Linguagem[+]

sexta-feira, 22 de março de 2019

FELIZ ANIVERSÁRIO À ILHA DE SANTA CATARINA



Nossa ilha de idílios está em festas. Florianópolis fundada em 23 de março de 1673 e emancipada em 23 de março de 1726, comemorará dois aniversários.
Oh, Ilha, como eu te quero balzaquiana, cumprimento-te pelo teu 346º (trecentésimo quadragésimo sexto) aniversário! Que sejas muito feliz! E que tenhas a doçura, a beleza, a elegância despojada e o brilhantismo de sempre. Sou saudoso, e na eterna juventude dos teus dias, sonho os dias de minha jovialidade, ora alquebrada pelos anos e sem o vigor da resiliência que te conserva bela, mesmo que um pouco marcada pelas rugas do progresso fatigante a timbrar-te, descaracterizando da Desterro pachorrenta ou preguiçosa. Sinto saudades daquela ilha que ainda vive em mim, a dos anos sessenta do século passado  ilha das canoas e baleeiras de pescadores artesanais que chegavam à Praia de Fora, hoje, Beira-Mar Norte.
A antiga Desterro era um porto de referência para os argonautas que navegavam por nossa costa, por possuir dois ancoradouros seguros – o da Baía Norte e o da Baía Sul. Com qualquer borrasca, se o vento fosse do sul, os barcos ancorariam ao abrigo do vento na parte norte, e caso o vento fosse norte ou nordeste, ancorariam na baía do lado sul.
Da mesma forma, no tempo ao qual me refiro, havia dois bares famosos na cidade de Florianópolis, o Bar Miramar sobre um trapiche da Baía Sul e o Bar Katcipis na Baía Norte, em que os aficionados por cerveja fugiam do Bar Miramar, quando dava o vento sul, pois as maretas respingavam as marmóreas mesas do estabelecimento, e o pessoal ia se abrigar no bar do grego  Bar Katcipis, na Praia de Fora. Já se a aragem fosse nordeste, os fregueses frequentavam o Miramar.



21 comentários:

  1. Um texto maravilhoso:)) Obrigada pela partilha:))

    Hoje:- Numa saudade que rima com felicidade, sim

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem bem de acordo com a beleza dessa adorada ilha! Abre,chica

    ResponderExcluir
  3. Bonita homenagem. Lembro de ter lido o ano passado, (ou seria há 2 anos) a história desta bonita ilha.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de paz, Siro!
    Também estou numa Ilha, em Vitória, nossa capital do ES.
    Amei Florinópolis, pena que não foi bem organizado o passeio!
    A costa daí é belíssima e contemplei tudo com muito carinho.
    Parabéns à sua cidade lindíssima!
    Tenha um fim de semana cheio da Presença de Deus!
    Abraços fraternos de paz e bem
    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Que bom ter amigos que nos trazem tantos novos conhecimentos. Com o Google maps já "viajei" pela sua tão linda ilha! (pena ser só virtual...). Parabéns por tão linda cidade e ilha!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo poema, bela homenagem!
    As paisagens vão se modificando, mas as mais belas memórias ainda são as que vivemos e estão gravadas na alma.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Laerte

    Gostei muito da sua homenagem à ilha de Santa Catarina. Fui ver mais sobre ela e fiquei a saber que é a maior ilha de um arquipélago constituído por mais de 30 ilhas. Sim, com essa idade ela é para lá de balzaquiana. Deliciosa a história a dos dois bares, os seus clientes dependem do vento sul ou do nordeste.

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  8. Voltei pra te agradecer o lindo poema e carinho que deixaste lá nos céus! Adorei! Obrigadão! abraços, chica

    ResponderExcluir
  9. Olá, Laerte!

    Que texto bonito e saudoso! É bom recordar. Se vive, outra vez.

    Pois é, sua Ilha já é um pouquinho mais velha que a personagem de Balzac, mas você a vê sempre bela e pujante.

    Ah, e os bares de k você fala eram o delírio para você e para outros amigos. Ora num, ora noutro, consoante o vento e quanta alegria a cerveja fazia!

    Parabéns pelo 346º aniversário da sua amada ilha de Santa Catarina.

    Abraços e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Estava esquecendo de comentar o poema que você dedicou à sua ilha e aos dois célebres bares de lá. Está tudo cá. É o coração falando e a mente recordando. Gostei mto do k li.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Uma homenagem sentida à ilha de Santa Catarina.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Buen homenaje a la localidad en su cumpleaños.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Laerte,
    Não conheço a Ilha de Santa Catarina. Gostei muito de ler o texto sobre a ilha e o teu poema.
    Vai ler, a minha resposta no Letras e Sensações. Talvez me fiques a conhecer melhor.
    Beijinhos.
    :)
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Fez-me recordar Lisboa, onde eu com duas amigas passeávamos até à meia noite sem perigo de assaltos. Belos tempos!
    Apesar das saudades de um tempo melhor, ainda é uma ilha de sonho...
    Os meus parabéns por Santa Catarina e pelos belos textos.
    O meu abraço, estimado Amigo.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  15. Que linda homenagem, parabéns para essa terra que eu amo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Texto en prosa y poema-soneto, cuanto dicen del amor por tu tierra entrañable y paradisíaca: vientos, cerveza, añoranzas que te llevan a la lágrima por un lugar que lleva sito en el corazón. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  17. Tudo o que tu escreves é tão belo e cativante, que dá vontade de ficar...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia.
    Uma vez por ano Eu passo
    por Florianópolis, indo para
    Tijucas. Sou Acadêmica Correspondente
    Da Oficial Academia Tijuquense de Letras.
    Ano passado estávamos eu e meu esposo
    a caminho de carro quando a greve dos caminhoneiros nos
    fez voltar de SP.
    Florianópolis é linda.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  19. Um belo poema onde reflecte, estou certo, saudades da juventude na memória dos lugares (ilha de Santa Catarina) que o encantaram.
    A propósito de encantos, meu caro amigo, ter lido o Curriculum do Professor Pedro Tavares - seu filho - também me encantou pela surpresa agradável que constituiu para mim. Os meus parabéns.

    ResponderExcluir
  20. O Laerte já aqui trouxe, que me recorde, a história da Ilha, detalhadamente. Agora recorda uma faceta interessante da interacção do mar e dos habitantes que são compelido a mudar rotinas pelos humores marítimos e do vento.
    Abraço.

    ResponderExcluir