IMAGEM FONTE INTERNET
Profecia
O que viu Dom Bosco?
Para não dizerem que eu não faço nada, irei fazer a minha profecia: O QUE VIU DOM BOSCO. Eis:
Quando adolescente fui estudante em um colégio Salesiano, no regime de internato, e o tempo inteiro vivíamos sob a batuta dos padres dessa Congregação Salesiana instituída pelo italiano Dom Bosco. Além do latim e outras línguas, estudávamos as matérias científicas e as de conhecimentos gerais. Dado o tempo integral, nos recreios prevaleciam os esportes e os indivíduos, em grupinhos, contavam piadas e histórias de todos os matizes. Mas, a história que mais me marcou foi a do Pecado Mortal (apelido de um menino da turma, por ser o mais carola ou beato, porém forte e valente a impor respeito, possível requisito a ser escalado pelos padres para tocar o sino nos horários determinados às nossas obrigações diárias).
O Pecado Mortal, de olhos azuis incisivos e penetrantes, qual nome germânico não recordo, contava-nos que em um dos sonhos proféticos de Dom Bosco apareceu-lhe certo anjo representado em rapaz moderno muito elegante e educado que o conduziu, em sonho, por toda a América do Sul, entrando pelo Extremo Sul da Patagônia e subindo em direção à linha do Equador. Detiveram-se, porém, no Planalto Central do Brasil, quando lhe disse o moço – esta é a terra prometida como a Capital do Mundo para onde Deus mandará um Anjo Guerreiro, não sendo Miguel Arcanjo, o qual com sua espada consagrada baterá no chão e dele brotará mel para suprir as Nações da Terra que o solicitarem ao Brasil!
Coincidentemente, na época em que ouvimos tal história, estavam construindo Brasília em pleno Planalto Central do Brasil, hoje Capital Federal; e o menino narrador dizia-nos ter ouvido de nosso confessor, um padre alemão, velhinho, que na Segunda Guerra Mundial serviu como capelão no Exército nazista, que o lugar profetizado por Dom Bosco seria Brasília. Aquela história calou fundo na memória deste adolescente envelhecido, tanto, que nunca a esqueci. O tempo passou e a historinha da carochinha ou do Pecado Mortal ficou-me ridicularizada em lugar modesto do cérebro.
Agora, acendeu-me o sinal de alerta. Depois de lembrar que Deus é brasileiro, segundo à crença, e de um jogador de futebol confirmar que jogou na terra de Jesus, Belém (do Pará), li uma crônica que dizia ser o Brasil o país dos homens deslumbrantes. Aqueles que por seus encantamentos deslumbram o mundo. Isso, desde os indígenas componentes da formação do Exército Brasileiro, que por seus atos de bravuras pasmaram o mundo. Vem depois, José Bonifácio, estadista, poeta e conselheiro do Príncipe Regente no Brasil Império. Dom Pedro II, um intelectual de escol que deslumbrou os quatro cantos da Terra; Barão do Rio Branco, diplomata – indivíduo que negociou as demarcações de nossas fronteiras, amigavelmente, com os vizinhos, sem conflito algum; Rui Barbosa, o intelectual baiano que sustentou, em língua inglesa, na Corte Internacional de Haia, a tese da força da lei prevalecer sobre o direito da força, e venceu em favor do Brasil, com a tese da força da lei. Também, Osvaldo Aranha, ex-presidente da ONU – estadista maior que em assunto espinhoso prevaleceu o seu conceito de direito, mediando conflitos entre povos e criando o Território de Israel; o padre voador Bartolomeu de Gusmão e Alberto Santos Dumont, dois inventores extraordinários, cada um no seu tempo. Para pessoas da minha época exemplifico com os astros brasileiros: Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, meu inesquecível ídolo paranaense – o Anjo de Hamburgo, heroína que durante a Segunda Guerra Mundial conseguiu salvar diversos Judeus das garras nazistas e encaminhá-los para o Brasil, Pátria acolhedora; Tom Jobim, compondo músicas a deixar os estrangeiros com água na boca; Pelé que encantou o mundo do esporte; Fittipaldi e Ayrton Sena, dois ases do volante que deixaram o mundo de boca aberta. Grandes foram esses brasileiros que encantaram o mundo e que orgulham a Nação Brasileira por suas competências e altivez.
– E, o sonho, amigo?
– Ah, o sonho...
Comecei a pensar no maluco de relho em punho e erguido, imitando Cristo, a expulsar os vendilhões do templo. Não vou dar o nome do messias para não me comprometer, mas o sargentão, casca-grossa ou pelo duro, não teme o diabo tal a São Miguel Arcanjo que o derribou. Já imaginaram se o maluco vence o capeta e bota o feio de acne mandando em São Paulo? São Pedro há de olhar lá de cima e não crer. E se o feio fizer bonito e tomar o lugar do maluco nas próximas de 2026?... Irá jorrar mel em Brasília – venda de alimentos para o resto do mundo, visto que o país dos irmãos do norte, dado o atual presidente que tem, está crescendo como cola de cavalo; os de olhos fechados que começaram a abri-los agora, já comem da mão do Brasil... E, guerra nuclear, já era. Os homens estão chegando para abortar qualquer tentativa nesse sentido que desestabilize o nosso sistema solar, para não interferir no equilíbrio do sistema estelar deles. A minha profecia é que temos o maluco, do qual daqui a algum tempo, dirão ter sido ele o redentor que plantou para, em época futura, estar o Brasil a alimentar o Planeta Terra. E agora, pela alta demanda de alimentos no mundo, com a FAO solicitando que o Brasil produza-os mais; e com Elon Musk no seu foguete espacial na cauda do Brasil, quem sabe se o país decolará rumo ao desenvolvimento pleno. E, o maluco, será o redentor?
Duzentos anos de Independência - Hino
(presente enviado por meu dileto amigo Maestro Zezinho)
Li, gostei, mas não faço futurologia por isso fico-me por aqui.
ResponderExcluirabraço, saúde e bom domingo
Muito interessante de se ler!!
ResponderExcluir-
Recebam com carinho ...
Beijos, e um excelente Domingo.
Me gusto esta profecía que nos dejas y sin conocer la producción agrícola y ganadera de Brasil creo que por extensión y respetando la selva autentico pulmón del planeta podría ser una potencia alimentaria.
ResponderExcluirYo aunque no estudie en colegios salesianos ni religiosos en mis estudios medios tuve como patrón a San Juan Bosco que por entonces era patrón de los que estudiábamos formación profesional.
Saludos.
Deslumbrante crónica, que me confirma que o Brasil tem gente deslumbrante e bem humorada que eu admiro profundamente.
ResponderExcluirGostei de começo a fim!
Obrigada pela visita e meus desejos de uma boa semana.
Abraço
Muito interessante, gostei de ler e ficar a saber :)
ResponderExcluirQuem sabe. quem sabe !
Brisas doces **
Pois que corra o mel e, já agora também, leite. Leite e mel, para nutrir o mundo, que bem precisa!
ResponderExcluirAbraços, amigo! Tudo de bom!
Olá, meu caro amigo Laerte, como não gostar dessa crônica histórica, se com ela pude rever vários tópicos e personagens de nossa História? Os fatos aqui narrados, muito deles estão registrados na História, levaram-me de volta aos bancos escolares, em especial ao colégio D. Pedro II, de Blumenau, em especial nas aulas de História, tempo muito bom para ser recordado. Além da crônica, escrita num misto de leveza e sobriedade, ainda partilhas com um belo vídeo com um dos mais importantes Hinos.
ResponderExcluirParabéns pela crônica, poeta e cronista com por esse tema tão bem escrito sobre essa profecia.
Um grande abraço e uma boa semana, Laerte!
Excelente crónica.
ResponderExcluirNão acredito muito em profecias, mas se elas forem positivas, sempre nos dá mais algum alento ao olharmos para o futuro.
Beijinhos
Gostei de saber factos e pessoas importantes do Brasil :) Boa história serve para refletir, sem dúvida.
ResponderExcluirAbraços
Olá, Laerte, tenho de rir, amigo, eu faço muitas profecias! Virou mania, e há muitos anos, coisa esquisita, mas faz parte do espírito brasileiro, do humor brasileiro! Achei uma bela crônica, parte de nossa História aí está. Mas essa do Cristo expulsando... e o cara de gravata!!! rsssss muito criativa, e já pensei uma porção de coisas, no nosso Congresso e outras "piadas" mais.
ResponderExcluirMuito bom te ver navegar pelas crônicas.
Mas te digo que o vídeo me emocionou, achamos e falamos das coisas do nosso país, o lado escuro, mas quando ouvimos as nossas raízes se manifestarem, desandamos... Mas assim somos nós, pegamos pesado, mas também vivemos emoções!
Uma boa semana aí nessa ilha maravilhosa!
Beijos e abraços pra vocês!!!
corrijo: (desandamos) é "desabamos"... 😄
ExcluirQuerido, Laerte!
ResponderExcluirQue bela crônica, gostei do começo ao fim e que bom lembrar dos personagens importantes do nosso país.
Amei!
Agradeço a visita e belissimo comentário em minha página.
Aqui deixo meus desejos de boa semana.
Um forte abraço
Boa Tarde Laerte
ResponderExcluirUm crónica muito interessante de ler.
Gostei bastante !
Boa semana com muita saúde e harmonia.
Muito obrigada pela sua visita ao meu Maresias e comentário que muito me agradou.
Um Beijo
:)
Gosto das suas publicações. Pensar faz bem e rir também.
ResponderExcluirMuito grata pelo estimulo que deixou no meu blogue. Voltarei!
Abrço amigo..
profundo relato. Te mando un beso.
ResponderExcluirÀs vezes também acho que fazia falta Jesus Cristo voltar à Terra.
ResponderExcluirAbraço a de amizade.
Juvenal Nunes
Laerte, que crónica divertida, repleta de patriotismo e bom humor!
ResponderExcluirEssa religiosidade tacanha dos colégios do séc. passado, só quem a conheceu, consegue realmente avaliar.
Normalmente, quem ''da morte se liberta'', parafraseando Camões, é gente com talento; a pura ambição não molda nem heróis, nem vencedores...
Quanto a sonhos, um dos nossos poetas maiores, de formação científica, ensinou-nos que «o sonho comanda vida»...
Quem sabe?!
Também já sonhei tantas vezes com o sucesso económico do Brasil!
Uma delas, na altura que descobriram o petróleo...
Tendes, de facto, uma carência de líderes fortes e altruístas que se disponham a enfrentar o ''mundinho'' da política.
Gostei de o ler e saber que anda bem disposto.
Saúde e dias agradáveis, apesar do frio. Abraço cordial.
~~~~~~~~~~~~~
Já eu tenho uma visão mais desencantada. Temos aqui a mania de grandeza, esse orgulho de não sei o que. Dizemos que Deus é brasileiro, chamamos a terra brasilis de o gigante adormecido, pátria das chuteiras, só isso. Eu já acho que é uma grande pátria melhorada. Li e aprovei seu comentário. Obrigado meu amigo pela gentil visita.
ResponderExcluirOlá, querido amigo Laerte!
ResponderExcluirDesta vez é apenas para deixar um beijo de agradecimento pelo lindo comentário poético deixado no Pétalas. Voltarei.
Beijo, feliz fim-de-semana.
Olá Laerte!
ResponderExcluirQue venha a abundância, O Brasil tem toda capacidade de ser uma potencia mundial.
Desejo-lhe uma semana repleta de luz
Abraços loiva
Bom dia Laerte,
ResponderExcluirUma excelente narrativa que gostei imenso de ler e que oferece uma grande reflexão.
Obrigada e um ótimo fim se semana.
Ailime
Grande criatividade demonstrada no vídeo.
ResponderExcluirDe coração, desejo que o Brasil encontre seu caminho de progresso.
Meu amigo, abraço de bom fim de semana :)
Que o Brasil encontre o seu rumo! Um texto muito criativo, alegoria da sua visão sobre o presente. Beijo
ResponderExcluirQue a profecia a se realizar seja sempre a da justiça e vida digna para todos, amém...! Bonitos os seus textos, sempre nos trazendo informações de uma forma suave e lúdica. Feliz semana!
ResponderExcluirAh , mas gostei muito da narrativa , caro poeta. Personagens encantadores desde o Brasil nascente aos dias de hoje . Creio 100% nas profecias. E que o "maluco" possa não ser o "redentor" , mas o que teve a coragem é hombridade e patriotismo de quebrar paradigmas sombrios e escravizantes pra abrir caminho pra uma nova Era de paz, trabalho, liberdade e grande desenvolvimento. E não será com o apoio do petróleo, mas do AGRO .
ResponderExcluirParabéns poeta, adorei. Beijo patriota.
Olá. Vim retribuir a sua visita ao meu blog e aproveito para ficar já a seguir o seu. Gostei muito da sua escrita.
ResponderExcluirAbraço
Coisas de Feltro
Interesante relato sin ninguna duda. Son situaciones vividas por lo que veo y que te llevan de la mano a desarrollar todas esas conjeturas. Que tengas días de paz y bienestar, es todo lo que te deseo. Gracias por tus amables palabras dejadas en mi blog.
ResponderExcluirLs cronica me gusta pues tiene su humor y su fe y se nutre de eventos pasados, mítica y leyenda y hechos actuales. Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirque placer es para mi leerte
ResponderExcluirviu Don Bosco , esta entretenido , y plagado de emotivos matices que le hacen agil su lectura de la que se extrae un brillante ejemplo de la vida ...enhorabuena Silo Lirico , te mando mis afectos , luz y mucha paz para este fin de de semana , querido amigo .jr.
ResponderExcluirQue venha a abundância brasileira, com grandes produções cerealíferas... mas se o custo de tão grandes áreas cultivadas, fôr o derrube da Amazónia... o clima mudará... e talvez deixe de se conseguir plantar no longo prazo... se se tornar quente que nem Savana Africana, sem humidade... pois cereal não gera a mesma humidade de floresta amazónica. Estimo que alguém da presidência, tenha frequentado aulas de geografia... para ter noção, do que as opções no presente, podem acarretar no futuro do país, em termos climáticos... cujas alterações também por aí estão já ocorrendo... frio de enregelar em pleno Rio de Janeiro, que não lembra a ninguém... barragens não aguentando mais chuvas diluvianas... e fenómenos extremos que cada vez ocorrem sem avisar em qualquer ponto do globo...
ResponderExcluirO mundo já nos está apresentando a todos uma pesada factura do último século de actividade humana e respectiva inconsciência continuada... pelo que faço votos de que as presentes opções, não apressem tal processo, se não forem as mais acertadas, do ponto de vista climático... que mais desafios tenderá a proporcionar!
Adorei o seu notável texto, Laerte, que traçou uma incrível retrospectiva, de tanta gente de valor, nas mais diversas áreas!
Que a classe política do Brasil, redescubra gente de valor, para os cargos mais representativos... e cada vez de maior importância, perante os desafios que presente e futuro, irão colocar...
Maravilhoso esse hino, Laerte! Grata por mais uma notável publicação, que foi um gosto apreciar... e sobre ela reflectir!
Um grande abraço! Bom final de domingo e votos de um excelente mês de Junho!
Ana
Que comentário lógico e realista sob todos os aspectos geo-científicos, geodésicos e astronômicos. Felizmente o Brasil está em tratativas com a SpaceX para aquisição de satélite estacionado sobre a Amazônia Brasileira monitorando-a, bem como as fronteiras, permanente e plenamente, com imagens abertas ao mundo a que possamos fiscalizar juntos para que quando necessário for, as Forças Armadas Brasileiras abortarem ameaças internas ou externas. Gratidão, Ana. Abraço fraterno. Laerte.
ResponderExcluirEu comentei esta sua excelente crónica há dias, mas não vejo as palavras que na altura deixei. Terão ido para o spam do blogue ou não terão chegado a qualquer destino...
ResponderExcluirSó a História dirá quem foi bom ou mau para o Brasil. Julgamentos em cima do acontecimento tendem a ser feitos com o coração e não com a razão.
Tenho as minhas preferências, mas o futuro a Deus pertence. Para além disso, como não voto nem sou "opinion maker", apenas desejo que a próxima escolha seja a melhor para o povo brasileiro.
Boa semana, caro Laerte.
Abraço.
Infelizmente o mundo radicalizou à esquerda; a virtude está no meio e é o que se faz ausente na ideologização brasileira, amigo Jaime. A esquerda ganhou bastante terreno com sua doutrinação insistente com apoio, inclusive do clero da santa e amada Igreja Católica Romana existente em solo brasileiro e externos territórios. Mas como Deus é brasileiro e está acima do Papa argentino...
ExcluirOlá Laerte
ResponderExcluirAmei sua visita lá no meu blog
Amo dom Bosco e os salesianos
Abraço e boa semana...
Muchas gracias por tu visita tan amable y tu comentario.
ResponderExcluirHa sido muy agradable llegar hasta aquí y leer tu estupenda e interesante crónica.
El vídeo es fantástico.
Un placer visitarte.
Un abrazo.
De facto com diz o primeiro comentário não faço futurologia
ResponderExcluir☺️
Laerte, que crônica que me prendeu a atenção, amei ler e em complementação li o comentário de Ana Freire e sua resposta à ela me fez perceber como é bom poder ler, pensar, refletir e desejar que tudo possa melhorar, o Brasil é rico e abençoado, nesse sentido gosto de ouvir, ler e até crer que " Deus é brasileiro"!
ResponderExcluirSempre aprendo muito lendo aqui!
Abraços apertados e obrigada pelas gentis palavras em um dos meus espaços!
Caro Laerte
ResponderExcluirUma das suas mais belas Crónicas. Fiquei deslumbrada! E de certeza que faz parte desses filhos dilectos do Brasil. Texto escorreito, pleno de humor, de informação, ligando o passado ao presente com a nomeação de figuras que nos deram tantas alegrias
e que ficaram na História. No presente, já se sabe, há que desenvolver façanha tamanha, hercúlea, que permita afugentar esses vendilhões do tempo.
Continuação de boa semana, meu amiga.
Abraço
Olinda
Adorei ouvir o Hino.
ResponderExcluirO acompanhamento com ritmos do dia-a-dia.
Lindo!
Abraço
Muito interessante a sua crônica, Laerte.
ResponderExcluirGostei imensamente da sua gentil visitinha e participação na brincadeira.
Seja, sempre, muito bem vindo!
Um carinhoso abraço
Verena.
Boa tarde, Laerte
ResponderExcluirÉ, quem sabe? Todas as nações do mundo transportam consigo um potencial enorme, que devido a circunstâncias várias, tarda em se cumprir. Mas pode ser que o Brasil cumpra o seu ideal. Até Portugal, como cantava o poeta😀
Belo texto! Parabéns, e beijinhos:)
Bom dia de paz, Laerte!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, agradeço a gentileza das suas visitas enriquecendo meus posts com suas poéticas palavras de atenção.
Meu pai estudou com os Salesianos. Gosto deles.
Não vou tornar a repetir palavras dos amigos acima que já expuseram muito bem as questões nacionais nossas.
Inclusive os que são de outros países vêem mais claramente soluções viáveis do que muito dos nossos.
Quanto ao Hino, adorava cantá-los, saboreando a letra, não me esqueço até hoje de todos.
Em homenagens cívicas, me emociono muito ainda. Creio que o patriotismo de antes não está mais sendo incutido nos meninos contemporâneos.
Uma lástima!
Salve a pátria amada hoje e sempre!
Que Deus nos livre dos" vendilhões"!
Abraços fraternos
Meu caro Laerte,
ResponderExcluirSendo Mestre em Filosofia, dou a mão à palmatória, no que tange sermos nós filósofos fãs de fazer uma boa profecia. 😄😄😄
Já, como jornalista, digo que tua crônica histórica, hierática e com requintes de diplomacia, está envolta na realidade de quem estudou em um colégio de ensino religioso, pois, também estudei em uma tradicional escola de ensino religioso (em tempo integral) e nunca foi moleza “entender se o redentor maluco venceria o capeta”.
Uma boa continuidade de semana e um abraço rotário.
Passei para ver as novidades.
ResponderExcluirAproveito para lhe desejar a continuação de uma boa semana, caro Laerte.
Um abraço.
Olá, Laerte
ResponderExcluirGostei imenso de ler esta sua crónica, com a qual aumentei bastante os meus conhecimentos. Na verdade ignorava bastantes coisas que aqui estão explicadas. Obrigada por isso.
Também eu estudei num colégio de freiras, espanholas, e lembro-me bem da religiosidade que nos era imposta de manhã até à noite.
Apesar de tudo... eram bons tempos :)
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Gostei do texto. Haja alguém de pêlo na venta que ponha rumo na coisa, quero dizer, no mundo. Isto anda pelas ruas da amargura por todo o lado.
ResponderExcluirBeijinhos e tudo de muito bom!
Boa noite, Laerte!
ResponderExcluirUma crônica que nos acolhe em história, memória e esperança para além das "raposinhas" na caminhada com mais ou menos obstáculos.
Agradeço pela visita e comentário em meu Blog. És muito bem vindo.
Abraço.
Renata
Boa tarde meu querido amigo. Parabéns pelo seu excelente trabalho e texto. Aproveito para desejar um bom início de semana.
ResponderExcluirPassei por aqui de novo, mas não há novas "profecias"...
ResponderExcluirAproveito para lhe desejar uma boa semana, caro Laerte.
Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito de ler o texto. O HINO é, sem dúvida, lindo de ouvir.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Uma maravilhosa publicação!
ResponderExcluirSalve, amigo! Eu também estudei Língua Latina e cantei hinos... Muito bom seu texto, como sempre. Abraços e ótimo fim de semana.
ResponderExcluirUma publicação deliciosa de se ler!
ResponderExcluirDe lembranças de uma vida!
Continuação de uma noite abençoada!
Beijinhos!
🌷🌷🌷Megy Maia
Crônica fantástica!
ResponderExcluirAbraços!
Está tudo bem, Laerte?
ResponderExcluirEntão, quando teremos a graça da sua pena?!
Talvez aprecie a minha presente publicação...
Que o inverno lhe seja leve e aconchegante. Um abraço amigo.
~~~~~
Gostei muito de ler as palavras e o Hino é lindo.
ResponderExcluirLá se diz que recordar é viver.
Haja esperança e vamos ver o que o mundo tem para nós.
Brisas doces **
Querido Laerte, vim a este post e não ao primeiro, porque considero-me luso-brasileira e amo esse país que me deu tantas alegrias e onde fui tão feliz. Adorei a crónica, onde, com algum humor nos vais contando um pouco da história do Brasil Também eu estudei em colégio de freiras e, por incrivel que pareça, gostei muito e lá fiz grandes Amizades. Não sei se Deus é Brasileiro, mas acho que Ele anda um pouco distraido, não só em relação ao Brasil, mas também em relação ao mundo em geral; Ele precisava de mandar, com urgência, o Seu Filho, de novo à terra, pois os vendilhões do templo estão cada vez piores e aumentam todos os dias: cometem crimes horrendos, barbaridades nunca vistas e não há quem os consiga parar. Tenho a impressão de que se Jesus decidisse descer a este mundo, não pousaria o pé no solo...assustado, voltaria a subir antes que um missel o atingisse. É que agora não é com paus, pedras ou baionetas, agora a sofisticação é tremenda e não sei se Jesus está a par de tamanha evolução. Amigo, adorei o teu texto que também me fez rir. MUito obrigada e continua assim...bem disposto, pois é a melhor maneira de enfrentar os problemas. Beijinhos e saúde!
ResponderExcluirEmilia 👏 🙏 🇧🇷 🇵🇹
Hoy estoy muy feliz de compartir con cualquier persona aquí que tenga una enfermedad o se sienta mal, no debe darse por vencido porque hay una esperanza para las personas con herpes, vih/sida, diabetes, hepatitis A, B, C, cáncer u otras enfermedades. sufría de herpes y cáncer de colon hasta que conocí al Dr. Itua en línea, alguien estaba dando testimonio sobre él sobre cómo la curó de cáncer de mama y lupus, luego me comuniqué con el Dr. Itua por correo electrónico: drituaherbalcenter@gmail.com para hablar con él antes de ordenar de su Tienda de hierbas en https://drituaherbalcenter.com/shop/ El Dr. Itua prepara los medicamentos a base de hierbas y luego me los envía aquí en Ecuador, donde recibo el producto a base de hierbas a través del servicio UPS Couriere y el Dr. Itua me instruye sobre cómo tomar los medicamentos a base de hierbas durante 30 días para curar y tomé las hierbas medicinales y estoy curado hoy. Estoy muy agradecida por lo que el Dr. Itua ha hecho por mí y el gran trabajo a base de hierbas que me brindó durante mi tiempo de prueba del herpes obstinado y el cáncer de colon, pero hoy estoy bien y saludable.
ResponderExcluirMuchas gracias Dr. Itua.