Linguagem[+]

sábado, 7 de outubro de 2017

REFLEXÕES DA ALMA



      DEUS CHRONOS                                                                                    DEUS KAIRÓS



Para que serve o tempo em sua inexorabilidade
Mais fria que a lâmina do punhal assassino erguido
Sobre o peito de um cristão caído?
Será cravado sem piedade – assim como o tempo passa.

Para que serve o rubor e a beleza da rosa-rubra, que entregue às mãos da amada de olhos longos e atentos, ao aspirar o doce aroma, irá murchar, e sucumbirá?

Para que serve a estrela da manhã anunciando a aurora?
Ela é eterna, mas está no céu, e a nós é inatingível.

E a lua airosa, para que serve, se tal como a estrela não podemos tocá-la?

Será o céu uma ideia apenas, no campo das hipóteses?

Para que serve a fonte fresca, na qual se banham ninfas, se eu em vão, tenho-as procurado e nunca as encontro, bem como, nem sede sinto para a mitigar?

Para que servem as palavras dos profetas e sábios que dizem serem eternas?

Para que servem os beijos da minha bem-amada? Para que serve o vinho: o vinho que me faz esquecer que a vida não vale nada? 

Não valer nada?!... Duas negações formam uma afirmação - assim disse o mestre que eu abandonei. A vida vale tudo? Mas vale tudo o quê? 

O tempo?...

Para que serve o tempo? Ah, não o vejo, porém sinto ser ele, dois elementos:

O tempo de “Chronos” poderá passar ao largo, esse que às vezes nos oprime com seu peso, mas “kairós”, a intensidade do tempo que muitas vezes representa gozos, regozijo e sonho, é precioso.

De ambos faço a pedra angular sobre a qual ergo as colunas da edificação de meus sonhos, apontando aos céus, e mesmo que o tempo seja inexorável ao passar, devo nele embarcar, e na viagem, realizar meus sonhos.

E o rubor da rubra rosa, para que serve?
Será esplendoroso, ante o esplendor dos olhos longos e ternos da minha bem-amada, detidos por longuíssimo tempo, antes de ceder à sofreguidão minha pela espera de seus lábios mornos virem tocar-me a face. Ah, esse beijo ficará eterno na memória deste romântico e sonhador.

E a estrela da manhã?...

Devo deter meus olhos na doce aragem do frescor da atmosfera em brisa úmida, ao mirar a estrela acesa até que a alvorada a apague com os primeiros raios de sol a ofuscar meus olhos, forçando-me a olhar o horizonte oposto e avistar a vida despertando.

Ver a luz retirar as sombras da atmosfera, e decompondo-se a formar os matizes mais diversos, e os tons em amarelo ouro  que irão dourar-me a memória com esta manhã tão bela.

A estrela modelará meus sonhos para que em dias futuros, a doçura e a ternura da brisa daquela manhã já distante, sejam-me, no futuro, um presente do passado, no presente.

E as palavras de sábios, filósofos e profetas?

Servem para modular as minhas palavras e enaltecer a alma em sentimentos de gratidão.

Com o agigantamento da alma, tudo serve, tudo está perfeito e vale à pena enfrentar percalços para viver a grandiosidade da humana vida.





48 comentários:

  1. Tudo tem um propósito apesar de muitas vezes não sabermos qual.
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Debatemo-nos em ideias e ideais muitas vezes inatingíveis, mas é com esse revestimento físico que carregaremos nossa alma, ainda que por caminhos obscuros e repletos de obstáculos. Somos humanos! Exerçamos nossa humanidade!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. assim é, questionamos
    mas tudo tem a sua função neste mundo
    pertinente e interessante
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  4. Para que serve a vida, para que serve o que dela fazemos ou nos deixam fazer. Somos aquilo que somos, com intrigantes questões, que no fundo se resumem: De onde viemos? para onde vamos? Quem somos?. O Resto, bem o resto é VIDA. Vida que pulsa em cada um de nós, com a vontade última de sermos felizes.
    Um Abraço Grande Laerte.
    (apesar de nem sempre deixar um post, vou acompanhando o seu blog).

    ResponderExcluir
  5. Me ensalma la manera como afrontas los interrogantes sobre el amor, la belleza de las flores, como interrogantes sobre su valía frente a la vida, que parecieran no tener justeza de su existencia. Preguntas existenciales, que enriqueces en el uso de la anáfora, y que en el cierre contestas, que son esas cosas, de amar, encenderse ante la belleza de una rosa, las que justifican la vida. De hermoso sentimiento lírico, estos versos. UN abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  6. Questionamentos importantes e que edificam o nosso ser e ajudam a desenvolver nosso caráter e maneira de agir.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Ás vezes, apenas precisamos ter calma e paciência.
    Apenas por me chamar, por me dar um abraço quando me vê,
    sorrir pra mim, são coisas pequenas...
    Mas são as que realmente marcam..
    Desejo de todo meu coração
    uma abençoada abençoada
    Uma semana de vitorias
    Beijos no coração.
    Evanir..
    Obrigada pelo seu carinho.

    ResponderExcluir
  8. O tempo; Kayros ou Chronos, é um tempo que nos é dado para saborear as rosas rubras que nada mais são que beijos apaixonados. Para saborear as auroras com as suas cores a crescer nas manhãs de sonhos e desejos.
    Vale a pena sim, poeta, vale a pena não combatermos o tempo (ele será sempre nosso inimigo), vale a pena deixarmo-nos conduzir por ele e vivê-lo com toda a intensidade.

    Pensamentos que nos fazem olhar para nós, para a vida e para a imponderabilidade do resvalar do tempo.

    Boa semana amigo Laerte. Obrigada pela visita - sinta-se em casa.
    Beijinho de luar

    ResponderExcluir
  9. Um resumo da vida.
    Cheia de dúvidas e questões.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  10. As questões que a qualquer momento nos atormentam, aqui, num excelente texto...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei divagar por estas bem interessantes reflexões da alma.
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  12. Olá, Boa noite!
    Linda postagem, é sempre bom apreciar postagens interessantes e bem escritas como as suas amigo.

    Abraços, tenha uma noite sossegada com um repouso tranquilo e um amanhece de paz.

    ResponderExcluir
  13. Amigo poeta!
    Me lembrei daquela frase:
    Quando a gente encontra todas as respostas, a vida vem, e troca todas as peguntas.

    Lindo poema, e reflexão!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Laerte, um belo texto, começando tristemente sobre as indagações que queiramos ou não, um dia elas surgem. Para que serve... Essa repetição ficou linda, forte.
    E fui descendo a postagem e vendo que sutilmente as indagações foram se acalmando e surgindo não as respostas, mas a força do viver, uma alegria que pode confortar. A vida em si já é uma dádiva apesar de misteriosa. E as coisas são assim, muitas sem uma resposta aparente, mas basta um sentir diferente dentro do peito, um conforto, um acreditar que estamos vivos e felizes. Texto especial para uma boa reflexão.
    Grande abraço, amigo! Parabéns pela 'Reflexões da Alma'.

    ResponderExcluir
  15. Amigo Laerte, belíssima reflexão!
    É complicada a vida. Se calhar temos de vivê-la com a leveza de saber que se acaba!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. A criação em prol da criação. Por que questionarmos a criação do CRIADOR, se tudo foi criado para o nosso benefício? Belo e reflexivo texto amigo Laerte. Parabéns?

    Abraços,

    Furtado

    ResponderExcluir
  17. Aí está, Laerte, um tema para reflexão ("Reflexões da Alma"), pois a tua intenção é essa, já no campo da filosofia ("Para que serve o tempo em sua inexorabilidade), com a qual lidas muito bem. Nesta altura lembrei-me de um dos nomes mais conhecidos no Brasil, Olavo de Carvalho, paulista que se diz filósofo, e o é, efetivamente. Olavo diz que o curso de filosofia não torna nenhum bacharel em filósofo, não que o curso seja impedimento para tanto, mas o fato é que não torna nenhum bacharel em pensador. Com isso quero dizer que quem se dispõe a pensar, como tu fazes, estará bem-posto na área da Filosofia. (Eu tenho alguns textos filosóficos, de minha autoria, editados em alguns blogs, meus e de terceiros). Com isso quero dizer, também, que fiquei entusiasmado ao saber dessa inclinação para "pensar", do que, aliás, já tinha alguns indícios. Tudo o que escreveste li com a máxima atenção por ter achado muito interessante as abordagens para reflexão. E quem poderá dizer que a Filosofia não pode andar junta com a Poesia?
    Parabéns amigão.
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  18. Olá Laerte, uma beleza de criações de porquês, para nos levar a u mergulho na existência e de lá emergir com uma reflexão profunda à luz da verdade, da razão.Muito bom o tecer destas inquietações, que por vezes nos abraçam.
    Grato poe partilhar e nos levar pelos porões da existência humana em sua totalidade.
    Meu terno abraço amigo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. E nós, para que servimos?
    Qual é a finalidade da nossa efémera existência?
    Um excelente texto, gostei imenso.
    Bom fim de semana, caro Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Te agradezco tu sentimiento de alegría que has demostrado en mi última entrada, veo que eres un buen amigo bloguero por ese sentimiento que me has hecho tan feliz.
    Me gustaría visitarte como siempre lo he hecho, comentando tu entrada y contestando expresamente a tu comentario, pero mi larga enfermedad me ha dejado un poco incapacitada para el ordenador por los dolores articulares que me ha dejado
    Espero que mi forma de visitarte no te incomode y te agradezco de corazón tu cariño y la alegría que me has dado con tu visita.
    Besos, feliz fin semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá, querido amigo Silo!

    Faz mto bem refletir e colocar questões. E você, aqui o fez, e até parecia que os sentimentos, os elementos da natureza não serviam pra nada. Depois, chega-se à conclusão, que nada é por acaso e que tudo tem uma finalidade.

    Abraços com mta estima e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Caro Laerte,

    Que maravilha a filosofia com a profundidade das reflexões,
    a psicologia com a simbologia a refletir sentires na relação
    da interioridade com a realidade e arte da poesia a encantar
    com a expressividade mais sublime e original, o valor de
    "viver a grandiosidade da humana vida"!...
    Bravo!!
    Grata por este momento de leitura aqui, poeta.
    Voando nos espaços dos amigos para deixar votos
    de um feliz final de semana!
    Abraço.

    Ps:Em relação a sinceridade, aprecio imensamente e
    assim, eu sou também e igualmente a ti, sou sei
    ser deste jeito, sincera sempre.
    Seja sempre sincero, meu amigo!...

    ResponderExcluir
  23. Tantas perguntas que nos colocamos por vezes.
    Lidas reflexões.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  24. un grande testo complimenti, grazie per la visita e per il pensiero molto gradito, sarà un piacere seguirti, buona domenica

    ResponderExcluir
  25. Parabens!! Está muito inspirador e faz-nos realmente refletir sobre muitas das coisas que nos rodeiam!
    Chu,chu,
    Sara Meireles
    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  26. el alma a veces nos da Silo sOluciones que la mente no comprende pero le sirven de guis , graciad por compartirlas . mis saludos jr.

    ResponderExcluir
  27. Apreciei muito o texto e adorei a distinção entre Cronos e Kairos, que tantas vezes se afastam...

    Abraço com votos de boa semana

    ResponderExcluir
  28. Passando para desejar uma boa semana e deixar um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  29. Uma intensa e profunda reflexão, motivo para isso!
    Grato!
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar um bom fim de semana, caro Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Olá amigo, um belo e bem escrito texto com fortes questionamentos que induzem a reflexões importantes. Parabéns! Grata pela visita, seja sempre bem vindo ao meu cantinho. Abraços

    ResponderExcluir
  32. Bom dia amigo Poeta!
    Sábio é viver cada dia a seu tempo...e apreciar todas as coisas da criação, pois tudo tem sua função. Linda é a luz do sol, mas a chuva caindo traz o bem da terra. A rosa rubra nos apraz, mas ela murchará e tornar-se-á adubo para que outras rosas nasçam...e assim o mundo vai fluindo, e nós com ele. Abençoado quem aceita de bom grado o fluir da vida, pois será Rei de si mesmo.
    Agradecemos de coração a sua linda poesia, com que nos brindou em nosso blog!
    Que as musas continuem sendo suas confidentes, para que compartilhes conosco toda a sua criatividade.
    Abraços!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  33. Fico sempre rendida às suas palavras. Parabéns por este excelente trabalho. É sempre bom encontrar alguém que escreva poemas hoje em dia.
    Chu,Chu,
    Sara Meireles

    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  34. Hoje 20 de outubro, dia do poeta.
    Parabéns, querido poeta pelo seu dia.
    Tem homenagem no blog e selinho.

    Parabéns!
    Que seus dias seja lindo e que cada vez mais
    você nos encante com suas poesias

    ResponderExcluir
  35. "Com o agigantamento da alma, tudo serve, tudo está perfeito e vale à pena enfrentar percalços para viver a grandiosidade da humana vida."

    Excelente remate para um aprimorado texto poético e filosófico!
    Grata, amigo Laerte.
    Beijinho.


    ResponderExcluir
  36. Bem haja Laerte, por sua gentileza, por suas palavras. Grato pela generosa visita ao meu blogue.

    ResponderExcluir
  37. Otexto começa num tom angustiantemente pessimista, mas evolui de forma graciosa para uma mensagem plena de vida.
    Tudo vale a pena se a alma não é pequena, como disse Camões.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Boa noite!
    Vim agradecer sua amável visita ao blog da biblioteca na qual sou moderadora. É muito bom iniciar um trabalho na blogsfera e sentir que estamos agradando. Os elogios dos seguidores, o seu tem motivado a continuar. Obrigada de coração.
    Desculpe hoje está com uma visitinha rápida, depois de um longo dia de trabalho, faço isso com carinho para lhe agradecer e dizer, muito obrigada!
    Abraços da amiga Elza e da colega Lourdes que juntas tentamos acertar com as postagens.

    ResponderExcluir
  39. Só o poeta consegue aspirar a total importância das coisas aparentemente sem importância! Abç!

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, Silo
    confesso que fiquei preocupada no início da leitura, pois eram apenas palavras sem esperança, porque tudo estava perdido, e você as reforçava em cada verso, mas seguindo a leitura fui percebendo que a maneira de ver e sentir a vida, foi se transformando em esperança, luz, amor e sentimentos de gratidão.Momento de muita reflexão, obrigada, Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Passei de novo e não há novidades.
    Espero que esteja tudo bem com o meu amigo.
    Continuação de boa semana, caro Laerte.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  42. escrita Desajeitada morreu e aproveito agora para vir aqui dar o novo endereço. É só seguir o link.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  43. Nosso mundo, nossas dúvidas, nosso livre arbítrio para o entender com com toda a sua beleza e monstruosidade.

    A reflexão faz bem à alma,ajuda-nos a entender melhor o pensamento dos outros e o nosso e se no final aumentar o nosso apreço pela vida, então, é um privilégio.

    Um abraço para si,
    mz

    ResponderExcluir
  44. Sempre molto interessanti i tuoi post.
    Buona giornata

    ResponderExcluir
  45. Excelentes reflexões num texto de excelência literária.
    Bjo, meu amigo

    ResponderExcluir