ao sacrifício
Da própria vida, em ofício
De guerra, com o meu fuzil.

Já faz algum tempo – anos,
Do patriótico ato
Exercido e, ora, de fato,
Sinto os ardentes ufanos
Por meus pendores humanos
De foro íntimo, sem
Inferência de alguém
Ou tendência pelo meio
Social, como se um veio
Doutrinário ou algo além.

Hoje, ao ver essa criança
Levando ao soldado, flores,
Florescem novos pendores
Na minha nau de esperança
Que navegando em bonança
Aportou em Blumenau,
Nesse cais. A antiga nau
Não quer mais ver tribuzana
Por política tirana
Em borrasca ou tempo mau.

Viva o heroico soldado
De nossas Forças Armadas
Muito bem disciplinadas
Como Poder do Estado
Brasileiro, comandado
Pelo Senhor Presidente
Da República, unicamente.
Poder destinado à guerra,
Mas defensor desta terra,
Da lei, da ordem e da gente.

Confesso que, em essência,
Fiquei emocionado
Ao ver o nobre soldado
Como fui, em continência
Àquela pura inocência
Ao ir pedir proteção
À nossa nau ou Nação
Em águas calmas de um rio
E sujeita a um mar bravio
Por negligência ao timão.
Autor: Laerte Tavares

25 comentários:

  1. Afortunado video, y tu épico poema, una enseña de amor patrio, apreciado Laertes. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo poema. Gostei imenso. E emocionei-me com a entrega das flores e bandeira ao soldado pela menina.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. POEMA BRILHANTE, FABULOSO, que me fascinou ver. Assim, poeticamente, se homenageia um País (Brasil) e a sua Bandeira.
    Lindo demais sem dúvida
    .
    Feliz fim de semana … (14 anos)
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá, Laerte!

    Obrigada por seu comentário no meu blog. Como sempre, maravilhosos.
    Parabéns pelo Dia da Bandeira. A nossa História, Portugal e Brasil, está muito ligada.
    O vídeo com a menina está um primor, tal como teu poema.

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  5. Caro Laertamigo
    Creio ser este o meu primeiro comentário no teu blogue que me parece muito bom. E um hino é sempre um manifestação de honra perante o próprio país. A bandeira nacional é bem o símbolo dessa grande Nação Irmã e por isso tenho de louvar o excelente poema.

    Permito-me até recordar que o hino nacional "A Portuguesa! foi escrito como um poema de protesto contra a Inglaterra quando ela nos lançou o Ultimato de 1890 rasgado a pretensão lusitana do mapa cor-de-rosa que unia Angola a Moçambique.
    Tal façanha originaria o regicídio o rei D. Carlos e a subsequente implantação da República em Portugal, além, como já disse, da apropriação de "A Portuguesa" como o Hino Nacional até hoje, Perdoa-me o comprimento do comentário, ma espero-te n'A NOSSA TRAVESSA que a partir de agora também é tua. E, por favor, vinga-te: deixa lá um comentário.... Obrigado
    Abração
    Henrique👍😜😜

    ResponderExcluir
  6. Un bonito video el que nos deja.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Que acto más bonito, y un maravilloso poema de homenaje. Me gusta la gente que hace homenajea su bandera. Aquí en España si llevas algo que se refiera a la bandera enseguida le llaman "facha" igual a fascista, unos irrespetuosos sin igual.
    Un abrazo Laerte, y buena semana.

    ResponderExcluir
  8. Uma publicação muito sentida, bela e emocionante...
    Abraço, amigo Laerte.
    ~~~

    ResponderExcluir
  9. magia en tus palabras y versos para culminar este bello poema Silo Lirico donde la bandera del tercer regimiento se debe de ver orgullosamente refrendada un verdadero homenaje , hecho ilusión con la fusión de tus letras...enhorabuena Silo Lirico poeta amigo , feliz semana y un fuerte abrazo .jr.

    ResponderExcluir
  10. Oi Laerte
    O teu fantástico poema é um hino de amor à nossa querida Pátria
    E que tocante esse vídeo!
    Um grande abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
    Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
    Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião 😊)
    Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
    Um saudoso abraço e até sempre.
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  12. gostei Laerte, de ler o
    bonito poema de homenagem à bandeira do Brasil
    deixo votos de felicidades ao Brasil e ao povo brasileiro
    um grande abraço

    ResponderExcluir

  13. O vídeo e o teu Poema são um primor.
    A Honra de ser Soldado comove a Alma. Bem forte te sentes diante da Bandeira que Honras com notório brio.
    Parabéns, Laerte. Vivas ao teu Brasil.

    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  14. Un omaggio bellissimo per una terra straordinaria, una terra magica ricca di luci e ombre, un angolo di mondo dove tutto, anche il dolore, si trasforma in danza. Il mio abbraccio carissimo

    ResponderExcluir
  15. Comovente a homenagem e o seu amor à pátria brasileira. Beijo

    ResponderExcluir
  16. Uma belíssima e emotiva publicação! Gostei imenso da sentida homenagem! A nossa Pátria, é uma extensão de cada um... e dos contributos de todos... por uma causa maior!
    Um grande abraço, Laerte! Estimando que se encontre de saúde, assim como todos os seus!
    Feliz semana e votos de um excelente Dezembro!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Silo Lirico estimado amigo poeta , te invito a mi Felicitación de Navidad que publique y espero sea de tu agrado, un fuerte abrazo , tu amigo .jr.

    ResponderExcluir
  18. Olá Laerte, quanto tempo...
    Estava com saudades de ler os seus poemas
    Esse pr sinal é magnífico, parabéns
    Nosso país merece tamanha homenagem.
    Parabéns, grande abraço e feliz Natal!

    ResponderExcluir
  19. Caro amigo Laerte,
    A nossa bandeira é linda assim como o nosso hino! É importante enaltecer as nossas origens sempre propagando a paz, o amor e o respeito ao próximo! Eu também quero aproveitar para te desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de muita paz e amor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Há um mês ausente deste fecundo silo!...
    Será o natal de uma nova obra sua?
    Os meus espaços estão em festa também por si.
    Dias felizes para o amigo e seus entes amados.
    O meu abraço cordial.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo, passei para lhe desejar um Natal muito feliz com muita saúde e muito amor. Beijinhos com muito carinho

    ResponderExcluir
  22. Hola a todos mi nombre Ximena Jimena de Cuba quiero usar este medio para informar al mundo sobre cómo me curé del herpes al principio cuando tuve síntomas en 2014 me hice la prueba y salió positiva perdí la esperanza de mejorar relación o matrimonio, todo cambió cuando conocí al Dr. Itua, me comuniqué con él y le expliqué todo y me dijo que tenía la cura, así que decidí pedírsela, así que lo hice después de 2 semanas, me hice la prueba y obtuve un resultado negativo. Estoy eternamente agradecido con él. Él también puede curar.
    vph
    vih/sida
    epilepsia
    anemia falciforme
    diabetes
    EPOC
    esterilidad
    cáncer
    verruga
    soriasis
    pitiriasis rosada, etc.
    correo electrónico: drituaherbalcenter@gmail.com www.drituaherbalcenter.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Uma bandeira que eu respeito muito! Temos muita história em comum :)

    Cumprimentos vindos de Portugal!

    ResponderExcluir