Linguagem[+]

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

DIA DA PADROEIRA DO BRASIL

       Com o Brasil dividido entre esquerda e direita, branco e preto, rico e pobre, nós e eles, desanima a gente exarar alguma opinião de onde estamos e aonde iremos. Vê-se a floresta amazônica em chamas indecorosas sob o olhar cego da “turma do amor” que tanto criticava o “gabinete do ódio” do Governo anterior por uma queimada esporádica à agricultura.   

     É triste, constrangedor e perigoso dar a identificação política que se tenha, se ela divergir da identidade daquela dos “omi qui mandam”, visto que no cenário em que se vive, mesmo a palavra democracia vinda do grego com sentido categórico de significado, dada deterioração semântica, cada banda (sã ou podre), clã ou tribo tem a sua definição ajustada aos interesses afins e o que é democracia para um lado, não é para o outro. 

 Inclusive a santíssima Igreja Católica Apostólica Romana já a estão chamando de “Igreja caótica apostática romântica” dada pobreza franciscana. E sendo hoje o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, pouco se fala na romaria e festa que ocorre todos os anos no Santuário da Virgem em Aparecida do Norte, São Paulo, porque o Bispo de lá, tendo um viés que o cristão julga canhoto, aceitou ministrar a sagrada eucaristia com hóstia consagrada por ele, à figura do escalão do Governo, que dizem ser socialista ateia, semanas antes do dia da Padroeira. E em decorrência dessa e de outras posições da autoridade religiosa citada, a romaria deste ano iria ser pífia, bem diferente daquela do ano anterior com multidão imensa em que os Padres Salesianos rezavam o rosário, enquanto os sinos da capela ao lado deles foram acionados para tumultuar a sessão de orações dos diferentes em posicionamento ideológico que tem a autoridade referida.  

Porém, nem tudo está perdido, porque hoje, no Brasil, é Dia da Criança também. Então, é melhor a gente se despir da indumentária de responsabilidade adulta para envergar um traje da alma infantil e assim, na ingenuidade, dar um suspiro de criança, sorrir e rir às gargalhadas por tudo isso, sentindo que o mundo está muito doido e, que às vezes, ele não merece a nossa lucidez. Só a credulidade ingênua do infante que há em mim faz aceitar mentiras, para conviver sem desavenças, entre diferentes e suplantar a discórdia com a tolerância como se fosse covardia. E, então, poder coexistir na paz, porque no amor pregado por Jesus é dose para mamute e essa suposta toxidade tumultuaria nosso raciocínio lógico, capaz de nos fazer crer em falsas narrativas e expedientes em recorrências rasteiras dos diversos. Portanto, em plena lucidez que ainda cultivamos, vivamos a criança que habita nossas almas. E oremos pelas crianças intra-uterina (contra o aborto) e as demais submetidas à ideologização das diversidades sexuais, que eles nominam de gêneros como se houvesse mais que dois – a pinta e o pinto. 

VIVA O DIA DA CRIANÇA 
Laerte Tavares
 
Hoje é Dia da Criança e a nossa alma infantil /

Vive em nós com o perfil do adulto que alcança /

A velhice, mas a mansa alma é ainda adolescente /

E transmite à nossa mente aquela luz da alegria. /

Que sejamos neste dia a luz que nossa alma sente.  


27 comentários:

  1. Aqui no Brasil as coisas estão num ponto que tuuuuuudo é motivo para politizar.Incrível! Uma lástima!
    Que conservemos em nós um pouco daquela criança de tantos anos atrás, mas que acreditava, esperançava!

    Lindo fds! abração praiano,chica

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler o seu texto, embora ele me trouxesse uma grande tristeza. O mundo está mesmo muito doido, e não é só no Brasil, não! Mas cada qual sente mais o que mais perto está de si.
    Vivam as crianças e deixem-nas viver! E viva a criança que está em cada um de nós, pois assim nos amenizamos um pouco.
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. "... a criança que habita nossas almas. E oremos pelas crianças intra-uterina (contra o aborto) "...

    Boa tarde de paz, amigo Laerte!
    Um texto cheio de lucidez e verdades incontestáveis.
    O mundo hostil quer nos catequizar nos valores inversos, em todos os seguimentos da sociedade, vamos remando contra a maré.
    Que Nossa Senhora interceda pela nossa falta de tudo!
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  4. Mas o menos con esas divisiones andamos por todos lugares.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. De volta depois de um relaxante período de férias, passo para desejar uma boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Um texto pungente que não retrata uma evolução positiva da sociedade que refere.
    Julgo que há todo um sentido do coletivo que se esboroa e colapsa.
    Abraço solidário, Laerte.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo Laerte,
    Eu acredito que a maioria das pessoas aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo desejam um país com oportunidades para todos, com educação, moradia, emprego, saúde de qualidade, um país sem pessoas exploradas ou com trabalhos análogos a escravidão, a maioria deseja que as pessoas vivam bem, que tenham direito a diversão, a viajar, a ter dinheiro e comida na mesa. Quem for contrário a tudo isso não é digno de estar aqui na Terra, quem não se importa com o próximo, quem é egoísta, quem humilha as pessoas mais humildes, quem se acha o rei do mundo, quem apoia armas, bombas, mísseis, quem acha que bandido bom é bandido morto não merecem estar na sociedade. O mundo seria um lugar muito melhor se todos se dessem as mãos, se todos lutassem pelo bem-estar do povo, se todos tivessem caráter e consciência, o mundo seria bem melhor se existisse paz e amor de verdade.
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Um texto que faz pensar. Infelizmente por todo o lado as coisas não estão a correr bem tanto politicamente como socialmente. Já não falando o que se passa pelo mundo onde os conflitos são cada vez mais cruéis. Que ao menos as crianças sejam poupadas ao sofrimento.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. I'd like to wish you a successful week.

    Visit my most recent post at https://www.melodyjacob.com/2023/10/the-blessing-in-emergency.html to read it.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Laerte!
    Infelizmente, pelo mundo todo a política domina e há a esquerda e a direita. Há países mais tranquilos como os da Norte da Europa, mas mesmo assim têm seus incidentes de vez em quando.
    Viva Nossa Senhora Aparecida e as crianças na sua ingenuidade e bondade.
    Abraços e tenhamos esperança em dias melhores.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Laerte,
    O mundo está a atravessar uma crise demasiado grave que só aos poderosos serve (ou não?). As vítimas são sempre os desvalidos da sorte, os idosos, doentes e crianças.
    Vivam as crianças na sua inocência e que Nossa Senhora da Aparecida interceda por todos nós.
    Quero agradecer-lhe o lindo poema que deixou no meu blogue.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. A intolerância está mesmo presente em todas as esferas. Vamos conservar a esperança e torcer para que tudo mude algum dia. E para melhor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá Laerte,

    Esse poema do "Viva o dia da Criança" está muito querido 😊

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Laerte!

    Vim retribuir a sua simpática visita ao meu cantinho! Respondo sempre aos comentários lá.
    Feliz Novembro!

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  15. No Brasil como no resto do mundo, a política infelizmente, ou não, divide as pessoas e a sociedade em geral. É a democracia a funcionar. Se fosse uma ditadura, assim não acontecia.
    Política à parte, passei por aqui, para agradecer a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Prezado Laerte,
    Rezemos e esperemos que a Padroeira do Brasil seja respeitada da forma como deve ser respeitada.
    Na verdade, as crianças são mais honestas e inocentes e sem intenções políticas...
    Abraços,
    Mariette

    ResponderExcluir
  17. Um texto de grande intervenção a ser meditado com corpo e Alma. Corpo, ainda há vivos; da Alma é que dói até ao extremo eterno.
    Mas parece que o que aí se passa não é mais que a assunção de haver um Mundo diferente em cada lugar. Quem dera que os políticos fossem crianças! Talvez ainda viessem a ser homens de carácter.
    Vivam as crianças que ainda venham a aprender a serem Gente de Bem.
    Um grande Post de Intervenção que tem o meu aplauso.
    Parabéns, Laerte.

    O meu abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, o Mundo está virado do avesso, não há um momento de sossego, esquece-se os valores... e todos sofremos....
    Principalmente as crianças que vivem o terror....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  19. O mundo está muito preocupante, meu amigo. O seu texto caracteriza muito bem este "mundo às avessas". Beijo

    ResponderExcluir
  20. As divisões pelo mundo fora, andam cada vez mais, na ordem do dia, infelizmente, Laerte... mas a que nos passa mais angústia, é aquela que passa por guerra e paz... com a paz, ficando cada vez mais, em jeito de miragem como o rio Amazonas...
    Incêndios... andam incontroláveis, por toda a parte do mundo! Canadá... Austrália... Espanha... os incêndios duraram meses neste Verão... o dedo do Homem mudou o clima, com a industrialização, e desmatamentos, no último século e meio... infelizmente, é um mundo em desestruturação, o duro legado que deixaremos para as crianças de hoje... junto com a expectativa, de que resolvam um mundo... com quase tudo por resolver.
    Enfim! Que bom seria que todas as crianças do mundo, pudessem ser crianças... mas infelizmente, e pelas imagens que nos chegam diariamente dos noticiários, muitas serão as primeiras vitimas, de um mundo cada vez mais insano, em todas as vertentes!
    Esperemos que o bom senso um dia volte ao mundo... ou Cristo, para colocar alguma ordem nisto!...
    Entretanto, conservemos a alegria e a esperança primordial das crianças, em nós, para perspectivarmos um mundo, com mais soluções do que problemas...
    Que tenha passado este dia da melhor forma, Laerte! Peço desculpa pelo meu atraso em passar por aqui... mas a saúde da minha mãe, vai lentamente, tomando mais do meu tempo... para que continue tudo bem, com ela!...
    Um grande abraço! Feliz Novembro, com saúde e tranquilidade!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  21. No meu blog HUMOR EM TEXTO, destaco alguns sintomas sobre aquilo que os homens menos gostam de falar: O envelhecimento! Devo certamente ter esquecido muitos outros sintomas e conto com a sua colaboração para acrescentar no seu comentário. Desde já agradeço. Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  22. Todos os dias o são,
    Por anelo, das crianças.
    O futuro, elas são,
    A raíz das esperanças.


    Abraço
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  23. Olá, Laerte, pois é, amigo, a que ponto chegamos, heim? Nosso país , tempos bem mais longe, era calmo, lindo, as pessoas conversavam, debatiam, mas nunca como hoje! Tinham respeito. Depois foi virando uma pobreza, agressões, baixarias...que loucura tudo isso, Laerte! Tudo é motivo para discussões e as ideologias falam, falam, cada um a sua maneira.
    Sim, hoje é o Dia da Criança, também, e como era bom ser criança naquele nosso tempo! Haviam centenas de assuntos, mas havia respeito, hoje mal abrimos a boca o outro ataca com a ideologia contrária, quando o assunto é outro. Virou doença. Sociedade está doente e o mundo em guerra literalmente. Tudo o que queríamos! Cruzes...
    Gostei muito de te ler, amigo, uma bela crônica e a lindinha homenagem às crianças.
    Grande abraço daqui da tua segunda 'Terra', uma linda semana para vocês!

    ResponderExcluir
  24. Caro Laerte,o cenário político é vergonhoso. As pessoas ainda não usam do discernimento para lutar por uma vida voltada, verdadeiramente,para o coletivo.
    Na minha Penedo,as rádios se converteram em palanques e
    a briga é pelo domínio do território. Nunca foi pelo povo sofrido.
    Enquanto não tivermos o olhar e o modo de sentir de uma criança,será sempre assim o fazer política .
    Bom sábado!

    ResponderExcluir
  25. Querido amigo Laerte,
    Como vai você e família? Por aqui frio, dias pequenos e quase sem sol. É outono, sim. Por aí, o renascer da natureza.
    Já comentei esse post, mas é justo que lhe agradeça o comentário que deixou no blog da Ana Freire, a propósito do meu poema. Não tenho palavras suficientes para as de você, e muito obrigada é pouco. Grata por seu talento.
    Um beijinho com toda a cordialidade.

    ResponderExcluir