Linguagem[+]

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O PRIMEIRO CINEMA - LANTERNA MÁGICA

Imagem de Rodrigo de Haro e da sua obra lançado 



    Ontem, aconteceu o lançamento da obra LANTERNA MÁGICA do acadêmico Rodrigo de Haro, organizada por Gilberto Gerlach, um dos seus maiores amigos. Após a sessão solene de comemoração aos noventa e nove anos da Academia Catarinense de Letras. Sessão, em que Rodrigo foi homenageado e nos brindou com inúmeras histórias da nossa rica História Catarinense.
    Lanterna mágica é o nome inicial, devido às primeiras manifestações cinematográficas que se têm notícias. Em novembro de 1785, a Ilha de Santa Catarina teve a primeira projeção cinematográfica exibida por LANTERNA MÁGICA, depois de o rei francês Louis XVI recomendar a Lapérouse, viajante navegador, que pelos portos por onde passasse e aportasse, fizesse a demonstração do novo invento que estava a agitar a Europa no final do século XVII, e proibido pelos revolucionários de Robespierre. E assim, quando em novembro de 1785 os navios de Lapérouse ancoraram na Baía Sul dessa “Ilha de Idílios”, trazendo a bordo, além de inúmeros bois, carneiros, cabras e faisões como mantimentos, o “cinematográfico” equipamento necessário à exibição de imagens. Sendo o comandante e os tripulantes das naus muito bem recebidos pelo governador da província.
    No largo à frente da igreja, hoje, Praça XV de Novembro, instalaram um pano de vela muito alvo e, ao som dos realejos (serinettes ou órgão da Alemanha ou Barbarie), projetaram uma série de figuras. Uma das músicas tocadas pelos realejos ainda se canta não só na ilha, que é a "Marlborough vai à guerra".

    Soubemos que Louis Charles Adelaide von Chamisso (1781-1838), escritor, poeta e naturalista, que havia lançado com sucesso o breve livro - "O Homem sem Sombra", resolvera fugir de uma Europa em guerra e buscar terras virgens. Aportou em nossa ilha e permaneceu nela por longo tempo. Foi este nobre que levou para plantar em toda a Côte d'Azur, inclusive Cannes, mudas de nossas palmeiras e, segundo o próprio registrou, ele e seus amigos plantaram as sementes na Riviera Francesa. Soubemos que a Palma de Ouro simbolizada em troféu do Festival de Cannes é uma folha da palmeira levada do Brasil. Fato que surpreendeu o Diretor do Festival de Cannes, quando Rodrigo lhe revelou o fato, num festival que participou junto ao amigo Gilberto Schmidt Gerlach, participante assíduo dos festivais de cinemas em Cannes, junto da esposa Carmem.
    Além de falar da Língua Portuguesa culta, Rodrigo narrou do linguajar popular do nosso cancioneiro, muitíssimo espirituoso, declamando versos em que o versejador dizia a bem-amada "que se ela fosse ao fim do mundo ou onde o diabo perdeu as botas, ele iria atrás...". Versos que me inspiraram ao humilde soneto que aqui apresento:



"ILHA D'IDÍLIOS"


Se fores ao fim do mundo,
Ao fim do mundo eu irei
Porque o amor e a sua lei
Forçam-me a isso, no fundo.


Na paixão com a qual me inundo
Tu és rainha e eu sou rei
E o nosso reino, eu bem sei,
É o universo rotundo.


Mas se ao fim do mundo eu for
Em busca do nosso amor,
Voltarei na mesma trilha


Para te trazer de novo
E vivermos com este povo
Em doce idílio na Ilha!



Por fazer parte da história da Ilha d'Idílios, o doutor Harry Correa, aos seu noventa e quatro anos de vida e apreciador de um bom uísque escocês. Posto aqui nossa foto no Box 32 do Mercado Público Municipal de Florianópolis. Palmas para ele!...

49 comentários:

  1. Gostei muito de ler e saber.
    O soneto está impecável, Laerte, dá a impressão que os faz com enorme facilidade.
    Honra e glória à Academia de Letras de Santa Catarina e muito sucesso aos seus membros.
    Abraço, Amigo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  2. Que soneto hein?!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Laerte,
    Essa é uma bela surpresa para mim, saber que a cinematografia se iniciou em novembro de 1785 (110 anos antes do que tinha conhecimento).
    Esses dias mesmo, estava conversando com um irmão de Rotary (estudioso em cinema), quando ele me relatava que o primeiro filme feito na história do Mundo, é datado de: (28 de dezembro de 1895). O filme em questão é: ("L'Arrivée d'un Train à La Ciotat") - dos irmãos Lumiere, que se passa em uma estação de trem de Paris, retratando exatamente a chegada de um trem em La Ciotat (uma comunidade francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul).
    É como se diz meu amigo... Vivendo e aprendendo!
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Chapelada meu amigo!!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderExcluir
  5. Soneto lindíssimo. Lindo demais

    .
    Um feriado feliz.
    (Dia de todos os Santos)

    ResponderExcluir
  6. Caro Laerte, bello e direi bellissimo ricordare degli eventi come questo!
    Ciao e buona giornata con un forte abbraccio e un sorriso:-)
    Tomaso

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, amigo Laerte, parabéns, Rodrigo de Haro!!!

    ResponderExcluir
  8. A emoção positiva de tua poesia nos oferece a possibilidade da escolha,do determinante maior ao processo evolutivo. Valeu amigo poeta.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante!
    É bom conhecer estes momentos históricos!
    Até dá curiosidade e vontade de conhecer essa "ilha de idílios"!

    Abraço grande das ilhas dos Açores

    ResponderExcluir
  10. Muito, muito lindo!

    Beijinho no coração
    danielasilva-oficial.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Bonita homenagem a Rodrigo de Haro e à Academia Catarinense de Letras. Gostei de ler e saber o que escreveu sobre a ilha de Santa Catarina. Um soneto muito inspirado, Amigo Laerte.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, querido amigo Laerte, gostei de ler o texto sobre o lançamento da obra 'Lanterna Mágica' e Rodrigo de Haro. Teu poema está lindo, sensível, terno e apaixonado!

    "Se fores ao fim do mundo,
    Ao fim do mundo eu irei,
    Porque o amor e a sua lei
    Forçam-me a isso, no fundo."

    Grande abraço! Um bom feriadão.

    ResponderExcluir
  13. Una historia muy interesante sobre la historia del cine y la academia de Santa Catalina.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. Laerte,
    Que delícia ler aqui.
    Encantada deixo
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  15. Texto com poema magistral:))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderExcluir
  16. Oi, Laerte, meu amigo!

    Santa Catarina tem tanta gente boa e culta, como você, por exemplo.

    Gostei de saber do lançamento do livro "Lanterna Mágica" de Rodrigo de Haro, tal como ter conhecimento, através desse seu post, que dessa ilha encantada e em tempo ainda virgem, muita coisa foi levada daí para a Europa.

    O seu soneto, aliás, como tudo o que escreve, está perfeito e romântico.

    Novo post por lá. Te aguardo! Obrigada!
    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Ai quanto aprendo de ti
    Neste trabalho de luz.
    Lanterna Mágica eu vi
    Mas a História reluz.


    Parabéns pelos teus ensinamentos e eu desconhecia essas passagens aí no Brasil.


    Abraço
    SOL

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante esta homenagem e lançamento da "Lanterna Mágica", aproveito para desejar um bom mês de Novembro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  19. Olá, Laerte!
    Sempre a aprender... E que bom é ser aqui, em textos escritos por si.
    Parabéns pelos noventa e nove anos da Academia Catarinense de Letras. Sucesso para a "Lanterna Mágica".
    Meu amigo, que bom deve ser viver nessa "Ilha de Idílios".
    Beijo, bom domingo.
    (Laerte, agradeço de coração os versos lindos que tem deixado no meu "Rol de Leituras".)

    ResponderExcluir
  20. Muito legal deve ter sido! Gostei da poesia! E a que deixaste lá no céus é linda e agradeço de coração! Obrigadão! abraços, chica

    ResponderExcluir
  21. Olá! Matando saudade do seu cantinho lindo!
    Parabéns a você pelo poste e ao escritor, sucesso!

    A amizade se enriquece com sentimentos bons quando o coração descobre a grandeza fraternal da vida. Hoje domingo, dia de descanso, mas também de visitar amigas e amigos queridos.

    Que seu dia de hoje seja marcado por coisas felizes e que em seus lábios esteja o sorriso da felicidade! Um ótimo Domingo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Laerte, muito obrigada pelo seu comentário, o primeiro que recebo em verso. Tinha que ser você, sempre mestre com a palavra. Obrigada de novo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Merecida homenagem a Rodrigo de Haro e à Academia Catarinense de Letras. Belo soneto, Laerte! E há sempre curiosidades interessantes com essa da palma de ouro do festival de Cannes. Uma honra para Santa Catarina.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Um marco importante o lançamento da "Lanterna Mágica".
    Gostei bastante do poema, muito prazeroso de ler.
    Votos de uma semana feliz, beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Lírico,
    Linda homenagem!
    Cada cidade teve alguém que destacau muito, Benedito Marques, o qual fez e letra e o Hino, eu penas reproduzi a letra da música, mas as imagens são minha. Fiz em homenagem aos meus alunos para que nunca esqueçam a sua origem.
    Mas meu forte é a tradução tenho uma que mais gostei de traduzir foi Roberta que está do lado direito do meu Blog Lua Singular.
    Espero suas visitas
    Obrigada
    Abraço
    Lua Singular(Dori da Silva Ramos)

    ResponderExcluir
  26. Oi amigo, no que concerne a você numa postagem antiga
    Acima deixei um comentário
    Eu fui criada em Santa Cruz das Palmeiras, fui embora e depois de quinze anos voltei, sou professora fiz de presente aos meus queridos alunos; A montagem foi minha.
    Mas meu forte é a tradução que esta no meu blog do lado direito
    Obrigada
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  27. As homenagens, quando merecidas, são sempre bem vindas.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  28. Uma bonita pesia para a "Lanterna Mágica"
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  29. É sempre um prazer passar por aqui
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Sabe sempre bem ler as suas palavras. Aqui é às que deixa no meu cantinho.
    Obrigado pela simpatia.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  31. Que momento lindo! Gostei de saber um pouco mais sobre as histórias catarinenses! tenho certeza que foi um lindo momento!

    Já sobre o soneto!
    Acho que foi o soneto mais leve e ao mesmo tempo profundo que já li na vida! Como teus versos fluíram bem! Suave como um bater de asas!

    Boa semana poeta!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  32. OLÁ AMIGO LAERTE

    começo por agradecer a sua visita e respectivo comentário em verso
    não é nada fácil de fazer
    Gostei muito!

    Meu Deus, que post divino!
    Cada uma fotografia Carrega a sua magia

    Como é bela a natureza
    CONCORDO plenamente!

    Pois, venho dizer-lhe que hoje finalmente TERMINEI
    a minha viagem à Bulgária e Roménia...
    Ufa...que canseira!

    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    Digo-lhe que fiz uma descrição muito completa sobre o Palácio do Parlamento!

    Bom resto de semana.
    Abraço da Tulipa

    ResponderExcluir
  33. Olá amigo Laerte,As vezes me bate uma saudade danada ds meus quase dezoito anos. A pequena postagem foi escrita em papel especial por um tenente que me amava, mas iria morar no Rio e não quis deixar meus pais adotivos sozinhos ao deus dará. Quantas cartas lindas e perfumadas me escrevia e o via todos os dias, pois estudava em Pirassununga. O amor do meus pais fez com que eu desistisse dele.Me casei duas vezes, um morreu e o outro está comigo e faz tudo que eu quero.É meu anjo protetor.
    Morei em Santo André quinze anos. Fui ao Rio de Janeiro e Camburiu duas vezes dirigindo. Agora não consigo dirigir, pois tenho inflamação nos nervos nas solas dos pés. Mas dirigi muito.
    A vida é uma roleta russa, às vezes é prazerosa ou não.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  34. Caro Laerte

    Que belas passagens da História nos traz neste seu post.
    Adorei saber do lançamento da obra Lanterna Mágica de Rodrigo Haro, da prestigiosa Academia Catarinense de Letras, sempre dinâmica.
    E dos primórdios do cinema.

    O seu soneto, belo, uma homenagem.

    Gostei muito do seu comentário lá no Xaile. Lembrei-me de um colega que por via do meu nome, me tratava por "Menina ó ai oh linda" indo buscar uma canção popular, interpretada por Amália Rodrigues:

    Ó ai, ó linda
    Inda agora aqui cheguei
    Inda agora aqui cheguei
    Já me mandaram cantar

    Ó ai, ó linda
    Sou criado a lhe servir
    Sou criado a lhe servir
    Não me posso demorar

    Ó ai, ó linda
    Cheguei mesmo agora aqui
    Cheguei mesmo agora aqui
    Mas tenho que trabalhar

    Ó ai, lindinha
    Agora que já te vi
    Agora que já te vi
    Sei que terei de voltar
    (...)

    E assim, amigo, "sabe que terá de voltar" ao Xaile. :)

    Muito Obrigada. Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  35. Meu amigo Laerte o Estado de Santa Catarina, e em especial a sua capital, Florianópolis, deve retribuir com carinho e reconhecimento o que Rodrigo de Haro criou nas artes plásticas, na poesia e na cultura em geral, tendo como exemplo o seu livro Lanterna Mágica na qual ele esmiúça, como tu diz nesta postagem, o início da arte cinematográfica:

    “Lanterna mágica é o nome inicial dado às primeiras manifestações cinematográficas das quais se tem notícia.”

    No final desta tua homenagem ao artista Rodrigo de Haro, que é teu colega na Academia Catarinense de Letras, aparece a obra de Laerte Tavares com o seu belo soneto “Ilha de Idílios”. Parabéns!
    Fica aqui registrado o meu abraço ao amigo poeta Laerte.
    Pedro

    ResponderExcluir
  36. Vendo a sua postagem muito bonita e agradecendo o comentário por lá.
    O poema "Ilha DE Idílios" é lindo e profundo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Interessantes factos, que são históricos mas que desconhecia totalmente.
    O seu soneto é magnífico, parabéns pelo talento.
    Caro Laerte, tenha um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. O soneto é magnífico! Adorei ler.
    O que eu aprendi nesta excelente postagem rs. PARABÉNS!
    Abraço

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Laert. Venho agradecer o magnífico poema deixado no meu blog.
    Adorei. Obrigado.
    Tenha um excelente fim de semana
    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Boa noite de paz de Primavera, Laerte!
    "Em busca do nosso amor,
    Voltarei na mesma trilha
    Para te trazer de novo"...
    Preciosos versos que denotam vivência amorosa do coração enamorado.
    Vamos trilhando as sendas do Amor que nos fazem muito bem ao coração.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia abençoado, Laerte!
      Deixando votos de dias inspirados e meu link novo com carinho:
      https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/11/nas-asas-da-primavera-encantada.html
      Tenha dias felizes!
      Abraços fraternos de paz e bem

      Excluir
  41. Oi Laerte,
    Adoro tudo que escreve, mas afinal é um escritor poeta.
    Os meus melhores trabalhos estão no meio pra trás do blog.
    Desculpe a demora, não estou bem
    Beijos no coração
    Lua Singular
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  42. Gracias por tu visita y aportacion al blog te lo agradezco mucho
    ciudate
    besos

    ResponderExcluir
  43. Apreciado poeta de Santa Catarina, el Macondo de la magia de tus versos, que bien hilas desde la belleza del soneto. ESta entrada, es una preciosa crónica, con un retazo importante de la historia del paraíso donde vives. La primera ilusión y asombro que tuve fue el cine. Por eso los viejos teatros que quedan en el alma, como aquel del Fellini y su humor, o de CInema paridisio. De ahí, que el trabajo del maestro y académico, Rodrigo de Haro, LANTERNA MÁGICA, debe tener esa magia de la vez primera del cine. Qué crónica bien tejida, cuando traes a colación la Palma de oro del galardón del festival prestigioso de Cannes,y la conexión con quien recalara en Santa Catarina, Louis Charles Adelaide von Chamisso, poeta perseguido. Pero el remate habría de ser desde el verso, y retomando para recrearlos versos que se han hecho universales, de que en el amor, uno va hasta dónde sea por la mujer que ha sido capaz de quedarse en el corazón de uno. Me encantó el soneto, lírico y febril, como cierre. Desde este parecio colombiano. Carlos

    ResponderExcluir
  44. Amigo Carlos, honrado e grato por teu magnífico e elogioso comentário, tomo a liberdade de traduzi-lo em língua portuguesa para meus amigos leitores brasileiros e portugueses que são muitos também. Abraço cordial e minha gratidão! Laerte Tavares.

    TRADUÇÃO DO COMENTÁRIO ACIMA DE CARLOS AUGUSTO PEREYRA MARTINEZ, GRANDE POETA COLOMBIANO: Caro poeta de Santa Catarina, a Macondo (cidade fictícia descrita no romance Cem anos de solidão do colombiano, Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez) da magia de seus versos, é de onde brota a beleza do seu soneto. Esta entrada é uma bela crônica, com uma parte importante da história do paraíso onde você mora. A primeira ilusão e espanto que tive foi o cinema. É por isso que os velhos teatros que permanecem na alma, como o de Fellini e seu humor, ou de Cinema Paridisio. Portanto, o trabalho do professor e acadêmico Rodrigo de Haro, LANTERNA MÁGICA, deve ter essa mágica da primeira vez no cinema. Que crônica bem tecida, quando você traz a Palma de Ouro do prestigiado prêmio do festival de Cannes e a conexão com quem chega a Santa Catarina, Louis Charles Adelaide von Chamisso, perseguiu o poeta. Mas o leilão teria que ser do versículo, e voltar a recriar os versos que se tornaram universais, que no amor, a pessoa vai para onde a mulher que foi capaz de permanecer em seu coração, for. Eu amei o soneto, lírico e febril, como um encerramento. A partir disso, ele parecia colombiano. Carlos

    ResponderExcluir
  45. Mais uma notável e merecida homenagem!...
    E mais uma vez, graças a esta sua fantástica publicação, Laerte, fico a conhecer factos culturais de Santa Catarina, que mais uma vez, desconhecia em absoluto!... Grata por isso!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  46. Tuas homenagens são fantásticas, para mim que não tenho muito estudo, cultura, é uma verdadeira aula, vir aqui...
    Um grande abraço, amigo!!!

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir