Linguagem[+]

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

LEMBRANÇAS DOS POMBEIROS

                  Obra de Angel San Martim                           Varina portuguesa 

                         Pombeiro da antiga Desterro (Florianópolis) - fonte: Portal Floria Centro

(...)
Depois de seco e empilhado
O pescado ia ao consumo
Com porções, a cada rumo,
Dependendo do mercado.
Vendido no atacado,
Também aos comerciantes
Que cotavam o preço antes
De obter mercadoria.
E, no final, ele se ia
Por pombeiros – ambulantes.

Trecho do livro: Ilha de Idílios


    Conhece-se o pombeiro como uma figura folclórica dos Açores e do litoral de Santa Catarina. Sujeito ambulante que comercializava de tudo: peru, pomba, galinha, fruta, hortaliça, e no nosso litoral, principalmente, peixes dos mais diversos. Existiam também as varinas, em Portugal, mulheres que transportavam o produto em canastras ou cestos rasos sobre a cabeça protegida por um arco de tecido improvisado com um lenço enrolado. Aqui, o pombeiro percorria as ruas carregando aos ombros um cambão, vara que sustentava, em cada extremidade, uma balaia pendurada por cordoalhas. Os cestos eram cheios com porções iguais no peso, para dar equilíbrio à carga, facilitando a locomoção do vendedor no anúncio e nas vendas dos seus produtos, às portas. Havia alguns pombeiros que possuíam burros de cargas, e nos cestos ou serões dispostos nas laterais da cavalgadura, transportavam a mercadoria. Pelas ruas anunciavam, em voz alta, a natureza do que vendiam. Sabe-se até que um deles, meio atrevido, certa vez se deu mal ao anunciar: "ovo e uva boa", frente à casa de uma recente viúva.
    Na verdade, ainda hoje há um pombeiro que passa pela minha rua vendendo camarão, transportado em baldes plásticos. Sou do tempo em que camarões eram comercializados pelos próprios tarrafeadores que saiam às ruas com os samburás cheios e os vendiam por cambulhões, porções resultantes das coletas possíveis desses crustáceos pegos, aleatoriamente, pelas barbas. E, ainda gratificavam o comprador com uma inhapa – que seria uma porção a mais do produto – como um agrado ao freguês.
    Mais tarde, para quantificar o produto, começaram a medi-lo pelo volume de uma latinha de azeite destapada, que afirmavam pesar um quilo. Caso o freguês dissesse que o camarão era graúdo só na parte de cima do samburá e miúdo por baixo, o vendedor fazia uma demonstração engenhosa para ludibriar o desavisado. Levava a mão espalmada até o fundo do cesto, mantendo cuidado de prender na forqueta do polegar e do indicador, um camarão graúdo de cima e, ziguezagueando com movimentos para baixo, a desviar de esporões, trazia-o facilmente para cima. Finalmente, dizia: Táx vendo teimoso, como eu não minto!...

22 comentários:

  1. O saber não ocupa lugar.
    Gostei do que aprendi por aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia poeta! Aqui na região nordeste essa prática até hoje é muito usada, principalmente em pernambuco.
    Desejo um dia azul!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Acho que faz muito bem, Sr. Laerte.
    Por vezes, não temos tempo para procurar coisas novas e nestes blogues encontramos sem muito trabalho.
    Segui de volta. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa figura, o pombeiro. Mas manhas de vendedor sim.
    Um abraço e obrigada por este texto tão interessante.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este termo pombeiro e é sempre bom aprender um pouco mais.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  6. Um post bem didático, não conhecia o termo pombeiro.
    Obrigado pela partilha
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Laerte a tua crônica, Saudades dos Pondeiros, vem resgatar uma forma de comércio com a qual as pessoas que moravam no litoral catarinense a ela se habituara e dela não prescindia. Os espertos trabalhadores pondeiros levaram até as portas das casas o essencial para um bom almoço ou jantar. A presença deles nas ruas, dava mais vida às pequenas cidades.
    Um pouco de lembrança, Laerte, dos tempos mais calmos é sempre lenimento para nós, que vivemos dias violentos. Parabéns pela excelente crônica.
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Laerte não conhecia! Já vou daqui mais rica hoje! Ainda por cima com origem nos açores, terra da minha família materna.
    Nem a propósito de pesca deixo-lhe aqui o link do molho béchamel para que o Laerte e a sua esposa possam fazer o bacalhau com natas: http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2014/08/molho-bechamel.html
    Espero que gostem!
    Um excelente fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laerte! É um pais continental esse nosso, não sabia dos pombeiros, e teu Estado é vizinho do meu. Mas uma coisa todos conhecemos, é geral: a malandragem do brasileiro, rss... Os grandes e lindos camarões em cima! E o homem catava um lindo lá do fundo. São histórias até divertidas que apesar de sabermos, achamos divertido.
    Por aqui oferecem comidinhas prontas, pastéis, bolinhos, sanduíches, caipirinha, cervejas, sorvetes, etc. E as roupas do nordeste que fazem a alegria de muitos. Gostei da obra de Angel San Martim.
    Um abraço daqui dos pampas, amigo!

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, que bom ler esta postagem um tanto quanto saudosista e de informações de costumes desta terra tão vasta. Por ser mineiro convivi bem com estes mercadores que por lá chamavam de mascates, ora usando suas mulas com balaios, ora com balaios à cabeça e também os samburas em varas. Por lá as verduras, frutas de época e algumas caças eram comercializadas. O famoso queijo de Minas eram vendidos por estes enrolados em folhas da bananeira. Ainda hoje por várias cidadezinhas de Minas ainda temos a presença deles, como escoadores da produção na roça.
    Gostei amigo.
    Um bom feriadão para folia ou para um bom descanso.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Laerte, fico sempre fascinada e muito mais rica culturalmente com as suas crónicas.
    Todos os países e regiões têm ou tiveram costumes que lhes dão a sua singularidade.
    Um beijinho grato

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita em modo retribuição e aproveito para aprender. Não conhecia. Por aqui, no meu rural, havia o amola-tesouras, o pesquito e o leiteiro. Outras havia tb mas mais comuns. O boieiro tb era conhecido e característico do Funchal. Atenciosamente da existem borracheiros.

    Os blogues servem mesmo para isto: uma troca de cultura entre os pares.
    Kis :=}

    ResponderExcluir
  13. Já não temos vendedores ambulantes, nem nas ilhas, nem no continente... Temos comércio de chineses em lojas e de ciganos em locais próprios, são obrigados a ter licença camarária e a pagar o espaço...
    Os últimos vendedores ambulantes carismáticos que recordo da minha juventude foram as varinas de Lisboa, os pregões matinais e os ardinas crianças que vendiam os jornais.
    Os pregões matinais, vendiam de tudo e não deixavam ninguém perguiçar um pouco na cama... Aquilo é que era apregoar em alto e bom som!
    As varinas pregoavam «ÓÓÓÓÓ vivinha da coooosta! Está a saltar, está vivinha, vizinha!»
    Os ardinas berravam «OOOOOlha o Coméééércio, notícias frescas!»
    Gostei de saber dos costumes que ainda vão vigorando pelo Brasil...
    Tudo passa... tudo passa...
    Uma excelente semana, Laerte.
    Abraço cordial.
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  14. Antes de mais obrigado pela visita ao "Figueira Minha" e um obrigado também por me trazer até ao seu "Silo Lírico"!
    E o mais engraçado é que estive nos Açores de férias o ano passado e por causa das vacas mais felizes do planeta, não ouvi falar nos Pombeiros!
    Deixo o meu abraço, esperando que dê continuidade às suas visitas.

    ResponderExcluir
  15. Foi muito interessante ler a sua crónica. Reconheço a minha ignorância, pois nunca tinha ouvido o termo "Pombeiro".Por isso, saio daqui mais rica :)

    Um abraço, Silo

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a figura do "Pombeiro". Chamava-lhe vendedor ambulante. Gostei de o ler porque aprendi algo aqui...
    Uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Um post muito interessante pela evocação de velhos tempos, que nos deixam sempre saudade.
    (obrigada pela visita ao Quarteto e pelas opiniões! a obra é uma paixão de sempre!)

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o termo pombeiro. Por cá também ainda há vendedores ambulantes que passam com pão, peixe ou fruta. Até congelados. Mas usam furgonetas. Na minha infância os vendedores de peixe passavam de motorizada.

    ResponderExcluir
  19. Querido Laerte.

    Passando para agradecer o teu carinho em versos...
    Te respondi lá. Desculpe-me pela a demora. . Muito obrigada mesmo!

    Muito enriquecedor ler-te, meu caro. Levando o teu link para em breve voltar.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  20. Confesso que não conhecia o termo pombeiro.

    r: Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pelo seu comentário. Seja muito bem vindo ao meu blogue.
    Fico também como sua seguidora.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus prezadíssimos amigos( e amigas - espero que se subentenda), agradeço penhoradamente todas as manifestações nos comentários seus à postagem presente que fiz, visto ter aprendido muitíssimo e tido a grata atenção de tantos com tanto carinho. Gostaria de responder a todos e a cada um, mas com dificuldade para tanto, respondo a todos. Esperando o pronto entendimento, felicito-vos e os agradeço, com meu abraço cordial. Laerte.

      Excluir